15 Comentários

Afinal, o que é um curso PDC?

O que é um PDC?

Por que ele tem este nome?

Tem tipos diferentes de PDC?

Bom, decidimos fazer esta postagem pois muitas pessoas nos tem procurado com estas dúvidas e umas tantas outras…

O PDC ou Permaculture Design Course foi um curso imaginado e montado por Bill Mollison para formar um permacultor. Neste curso, Mollison incluiu todos os conteúdos propostos, básicos para se começar a fazer a permacultura.  Assim, depois de fazer um PDC a pessoa passa a ser chamada de permacultor e, segundo a proposta recebeu as ferramentas para suas ações como um designer em permacultura.

Mollison elenca os conteúdos mínimos e uma carga horária mínima de 72h,  além da obrigatoriedade de se elaborar o design como atividade final. Também estipula a obrigatoriedade de 100% de presença para que se receba o certificado. A publicação que balisa o PDC é chamada Syllabus e foi publicada em 1985.

Muitas polêmicas aparecem quando se fala sobre o PDC, até mesmo David Holmgren comentou que inicialmente questionou o curso, mas mudou de opinião, hoje  reconhece que o PDC faz todo o sentido e que ajudou a disseminar a permacultura pelo mundo. Com metodologias distintas, dependendo do facilitador, este curso tem uma carga intensa de conteúdos, com muitas aulas teóricas, numa jornada puxada- afinal, são 9 dias! Em alguns lugares e contextos, se prefere fazer em 2 semanas, de 5 e 5 dias, com agricultores, em geral, se divide em 3 blocos, já que um agricultor ausentar-se da propriedade 9 dias é impossível. Hoje já se propõe uma ampliação desta carga horária.

Nós, permacultores de Yvy Porã, assim como outros colegas da Rede Permear, seguimos a proposta original e nos guiamos pelo Syllabus de Bill Mollison. Estes conteúdos são constextualizados, ressignificados e constantemente rediscutido nos cursos e encontros entre permacultores seja da rede, seja em Yvy Porã. Ou seja, concordamos em que distintas metodologias possam e devam ser aplicadas, porém os conteúdos devem ser respeitados e preservados.

No repensar constante que faz parte da função de educador, trazemos para o PDC metodologias e questões de didática, dialogando com educadores como Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández e outros. Assim, cada PDC leva em conta o contexto , o grupo e como possibilitar a estes sujeitos uma maior apropriação destas ferramentas. Desde 2011 estamos desenvolvendo e aplicando a metodologia de projetos de trabalho nos nossos cursos, o que traz o construtivismo para as aulas. Com isto ampliamos a carga horária, para 82 horas.

Pesquise, converse com quem já vivenciou um curso neste ou naquele lugar, pois existem muitos lugares com menos rigor, e outros que misturam espiritualidades distintas, etc. Muitos bons cursos não tem a coisa de um marketing, apenas o boca à boca! Reforçamos a permacultura não propõe religiões. Em 2013 o PRI,-Permaculture Resouch Institute lançou uma plataforma de auto-regulação para permacultores e simpatizantes. Insistimos que as pessoas se cadastrem e ali procurem conhecer mais dos permacultores atuantes. Se todos se manifestarem, a democracia é maior!

Uma dica para quem quiser fazer o Curso de Design em Permacultura é conversar com quem já fez o PDC, também buscar nos sites sobre o trabalho das pessoas que ministram estes cursos, a fim de que ele seja uma coisa boa.

Embora o curso siga basicamente o índice do livro de Bill Mollison, achamos por bem publicar aqui o índice do Syllabus que é a estrutura básica de um PDC.

Parte 1 – Design em Permacultuta

  • Introdução
  • Princípio dos sistemas naturais
  • Metodologias de design
  • Padrão no Design
  • Perfil Clássico da Paisagem
  • Solos
  • Design para Catástrofes
  • Prédios e estruturas
  • Tecnologia de conservação de energia apropriadas
  • Florestas e árvores
  • A Água na Paisagem
  • A Ecologia Cultivada
  • Aquacultura e Maricultura
  • Disposição das sobras e reciclagem
  • Gerenciamento da Vida Selvagem
  • Sementes e estufas

Parte 2 – As estruturas invisíveis do Assentamento

  • Reciclagem na Comunidade
  • Economia Informal / Formal
  • Acesso à terra e Sistemas Urbanos
  • Formas Legais
  • Desenvolvimentos da Vila
  • Comércio
  • Como os “trainees” em Permacultura Operam
Anúncios

15 comentários em “Afinal, o que é um curso PDC?

  1. quero saber mais sobre este curso e localização. gostaria muito de contribuir.

  2. Eu entendo que um curso como esse vai organizar e “amarrar” todas as informações “pescadas” na internet ou lidas em livros. A internet é uma ferramenta importantíssima de disseminação dos conhecimentos teóricos da permacultura, tornando mais fácil o acesso para todos, mas a prática é imprescindível para dar estrutura e tirar as dúvidas que só surgem mesmo quando se “coloca a mão na massa”…

    • Rosana, sem dúvida o PDC possibilita que muitassínteses se façam, desde a leitura e a bagagem que cada um traz, os diálogos e o grupo.
      Por isso fizemos esta postagem, para que as pessoas saibam o que deve ter um PDC…
      Este curso não é uma coisa de uma ou outra pessoa juntando boas intenções e boas informações, mas sim um curriculo organizado e seguido pelos permacultores em todo o mundo.

  3. […] de se estar, todo este tempo, vivendo numa estação de permacultura. Para quem se interessa sobre o que é um PDC, temos uma postagem sobre o assunto que merece ser […]

  4. […] aqui uma descrição do curso feita pelos instrutores! O ritmo e programa exatos será divulgado em […]

  5. […] a cada PDC ampliando a proposta de uma formação ampla e rigorosa, com uma grande bagagem teórica, algumas práticas para ilustrar e emponderar as pessoas a fazer […]

  6. Será que teriam outra data no ano que vem? É só na êpoca de frio? Quero muito conhecer vocês e participar dos curso.Grande abraço.
    Nane

    • Nane o PDC é na semana santa, pois tem um feriadão, o que possibilita a vinda de pessoas de outras cidades… E Páscoa é em abril, o frio ainda não chegou! É um fim de verão ou início do outono!

  7. gostaria de participar desse curso com faço para obter mais informaçães sobre o preço.

    • Iran
      Olá! o PDC da semana santa, aqui em Yvy Porã já está lotado… Aqui em Yvy damos apenas um PDC por ano, e com poucas pessoas, ele lota muito rápido… No entanto damos cursos PDC em outros lugares- veja na nossa agenda de cursos. Em 2014 temos ainda um PDC em Camboriu agora em junho, e outros em Piracaia (SP) no final de julho. Veja na agenda os contatos de cada um destes cursos- eles lhe darão as informações sobre preço, alojamentos, etc.

  8. […] uma vez tivemos um maravilhoso PDC aqui na casa da montanha! O grupo, de 15 pessoas, conviveu e viveu a permacultura nos 9 dias de […]

  9. Olá,
    Tenho interesse em me inscrever. Gostaria de obter informações sobre localização de vcs? E outras informações pertinentes a inscrição. Grata
    Andrea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: