1 comentário

Localização relativa e orientação solar

Nesta página discutiremos a localização da Casa da montanha, sua orientação solar que dá origem aos setores de uma construção.

A Permacultura é uma perspectiva holística, que observa, espera, e relaciona os elementos de um local buscando uma proposta sustentável na construção de ambientes humanos.

Assim, toda a ocupação de um espaço começa por estas ações:

  • estar no local e observar
  • esperar os tempos e observar os ciclos
  • respeitar a natureza
  • finalmente ir realizando pequenas ações que vão potencializar o que a natureza oferece neste local…

Depois disto cada permacultor desenvolve o DESIGN, que não é desenho, não é apenas um projeto, pois ele busca relações e é dinâmico nos tempos… Não é um projeto estático, mas um projeto dialético, que vai se modificando no tempo com os feedback das ações propostas… Por isso até hoje não se traduziu esta palavra!

O design da Casa da Montanha foi sendo feito nestes 4 anos de Yvy Porã, vivenciamos as estações, as mudanças do clima, e devagar fomos fazendo o design da nossa moradia, que inclui a Zona Zero ( a casa), Zona 1 (o entorno da casa, canteiros de alimentos, etc), Zona 2 (o pomar e pequenos animais), Zona 3 (cultivos anuais e animais maiores se houvessem), Zona 4 ( Manejo da mata) e Zona 5( área de preservação permanente).

No nosso design ainda temos uma oficina perto da casa e o plano para as galinhas é criá-las mais soltas “treinadas” para virem para uma árvore ao lado da casa ao anoitecer… É uma experiência que faremos quando ali estivermos morando…

No nosso caso, a escolha do local para a Zona 0 e 1, determinou as Zonas 2, 3 , Mas as zonas 4 e 5 já estavam plenas, enormes, instaladas. Assim pudemos começar o plantio das frutíferas da Zona 2 muito antes de começar a casa ( o que significa um ganho de 3 anos em algumas mudas…) e as zonas 4 e 5 já são florestas constituídas- um grande privilégio nosso.

Yvy Porã, que é um projeto coletivo, que tem um design feito por todos nós, integrantes do projeto e que apenas aponta as áreas das zonas de moradia para cada permacultor. O desenho acima mostra apenas o design da área da Casa da montanha, uma fração da grande área que é Yvy Porã… Assim, a ilustração mostra o que pensamos para nosso espaço.

Anúncios

Um comentário em “Localização relativa e orientação solar

  1. […] Sabendo disso, temos como exemplo um desenho do design da estação de permacultura que fica em São Pedro de Alcantra/SC, chamada de Yvy Porã […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: