78 Comentários

Agenda de cursos

Este blog não vende nada, não cobramos visitas, etc.  Por isso mesmo acreditamos em CAPACITAR as pessoas a tornarem-se agentes e autores das mudanças para suas vidas. A filosofia que nos embasa é a PERMACULTURA, uma visão sistêmica que engloba ferramentas que vão desde a produção de alimentos, construções naturais, tratamento de efluentes, uso de energias limpas… Assim propomos a cada ano cursos que possibilitem que as pessoas sigam neste caminhar.

Um curso que de certa forma instrumentaliza as pessoas a começarem a pensar e agir assim, na nossa concepção é  chamado PDC- Curso de Design em Permacultura. Ministramos este curso há anos,  e até 2015, íamos onde havia demanda, onde um grupo se organizava, entrava em contato conosco e íamos até lá… A partir do segundo semestre de 2015, passamos a ministrar cursos exclusivamente em Yvy Porã, e apenas um  por ano.

Na foto abaixo, Jorge e Suzana na sua casa em 2007, em companhia de David Holmgren.

 

Na estação de Yvy Porã, o Curso de Design em Permacultura- PDC acontece apenas uma vez por ano, no primeiro semestre ( ou na Semana Santa ou no feriado de 1º de maio), para uma turma de 15 pessoas.  A divulgação deste PDC começa com a publicação nesta página.

AGENDA DE CURSOS 2017- (em 25 de fevereiro- TODAS AS VAGAS PREENCHIDAS!)

yvyfolderp

8 a 16 de abril- Semana Santa

Curso de Design em Permacultura da Casa da Montanha de Yvy Porã.

 O PDC é um curso de imersão com carga horária mínima de 72h e grade curricular padrão no mundo todo. Ele mescla teoria e prática, dando um embasamento fundamental na formação de um permacultor. Este curso foi estruturado por Bill Mollison e traz as ferramentas básicas da permacultura segundo Mollison e David Holmgren.

Um curso PDC é certificado pelo permacultor que ministra o mesmo, neste caso, quem assina o certificado é Jorge Timmermann e Suzana Maringoni, permacultores fundadores da Rede Permear e da estação de permacultura de Yvy Porã.

78 comentários em “Agenda de cursos

  1. Olá,

    Sou do Rio de janeiro e tem tempos que me encantei com a permacultura.
    Conheço o IPEMA, ao sul de Ubatuba e já fiz um curso lá e continuo em contato com os permacultores.
    Gostaria de fazer o Curso de Design em Permacultura, inclusive sou formada em design. Teria algum lugar mais perto do Rio de Janeiro? Alguma indicação de vocês.

    Obrigada,
    Sanny Purwin

    • Olá, Sanny
      Ai no Rio conhecemos os permacultores Angelo RAyol, lá de Lumiar, Daniel Malaguti do RJ e mais uma moçada que formamos num PDc que demos ai há uns dois anos…
      Tanto o Daniel, quanto o Angelo andam agitando a permacultura por ai, mas no momentios não sei de nenhum PDc que irá acontecer por ai…
      Um abarço
      Suzana

  2. Ótimo Suzana,

    Gostei muito dessa página, vai facilitar bastante.

    Confirmadíssimo o curso aqui em Viçosa do Ceará!!!!

    Tem muita gente interessada no curso. Acho que vai ter que ser uma turma de 50 pessoas.rsrsrssrsrs.

    Não se assuste, mas se tivesse condições com certeza teria essa quantidade de pessoas.

    O site sempre crescendo hein!!!

    Beijos

  3. Oi Suza,

    Que delícia o blog da casa da montanha! Bom, passei um tempo sem dar notícias mas agora estou de volta ao Brasil, morando em Recife. Queria dar uma passada no Ceará para encontrar vocês, espero a confirmação da data do PDC.

    Um abraço no Jorge e nas meninas. Beijo pra ti

    Maíra

  4. Ola Suzana,

    Estive em contato com voce a uns meses atraz sobre o PDC de outubro em SC. Gostaria de confirmar se vai mesmo rolar. Estou de mudanca para Floripa e espero deixar tudo organizado ate outubro para poder fazer o curso. Preciso saber se preciso ficar o tempo inteiro no sitio ou se e possivel partir a Florianopolis no fim de semana (pois tenho 2 filhos pequenos. Outra coisa, ha cursos apos outubro programados em SC ainda este ano?

    Muito obrigada e ate +

    • Sim, Fernanda o PDC de outubro irá aconetcer sim… Nos primieros dias de agosto estaremos enviandop o mail para as inscrições…
      Para 2010 não outros PDCs marcados.
      Bem, Cerrito fica a 3horas e meis de Floripa, é longe! Acho que ir e vir não dá não…
      Um abraço
      Suzana

  5. Olá Suzana, eu ha quase um ano venho pesquisando, assistido, lendo coisas na net sobrea a famosa casa da maontanha. Ate que hoje cheguei neste bolg.
    Suzana, eu estou querendo fazer um projeto de permacultura em Minas Gerais. Vou reformar uma casinha bem antiga de adobe. Mas nao conheço minguem que posso me orientar. Tem uns permacultura ai de SC que encontrei tambem na net, que prometem me ajudar. Mas fico em duvida, pois eles tambem tem os projetos deles. Vou achar um tempo para fazer um curso com voce ai em SC.
    Entao, como ficou a casa depois de terminada? Tenho essa curiosidade de saber…rsrsrs
    Seria viavel vcs darem um curso aqui em Minas Gerais? Preciso muito de ajuda para reformar minha casa. Nas terras existem muita agua, matas nativas e bichos.
    Mas nada se compara e esse lugar onde vc vive!
    Parabens pelos projetos!
    Um abraço carinhoso
    Annaiza

  6. OLA , GOSTARIA DE FAZER OU TRAZER O CURSO PARA MEU MUNICÍPIO EM MATO GROSSO TANGARA DA SERRA
    ABRAÇOS

  7. Oi Suzana!!Tenho um terreno em São tomé das letras-mg,200m2,gostaria de construir com permacultura,existe algum multirão que construa casas,ou vcs teriam interesse em trazer esse curso para são tomé?aguardo resposta!
    Abraço.

    • Vania
      Olá!
      Sim podemos ir dar um curso no seu sitio… Mas pense que num curso as pessoas aprendem, ou seja, não é a melhora maneira de se fazer uma casa- pois não há o compromisso com o produto final… VAmos dizer que fazer um curso é uma coisa, construir a sua casa é outra!
      Como diz um permacultor carioca, mutirões viram rapidamente MINTIRÕES… Acho que a melhor maneira de se fazer uma casa é passos pequenos, dia a dia, com ajuda de amigos, slow… devagar e passo a ásso, seguros e caprichados…

      • Gostaria de saber quanto custa o curso,como funciona,o que é necessário para trazer vcs até São tomé das letras,custos com hospedagem,alimentação,quantas pessoas são necessárias para se fazer o curso…etc…estamos muito interessados em construir nossa casa usando permacultura,mais aqui na região ainda não temos construtores que oferecem esse tipo de curso….

      • Vania
        seria um prazer…
        Para cursos cobramos o trabalho pelas 72h de curso + alimentação e hospedagem + transporte. Mandei um mail mais detalhado para você.
        Um abraço
        Suzana

  8. E aí Jorge e Suzana,

    Está tudo confirmadíssimo!!!!

    II PDC na Serra da Meruoca – Ceará.

    Carga horária mínima 72h

    Conteúdo estipulado por Bill Mollisson

    Instrutores: Jorge Timmermann e Suzana Maringoni.

    Custos: R$450,00 (quantrocentos e cinquenta reais) incluindo material, alimentação e área para camping.

    Inscrições e contatos: tiago_zootec@hotmail.com

    Abraço no coração

  9. Olá, achei muito bonito o site e todas as atitudes tomadas pelos moradores do sítio das raízes. Sou de Porto Alegre e estou tentando algumas oportunidades em lugares como o sítio das raízes aqui no RS, mas está um pouco difícil.
    Gostaria de obter informações caso fosse possível uma visita ou algo parecido com vocês.
    muito obrigado
    e abraçãos

  10. Olá Jorge e Suzana,
    Gostaria de obter informações a respeito da possibilidade de trazer voçes para realizar um PDC no interior de SP
    Informações a respeito de custos, materiais, quantidade de pessoas e o que mais for necessário..
    Se possível enviem ao meu e-mail as informações necessárias ou então algum outro comentário..
    Abraços!
    Eduardo

  11. olá,Suzana e Jorge,gostaria de saber quando começam as inscrições para o PDC de caxambu.
    é o mais próximo de onde moro.
    abraço

  12. Olá, Suzana e Jorge..

  13. Caros amigos
    Não encontrei um telefone paraligar direto para vocês.
    Tenho uma pequena pousada em Ipiabas(distrito de Barra do Piraí-RJ) e me interesso muito por construções ecologicas. Apesar de ser médica estou fazendo pos graduação em educação ambiental.
    Gostaria muito de realizar alguns de seus cursos aqui na pousada e para isso preciso saber da viabilidade, custos, número mínimo de alunos, etc.
    Aguardo uma resposta
    Atenciosamente

    Myriam Bueno

  14. Olá como vão! Estou morando em ijaci – mg. Gostaria muito de fazer o curso, pois gostaria de seguir na area da construção, pois sou artesão. Voces tem previsão quando vão dar um curso por aqui perto? Quero fazer logo. Abços, espero resposta. Gian

    • OI, Giancarlo, acabamos de dar um PDC ai em Minas… Ainda não temos agenda de cursos por ai, mas fique de olho na nossa agenda de cursos, pois sempre postamos ali os próximos PDCs

  15. Ola! Quero participar do curso de Educaçao Ambeintal no feriado de Corpus Cristi! Como me inscrevo? Grata desde ja, Alana.

  16. Eu nao recebi o e-mail! Voces ja enviaram?

  17. Olá Suzana, fiquei sabendo do curso de educação ambiental atravez da Alana, tenho interesse em participar, Aguardo resposta Abraços Jorjana

  18. Que trabalho maravilhoso, eu e meu marido temos muita vontade de fazer um PDC, moramos em Brusque SC. Gostaria de receber informações do curso e sobre a permacultura, vcs fazem cursos em alguma cidade próxima daqui? Meu email, deixei no comentário. Um abraço e parabéns pelo trabalho maravilhoso!! Aguardo anciosa! Giza.

    • Olá, obrigada pelo comentário! Damos cursos tanto em Yvy Porã, como em outras cidades. Muitas vezes os grupos se organizam e nos chamam para dar o PDC lá. Aqui no blog, na agenda de cursos sempre postamos os próximos cursos, tanto o PDC, como as oficinas. Agora, neste fim de semana 26 e 27 de maio, estamos fazendo a Oficina de luminárias de LED. No feriado de Corpus Cristie teremos um curso de educação e permacultura.

      • Oie Suzana sou de Rondônia e achei interessante o trabalho com a permacultura, e sobre o curso PDC, quero que me envie informações necessária para a possibilidade de administrar um curso aqui.
        Aguardo.

  19. Suzana e Jorge, a tempos acompanho o blog de vcs e os trabalho em yvi porá. Moro em Brasilia e sou pesquisador autodidata em meu sitio de técnicas sustentáveis. Gostaria muito de conhece-los e o trabalho que realizam. estarei em Florianópolis entre 10 e 15 de fevereiro e gostaria de saber se é possível visita-los ai. Vamos eu minha esposa e minha filha de 2 anos. Se for realizar alguma oficina ou curso nesta data e puder participar seria maravilhoso. aguardo contato.Grande abraço e Parabéns!!

  20. em qual lugar vai ser este curso para 2014?

  21. Olá Amigos, estou interessado em desenvolver um estágio na área de permacultura no estado de SC e consegui encontrar o blog de vocês, eu estou me formando em biologia no norte de SC mas para isso necessito desta experiência final, como o Jorge é biólogo gostaria saber se é possível formar tal vínculo com o grupo de vocês ou se existe alguma maneira de me indicar alguém que possa me ajudar.
    Belíssimo o trabalho de vocês.
    Fico no aguardo.
    Abraços

  22. Bom dia, faço faculdade em Curitiba-PR gostaria de saber se haverá algum curso de Permacultura na cidade ou mesmo na região. E desde ja me interesso pelos cursos em SC também! Informações : feresf1992@gmail.com

  23. Olá,

    Gostaria de saber sobre os cursos de permacultura em florianópolis, adoraria fazer, porém aqui não tenho conseguido obter resposta de ninguém sobre, vocês saberiam informar? 🙂

    Gratidão,

    Bianca

  24. Bom diaa!
    Tem algum curso pro mês de novembro?

  25. Olá!
    Mandei um e-mail na semana passada para inscrição no PDC que ocorrerá no fim de abril. Ainda há vagas?
    Obrigado!

  26. Olá Jorge e Suzana !!
    Gostaria de maiores informações sobre o curso em Jacareí sobre o local, custos e formas de pagamento.
    Obrigada!!
    Zuleima
    zuleimagomide@gmail.com

  27. Ola boa noite,

    Após morar alguns anos na Australia, retornei ao Brasil e por lá comecei a me interessar pela permacultura. Gostaria de dar continuidade ao aprendizado participando de algum PDC. Por favor se souber de algum por Recife gostaria de ser informado.

    Agradeço desde já a atençao e deixo os meus parabens pelo blog e por compartilhar este tipo de conhecimento tao importante.

    Abs

    • Oi, Ricardo
      Na agenda de cursos vão aparecendo os PDC que são agendados, fica de olho!.
      Abraço.
      Jorge

    • Olá Ricardo, em novembro próximo realizaremos aqui no Crato, um PDC em parceria com Estação de Permacultura Yvy Porã. Caso não saiba, o município do Crato, localiza-se no Estado do Ceará, bem na divisa com Estado do Pernambuco na Chapada do Araripe, acerca de 500 km de Recife. Fica a dica ! Um Abraço. Paulo Campos

  28. Como será o curso de setembro? Há vagas? Qual o valor?

    • Walther
      Olá, este curso será um curso exclusivo para funcionários de agricultores do município de Redenção. Assim, para 2015 o próximo PDC que daremos, aberto a inscrições será no Crato -CE. Que pena que tu perdestes o PDC de Piracaia SP…
      Um abraço
      Suzana

  29. Oi!! Gostaria de saber se tem algum curso no RS? Estou muito interessada!

  30. Olá!
    Gostaria de garantir minha vaga para o curso de PDC no próximo mes de Março /2016.
    Como posso proceder?
    Aguardo
    Obrigada

    • OI, Juliana
      Obrigada pelo contato. A reserva de vagas para o PDC começa só quando divulgamos o curso, isto é no início do ano que vem… Fique atenta ao blog, ali postamos a divulgação do curso.
      Aguardamos você no PDC de 2016!

  31. Olá! Primeiramente quero expressar minha admiração pela filosofia de vida de vocês. Parabéns! Isso é qualidade de vida!
    Em segundo, gostaria de saber o que precisaria para combinarmos um curso aqui na Paraíba. Somos do Paraná, mas estamos morando na Paraíba, em Lucena, e estamos com um terreno que poderia ser usado para um curso 🙂 Se tiverem interesse, para nós seria maravilhoso.
    Estaremos pelas bandas do sul no Natal. Terá algum pdc em dezembro?
    Grande abraço, Milena.

    • Oi, Milena! Em geral os PDCs não acontecem em dezembro… Mas podes ver se achas algum.
      Em Yvy Porã o PDC é na semana Santa e as inscrições abrem no início do ano. Como diz na agenda de cursos, não damos mais cursos fora de casa! Estamos numa nova fase, mais em casa.
      Para seguir ajudando na divulgação da Permacultura, além do PDC, fazemos a cada dois anos, mais ou menos, uma formação para permacultores já atuantes, para dar cursos PDC pelo Brasil.
      Grande abraço.
      Jorge e Suzana

  32. Olá… me chamo Emanuela e estou morando em Florianópolis a pouco mais de 1 mês…. sou apaixonada pelo conceito e a vivência da permacultura e já trabalho com projetos socioambientais a alguns anos… tive em 2013 a oportunidade de realizar o PDC no IPEC em Pirenópolis e desde então fiquei mais apaixonada… gostaria que meu esposo também tivesse a oportunidade desta vivência… as inscrições para o PDC como funcionam… vcs tem maiores detalhes já sobre valores e forma de pagamentos… Onde fica a Casa da montanha… é possível visita-los…. muito obrigada desde já!!! forte abraço! Manu

    • Olá, Manu, obrigada pela visita ao blog. As inscrições para o PDC que acontece na Semana Santa começam no início do ano, quando publicamos no blog as inscrições. São apenas 16 vagas, que em todos os anos anteriores , foram preenchidas um mês antes do curso. O pagamento é 30% na inscrição e o restante no início do curso. Ainda não fizemos a planilha e os custos, pelo que temos trabalhado será algo entre R$1300,00 e R$1500,00, incluindo alojamento e alimentação. Yvy Porã fica em São Pedro de Alcântara, a 40km de Florianópolis.

  33. Olá boa tarde, gostaria de mais informações sobre o curso de permacultura na semana santa, qual o valor? Como posso me inscrever? Obrigado
    Vilson

  34. ola! bom dia! quando começam as inscrições para o curso da semana santa? poderia ser avisada por email? agradeço desde ja

  35. Ola, gostaria de fazer o curso PDC em março. Ainda tem vaga?! Qual o valor?! Dá para levar criança de 2,5 anos?! Como é o alojamento? Adorei o blog, e a energia do lugar! No aguardo
    Obrigada
    Roberta

  36. Bom dia a todos!
    Parabéns pelo site e pelo trabalho.
    Moro no Rio de Janeiro e estou muito interessado no curso PDC que será realizado na semana santa. Como faço para me inscrever?
    Grande abraço

    Pedro Campos

  37. Ola, gostaria de ter mais informações do curso PDC de março. Poderiam me enviar um email? Grato.

  38. Olá Suzana & Jorge,

    td bem?
    Sou Vivian, da equipe de organização do curso Gaia João Pessoa-PB.

    Gostaríamos de saber da disponibilidade do Jorge para facilitar módulos de permacultura no nosso curso em andamento. Originalmente, os nomes dos módulos são: Introdução à Permacultura, Energia e Tecnologias de Baixo Impacto, Design Integrado e World Café / CSA (Comunidade que Sustenta a
    Agricultura). Entretanto, esses nomes podem ser alterados, se necessário.

    Os dias de curso são 03/06 (noite), 04/06 e 05/06 o dia todo (das 8h-18h), e tb pensamos em dividi-lo com outro instrutor, contatamos Peter Webb e estamos no aguardo.

    Acesse nosso site gaianordeste.com.br e veja a equipe de organização e demais instrutores envolvidos.

    Seria lindo se pudesse abrir a dimensão ecológica nesse primeiro curso aqui na PB e arredores.

    bom… fico no aguardo, e se preferir se comunicar com por email – vivianmaite@gmail.com

    Obrigada!

    Abraços

    • OI Vivian
      Obrigada pelo contato e pelo convite. Mas desde o final de 2015 damos apenas o curso de Design em Permacultura e o de formação de instrutores aqui em Yvy Porã. Ou seja, deixamos de viajar pelo Brasil. Podemos te indicar outros permacultores para esta proposta: Sérgio Pamplona, (DF , Sítio Nós na Teia e Arquinatura), ou Tomaz Lotufo (SP).
      Um grande abraço
      Suzana

  39. Oi Suzana,

    Grata por responder.
    Tudo bem, compreendo a escolha!
    Já teremos o Sérgio Pamplona conosco em alguns módulos relacionados ao manejo das águas e bioconstrução.
    Obrigada pelas dicas!

    Abraços

  40. Olá Jorge e Suzana!
    Admiráveis Saudações!
    Gostaria de saber se realmente não haverá mais nenhuma turma do PDC este ano? Caso haja alguma lista de interessados, gostaria de me inscrever.
    Antecipo agradecimentos,
    Andrea

    • Oi, Andrea, obrigada pelo carinho! as decidimos que é uma nova fase das nossas vidas: fazer permacultura mais intensamente, e nos dedicarmos à cursos apenas uma vez por ano… Assim, programe-se e nos vemos na semana santa do ano que vem… Em geral as inscrições e divulgação começam nos primeiros dias de janeiro! esperamos vc!
      Um abraço
      Suzana

  41. Bom dia queridos.

    Também gostaria de receber mais informações sobre o curso da semana santa. Se possível poderiam me enviar por e-mail? Abraço forte e muita luz.

  42. Bom dia Suzana e Jorge!
    Admiráveis Saudações meus amigos!
    Primeiramente parabéns pelo projeto Waikayu. O alicerce focou INCRÍVEL!!! ADOREI! E sigo aprendendo com vocês, antes mesmo de poder estudar em Yvy Porã. O que pretendo fazer na próxima turma do PDC, dando continuidade com o curso de formação de instrutores.
    Quero muito conseguir fazer minha inscrição para o próximo PDC. Na verdade são duas vaga, mas estou com medo de perder as inscrições novamente. Em 2017 tenho a meta de me formar em Permacultura com vocês, mas não sei como garantir estas vagas nos cursos que disponibilizam (PDC e formação de instrutores para PDC), pois trabalho com consultoria ambiental e, muitas vezes, fico por longo período em lugares remotos, sem aceso a Internet.
    A partir e dezembro tentarei estar mais presente na página de Yvy Porã. Mas se tiver alguma maneira de garantir minha vaga (mais uma para o PDC, a princípio. Espero conseguir que a amiga que me acompanhará no PDC, também realize o curso de formação de instrutores, visto trabalhar no eixo formal da Educação há 30 anos).
    Enfim amigos, sigo no aguardo para garantir minha participação no próximo PDC.
    Abraços Fraternos!
    Andrea

  43. Bom dia, primeiramente parabens pela iniciativa. Gostaria de combinar uma visita para conhecer. Abraco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: