10 Comentários

Casa ou moradia ecológica?

Nesta página vamos tratar da questão casa ou moradia ecológica? Embora possa parecer o mesmo, não é! Uma casa é uma construção, uma moradia traz mais do que isto, pois pensa na sobrevivência, no espaço, no conforto e no alimento, e também na construção da casa. Ou seja, é o que em permacultura falamos da Zona 0,  Zona 1 e até a 2- casa, canteiros, pomares…

A foto abaixo é da moradia dos permacultores Elusa e Perdo Marcos Ortiz nos sítio Raízes em São José do Cerrito. Pode-se observar a parede de super adobe e fardos de palha, as mandalas para produção de alimentos, espirais de ervas. As bananeiras à direita estão sobre a bacia de evapo-transpiração que trata as águas pretas, ao fundo a cisterna que recolhe a água de chuva.  Também pode-se observar os canais de infiltração que cortam o barranco onde estão plantadas as frutíferas e ao fundo os parreirais de onde a família produz suco de uva de excelente qualidade.

pedrovistaminhoca.jpg

Esta discussão será numa página e não como postagem no blog, e gradativamente, vamos acrescentando propostas, soluções e indicações de outras experiências e materiais para estudo sobre os assuntos. Então será uma página também dinâmica, que irá crescendo com o tempo.

A questão da moradia implica num Design, conectando elementos, funções, etc. Assim buscamos separar em diferentes aspectos apenas para fins didáticos:

  • Localização relativa e orientação solar
  • Técnicas construtivas
  • Água
  • Tratamento de efluentes
  • Energia
  • Produção de alimentos

Na foto abaixo o entorno da casa do permacultor Remi Beckauser, de Santa Rosa de Lima em Santa Catarina.

remi-p.jpg

Com esta proposta pensamos em acrescentar a nossa reflexão e divulgar mais informações, de outros lugares e possibilidades, fim de que mais e mais pessoas busquem e autorizem-se a resgatar uma vivência antiga de construir a sua moradia.

Anúncios

10 comentários em “Casa ou moradia ecológica?

  1. Parabens, no momento q poderia dizer, è lindo nao sò a iniciativa, como as “terminativas” tambem.Ja trabalhei como projetista em arquitetura e sempre admirei esses tipos de construçoes ainda hj nao sao tao aceitas (infelizmente) no interior de Sao Paulo.porem felizmente è inevitavel q esse panorama comece a mudar.Estou na Italia e vejo q isso de usar os recursos naturais renovaveis è bem mais comum aqui, e todo mundo acha lindo.Sei q o mais lindo disso tudo è a uniao com q se faz tal obra aeh.Bom ja me estendi muito uma vez q escrevo tal mal, mas a vontade dizer foi maior.
    Abraços.
    jor.

  2. Parabéns pela iniciativa!!! Estou estudando a possibilidade de construir uma casa ecologica; sou mineira, moro em salvador e pretendo voltar para minas morar no interior no meio do mato perto da cidade de Bhz… Pesquizando via internet achei vcs… Fico mto feliz em saber que já existe casas construidas de maneiras simples como penso em construir a minha… isso só me dá forças para seguir em frentre!!! Parabéns!!! tudo de bom Sorte saúde e Paz… Jucira e Gabriel

  3. Adoro os alternativos.A casa então é um luxo só.Vou construir um pequena casa que me servirá de refugio e oficina.já fiz a planta, alias já estou sonhando com ela.Só não comecei ainda porque está chovendo muito em minha região, e todos os mutirãos que tentei organizar não deu.Tenho um pequeno jardim, quer dizer, nem tão pequeno assim-1.300m2 onde já existem muitas árvores todas plantadas por mim, tenho até um pequeno lago,o espaço é algo assim bem propicio para a construção.que venha 2010 sem muita água para eu poder pelo menos dar ínicio na obra.parabens casal.

  4. Olá, tenho contato com a Permacultura desde 2007 e sou estudante de jornalismo, em Curitiba – Paraná. Por ver na profissão que escolhi uma maneira de disseminar/difundir e fomentar a sociedade em prol da Permacultura escolhi como trabalho de conclusão de curso um Livro sobre Permacultura.No momento estou fazendo minha fundamentação teórica, é a parte em que preciso mostrar a importância de um livro sobre este assunto tão pouco difundido pela grande mídia, e estou com muita dificuldade em encontrar números sobre a Permacultura. Gostaria de saber por exemplo, há uma idéia de quantos permacultores existem hoje no país? No mundo? Quantos Países?
    Por meio do Pemear consegui números como a qtde de Institutos, sítios… Mas são números mto superficiais… Preciso de dados mais aprofundados, vocês podem me ajudar?
    Desde já agradecida e no aguardo de um retorno, atenciosamente Rafaelle.

  5. Como podemos agendar uma visita na sua propriedade?

    • OI, Adriana
      Obrigada pela sua visita!
      Sim, recebemos visitas, mas temos algumas etapas para isto:
      – em primeiro lugar navegue pelo blog, pergunte o que tens dúvidas, etc.
      – depois, entre em contato por mail para nos conhecermos um pouco mais, contando quem é você, sua formação/interesse em permacultura, etc
      – Ai vamos combinando os detalhes da visita, datas, regras de Yvy, etc…
      Um abraço
      Suzana

  6. Estou pesquisando para o projeto Moradia e estou amando,
    Parabéns
    Penha

  7. bom dia…primeiro quero agradecer a generosidade de vc’s em publicar e compartilhar suas vivencias e experiencias com a Permacultura.
    Estou chegando agora neste universo, e junto com o entusiasmo pela “ideia” da Permacultura, vem tambem as dificuldades do aprendizado…compramos um terrno na Ecovila Clareando, da cidade de Piracaia – Spaulo e estamos na fase do projeto da casa, que queremos integrar ao maximo com os conceitos da Bio construção

    Não consegui abrir os 6 itens/elementos do Design citados no post acima (Localização, Tecnicas Cosntrutivas, Aguas, Energia, etc). Queria saber se está disponível em PDF ou no proprio site, ou como acessá-los.

    Novamente agradeço

    • Jair
      Obrigada pelo seu comentário.
      Ao mudarmos a aparência do blog, estas páginas não estão abrindo, e só percebemos isto através do seu comentário. Vamos procurar arrumar isto imediatamente.
      Obrigada!
      Suzana

  8. Iniciei um processo de transformar minha casa em uma moradia ecológica. Estou vendo que o blog de vocês será muito útil! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: