8 Comentários

Água

Neste espaço discutiremos as estratégias para a obtenção e armazenamento de água, tanto para a casa, como para plantas e cultivos.

Hoje em dia planejar o abastecimento de água passa por simplesmente chamar a empresa competente e ter água encanada. Coloca-se um medidor, canos, abrimos as torneiras e vamos lá! Mas a água é um problema sério, cada vez mais bombardeado pela mídia- quer dizer, se já chegou à TV, deve estar grave mesmo…

Na foto abaixo nossa coleta de uma telha de 2m² que está abastecendo a de água a obra da casa da montanha.

im004270.JPG

A permacultura propõe diversidade também no abastecimento de recursos- quer dizer, faça uma lista do que você precisa e preveja pelo menos 2 ou 3 fontes diferentes para suprir cada uma das suas necessidades. Assim, pensamos ” para que preciso de água? Quanta água eu preciso?” e em seguida pensar de onde ela pode vir: pode vir de uma fonte, coleta de água da chuva, rio ou também de um açude…

Na casa da montanha temos uma característica especial que é um desafio: estamos no topo dos morros, áreas de captação de água pelo relevo, com algumas pequenas nascentes, mas todas abaixo do nível da nossa casa. Bombear esta água requer uso de energia, já que ela está meio longe da casa. Assim, pelo menos inicialmente vamos usar e abusar da água da chuva. Como estamos numa região com altos índices de chuva por ano ( algo perto de 1700mm) isto, por enquanto, não será problema.

Mas como sei quanto chove, o que significa a chuva?

Bem, um litro é o que cabe dentro de um cubo de 10cm de aresta. Isto significa que ao espalhar este 1 litro em um metro quadrado, teremos uma lâmina de 1mm de água. Assim, 1mm de chuva significa 1 litro de água por metro quadrado… Quando fala-se que “choveu 300mm em 30 horas na região de Florianópolis em Fev/2008”, significa dizer que em cada metro quadrado foram despejados 300 litros de água… é tanto que paramos para fazer as contas de novo!!!!

Qual o cálculo a ser feito? Uma pessoa gasta em média 100 litros de água por dia, então:

100 litros x nº de moradores x30 dias= consumo água/mês.

Depois é preciso ter o regime de chuvas, tempo máximo de estiagem, quer dizer, tempo máximo no qual não entrará nada de água na sua reserva. Aqui na região de São Pedro de Alcântara , hoje já se fala em 30 dias de estiagem como muito…

100 litros x 2 pessoas x 30 dias= 6000 litros

Quer dizer, fazer uma reserva para nossa casa é de no mínimo 6000 litros… E ai vemos qual a área do telhado para calcular quanto de água ele é capaz de coletar:

área do telhado x milímetros de chuva/mês = litros de água/mês

Depois é fazer a cisterna que deve ser escura, pois a água se mantém fresca e BOA sem luz. Por isto nossa opção é a construção da cisterna de ferro cimento. Vamos fazer duas na forma de um cilindro de 3m de diâmetro por 2 de altura, o que dá um volume aproximado 14.000 litros cada uma.

Sugerimo ver as postagens chamadas “Oficina das Águas” neste blog onde videos mostram a construção de uma cisterna na casa dos permacultores Suzana e Jorge.

Na foto abaixo duas das três reservas de água do Sítio Raízes, em São José do Cerrito: a cisterna, o tanque – que no verão é piscina e no inverno laguinho de carpas.  Pedro Marcos, á direita da foto, mostra à Jorge e Iran, os bambus giganteus que estão crescendo apesar das geadas que a região sofre no inverno.

piscinapedro.jpg

Esta será a nossa principal e primeira reserva de água, mas não descartamos, se necessário futuramente usar a água da nascente perto da casa, fazendo para isto um caxambu- uma proteção de fonte com um bombeamento talvez com um carneiro hidráulico…

A forma de construção desta cisterna, embora alguns alardêem por ai como sendo os “inventores” deste sistema, a coleta de água de chuva é bem mais antiga que qualquer um de nós, e a construção de cisternas de ferro-cimento em detalhes está na cartilha Guia de Construções Rurais da Associação Brasileira de Cimento Portland e pode ser pedida para envio gratuíto pelo endereço:

Associação Brasileira de Cimento Portland- Av Torres de Oliveira, 76, Jaguaré S. Paulo, SP.  CEP 05347-902

http://www.abcp.org.br/

para mais informações:

http://www.permear.org.br/infoteca/bombas-de-agua

http://www.permear.org.br/fotos/caixa-de-agua/

http://www.setelombas.com.br/?s=carneiro

8 comentários em “Água

  1. A gente, urbano pr enquanto, sabe do impacto que a falta de água causa. nossa casa, a priori, teria uma cisterna de ferro cimento, de +/- 25.000 litros, mas não nos daria autonomia pra um mês de consumo. então resolvemos fazer a cisternas enterradas no chão, duas ao todo, com capacidade de 50000 litros cada, e bombear a água com aqueles carneiros antigos (lembram-se)?
    Além disso, não impermeabilizaremos o terreno, compactando o mínimo necessário para que a água infiltre o máximo possível.
    Bom, o banheiro seco nem se fala!!! É condição sine qua non para uma morada ecológica. Aliás: uma perguntinha: como fazer uma banheiro seco com uma latão/tambor com pouca declividade no terreno?/ alguma sugestão???

  2. Me perdoe. Não era um mês de consumo (é assim, qdo a gnte chega aos 22 anos…)
    A gente consome, em média, 12 m³ por mês (ai,ai meu banheiro seco) e, pessimista como sou, tô pensando em não masi consumir água da cia de água, uma vez que acho que vai faltar logo, logo. então a gente mltiplicou nosso consumo pelo ano todo. Óbvio que com o BS essa demanda vai diminuir, mas a gente tá pensando nos vizinhs tbém, qeu ainda não acordaram pra essa necessidade.
    Mas minha querida, teus cálculos estão corretíssimos, eu que me confundi.

  3. […] muito bem as formas de uso e reuso da água nas moradias ecológicas é o pessoal de Yvy Porã no post Água do blog A Casa da Montanha). Meu irmão Herman Shiraishi e um amigo, o físico Anderson Sakuma, […]

  4. Eu tenho uma cisterna, mas ela fica em cima da terra, agora vou reformar a casa e gostaria de enterrar a mesma, a minha duvida é como fazer a limpeza da mesma.

  5. […] muito bem as formas de uso e reuso da água nas moradias ecológicas é o pessoal de Yvy Porã no post Água do blog A Casa da Montanha). Meu irmão Herman Shiraishi e um amigo, o físico Anderson Sakuma, […]

  6. Desejo saber para um telhado com area de 70 m2, para coletar agua da chuva é necessario um caixa de quantos litros de agua (reservatório)…..obrigado

    • Oi, Luiz
      O tamanho da tua reserva de água depende basicamente de 3 informações: quanta água você usa, quanto chove na tua região, e quanto tempo pode ficar SEM chover. Destas 3 informações, depende o tamanho da sua reserva de água!
      Depois, é só fazer as contas… Como mostra postagem….

  7. […] muito bem as formas de uso e reuso da água nas moradias ecológicas é o pessoal de Yvy Porã no post Água do blog A Casa da Montanha). Meu irmão Herman Shiraishi e um amigo, o físico Anderson Sakuma, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: