Segundo PDC na Casa da Montanha

Abrir nossa casa para receber um grupo é toda uma celebração, como fazemos um curso pequenininho, limitado a 15 pessoas, pelo segundo ano, as vagas são preenchidas com um mês e antecedência. Preparar a Casa Mãe, os caminhos os materiais para as práticas e a alimentação coerente com o que propomos no PDC é todo um processo. Estas ações  nos mobilizam vários dias antes e depois, de forma mais intensa, nos 9 dias de curso.

IMG_6823

Nos cursos de Yvy priorizamos a alimentação orgânica, com produtos locais, da comunidade. Brinco que as compras seguem um caminho inverso ao “normal”, pois os grandes mercados aparecem apenas em última instância. Começamos com os parceiros locais, a família da Ilse, Jinelsinho e Diego, que nos fornecem queijo, leite, doce de banana e de leite, ricota, nata, biscoitos alemães, galinha caipira, aipim. Depois vem os parceiros de Cerrito, Pedro, Eluza e Iran, que fornecem frutas como caqui, maçã, suco de uva, batatas, abóboras e verduras, todas orgânicas. O terceiro ponto de compras, é o entreposto orgânico aqui de Florianópolis, onde compramos o arroz integral cateto, farinhas, aveia, etc. Depois o mercado local, de São Pedro, que nos fornece carne e supre algo que falte de frutas. Finalmente, os grandes mercados, para óleo, azeite de oliva, papel higiênico, etc. Isto se chama agir localmente- e priorizar o que a pequena economia local nos fornece!

IMG_6738

Casa pronta, comprar feitas, hora de receber o grupo. Neste curso o grupo tinha duas particularidades que nos deixaram bem felizes: muitos casais,  grupos de amigos e  muitos de Santa Catarina, com a possibilidade de seguir dando apoio e acompanhando mais de perto os trabalhos e o caminhar dos novos permacultores. Na foto abaixo o plantio de frutíferas em panelas.

IMG_2859

Seguimos a cada PDC ampliando a proposta de uma formação ampla e rigorosa, com uma grande bagagem teórica, algumas práticas para ilustrar e empoderar as pessoas a fazer: “você também pode” é o nosso lema.

IMG_2848

A grade proposta por Bill Mollison é contextualizada na proposta pedagógica do trabalho com projetos, assim, os 9 dias, seguem com mais de 80 horas de aula, terminando com a discussão sobre os designs feitos pelos grupos, para assentar 5 família numa área de 11 hectares, com planos a curto, médio e longo prazo. Na foto abaixo aprendendo a usar o pé de galinha para fazer curvas de nível.

IMG_2876

Assim, foi mais um PDC, intensa convivência, grandes emoções, afinal, como diz Marsha Hanzi, “este curso muda vidas!”, e poderíamos acrescentar: faz amigos, dá esperanças, abre a mente, nos tira da famosa zona de conforto e nos impulsiona a novos desafios.

IMG_6767

Parabéns: Antonella, Bárbara, Caroline,  Chantal, Dion, Grasiela, Greice,  Guilherme, Jairo, Jonatan,  Marcia, Marcus, Marcio, Otávio e Tomáz, além dos pequenos Inácio e Theo, que acompanharam seus pais no curso. Foi um enorme prazer conhecê-los e acolhê-los em Yvy nestes dias, e seguimos juntos na caminhada pela sustentabilidade!

IMG_6815

Anúncios

6 comentários sobre “Segundo PDC na Casa da Montanha

    • Gustavo, obrigada pelo contato… O próximo PDC está marcado para a semana santa de 2014. Os PDCs aqui costumam “lotar” um mês antes. Fique de olho na agenda de cursos, ok?

      • Suzana e Jorge, Obrigado pela informao. Sou amigo do Marcelo Venturi que me colocou no caminho da permacultura. Fiz um PDC recentemente na Frana, mas gostaria de fazer um outro a para conhecer mais pessoas envolvidas com Permacultura no Brasil e as nuances do nosso bioma. Gostaria de saber se poderia visit-los na casa de montanha para conhecer o seu trabalho de perto. Quem sabe em algum momento durante o ms de dezembro?! Obrigado. Saudaes, Gustavo

        Date: Sun, 13 Oct 2013 00:17:52 +0000 To: grbayer@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s