Fazendo um canteiro – Atividades do PDC

Mais uma vez tivemos um maravilhoso PDC aqui na casa da montanha! O grupo, de 15 pessoas, conviveu e viveu a permacultura nos 9 dias de curso. E como nos anos anteriores, pessoas interessadas, maduras, dispostas a aprender e a repensar suas vidas, buscando soluções para a sustentabilidade e um planeta melhor!

Desta vez, a postagem sobre o PDC de Yvy Porã, que acontece apenas uma vez por ano, e sempre na semana Santa, será focada em algumas atividades desenvolvidas durante o curso. Escolhemos a montagem do canteiro como a primeira a ser feita, por simbolizar o plantio de alimentos, em pequenas áreas, enfeitando o jardim e cultivando o que comemos.

IMG_2512

No ano passado, plantamos uma mini cerejeira no gramado da casa da Montanha. Na borda desta cerejeira já havíamos cultivado algumas alfaces e brócolis. Assim, ao planejar a oficina dos canteiros na edição 2014 do PDC, combinamos de fazer uma borda e um canteiro mais estruturado na face norte desta planta. E assim foi!

IMG_2523

Cavamos os caminhos, que foram preenchidos com serragem ( o que cumpre várias funções: mantém a grama longe, segura a umidade na borda do canteiro, esta serragem se composta e vira solo que abastecerá o canteiro futuramente e deixa os pés limpos ao se caminhar na horta).

IMG_2546

A terra dos caminhos vai para o canteiro. Dá-se uma aplainada, e sobre isto se cobre com algo que compostará. Desta vez usamos um velho forro de algodão para colchão, folhas de bananeiras e jornais. Esta camada visa “abafar” a grama e as plantas que estivessem ali no canteiro, que assim, se transformarão em adubo para as olerícolas.

IMG_2532

Sobre isto, uma boa camada de palhada, que tem também várias funções: mantém a umidade, cria solos, diminui a competição entre as olerícolas e as outras plantas que poderiam aparecer. Alternamos camadas de palhada, com outras de esterco curtido.

IMG_2540

Depois é fazer os buracos mais ou menos do tamanho de um “litrão” de refrigerante, furando com o facão o forro de jornal/pano do colchão, para conectar o sistema de cima com o solo natural que se encontra embaixo.

No meio dos nossos canteiros plantamos flores (tajetes), que atraem polinizadores.

IMG_2573

Ficou lindo não é? De certa maneira, brincamos que com isso a turma do III PDC de Yvy Porã, se plantou um pouquinho por aqui! Na foto abaixo o belo grupo do III PDC de Yvy Porã! que já deixou saudades! Lourdes, Rodolpho, Eduardo, Gerlane, Marja, Zé, Guatemala, Emanuelle, Lorimar, Jayson, Tábata, Juliano, Fábio, Bruno, Martina, Rodrigo e Zézinho… Õooo povo legal!

grupo horte.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Fazendo um canteiro – Atividades do PDC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s