Um ano depois de iniciada, a oficina vai ficando pronta. Para podermos começar a usar o espaço, decidimos terminar a parte interna, a fim de levarmos as ferramentas e podermos trabalhar lá. Assim, o desafio da semana foi terminar o piso interno. Para isto havíamos levantado o piso até o nível desejado com os restos da cobertura da geodésica. Este nivelamento já havia ocorrido há vários meses. Por ali andamos , pisamos, e compactamos bem o terreno. Agora, para fazer o piso, colocamos uma camada de brita de uns 10cm pelo menos. A brita não permite que nada de água suba pelo piso.
Enquanto Jorge traz a brita, Suzana vai espalhando-a igualando os níveis, aplainado , na medida do possível, os desníveis.
A brita fica abaixo da cinta isolante dos alicerces, como pode-se observar na foto abaixo.
Para ver se estamos mais ou menos no nível, usamos a régua de pedreiro, como manda a arte do bom ofício.
Britas colocadas, Jorge começa a fazer as linhas do nível. Estas linhas irão permitir que se faça o piso seguindo um mesmo nível. Fizemos 3 linhas, que separaram o piso de 12m² em quatro panos, o que permite trabalhar com mais segurança, calma, e seguindo o nível em todos eles.
Na foto abaixo, Jorge medindo o nível da terceira linha, e pode-se observar as duas primeiras.
Depois de secas as linhas de nível, hora de fazer o piso… Bater a massa num traço 4 por 1, ou seja, 4 de areia, por um de cimento. Um traço forte, para um piso que irá receber muito transito e trabalho, máquinas, etc. Para este trabalho, a colaboração do Diego batendo a massa foi fundamental! Quanto deve ser grosso um piso? Trabalhamos com aproximadamente 5 cm, para criar uma bom piso.
O trabalho é pesado e incômodo- fazer um piso obriga a trabalhar agachado, se esticando para nivelar e alisar as partes mais distantes de casa pano de piso. Passamos a régua e depois uma desempenadeira, para deixar o piso o mais liso possível.
E assim passou o sábado, entre visitas de amigos, 16 massas batidas… Um bate a massa, outro vai colocando, nivelando, alisando…
No meio da tarde, sem correria, e com a ajuda do Zeca, finalmente a oficina estava com o piso pronto!
No dia seguinte, com um solzinho, até deu vontade de entrar, mas não custa nada esperar para andar pelo espaço…
Parabéns pela conquista!
Grande abraço!
Nane
Legal! Neste piso, dava pra dar uma queimada com cimento cru, pra ficar nessa cor?Ou para queimar vai mais algum processo?
Renato, o cimento queimado seria isso que você falou, seria colocar o cimento e alisar… Há uma postagem aqui no blog, inclusive com um filme mostrando o seu Zé fazendo o cimento queimado no nosso piso da casa.
Muitssimo obrigada, Voces teem contribuido e muito para comigo. Um grande abrao, Maria Tania.
Date: Mon, 8 Oct 2012 21:37:12 +0000 To: maria.tannia@hotmail.com
ipi ipi hurra….tá quase pronta ! isso me fez lembrar de que a gente não deve apressar o rio….saudades..
Ola gente!! aqui estamos proximos a fazer o chao da nossa garagem-galeria… Dei uma olhada no youtube sobre a tecnica para fazer o cimento queimado e tambem esta solucao mais rustica da oficina. Eu queria saber se sendo um piso onde à noite entra um carro é possivel ou melhor se é resistente o cimento queimado? A area é pequena (3m x 6m) e só é fechado de um lado com uma parede, o resto: colunas de eucalipto e em cima pauzinhos de eucalipto tambem só que mais finos. Queriamos fazer bonitinho, de cores com incrustacoes e tal, porque no dia é um espaco para curtir mas nao sabemos se é viavel… Beijos cordobeses
Oi, Veronica
Que bom ter noticias tuas, e que vão fazer esse espaço gostoso.
O que fizemos na oficina foi um contra piso +/- alisado. Isto poderia ser considerado como a base para o cimento queimado que se faz acima.
Sim, podes fazer o cimento queimado numa garagem, alias, existiram muitas garagens com esse piso nas casas das décadas de 30, 40 e 50.
Podem fazer com as cores dos óxidos corantes em pó e colocar enfeites como incrustações. Façam as provas de cor em pequenos mosaicos e esperem a secar para saber como vai ficar, logo fazem na grande superfície.
Também é recomendável fazer juntas de dilatação talvez nos 1,5 m tanto na largura como no comprimento. Isso evita o estouro do piso e se houver alguma rachadura ela não passa da junta.
Lembrem que podem usar cimento comum e o branco, dependendo das cores e tons que prefiram.
Vamos nessa e coragem que ficara muito bom.
Grande beijo e abraço ao parceiro.
Jorge e Suzana
Obrigadissima!!! Lá vamos entao. O parceiro esta desenhando ja!! Abracos Vero
Boa noite
Jorge e Suzana
Meu nome é Fernando sou da cidade de Brasília, como sou principiante, estava justamente pesquisando como fazer um piso pra colocar meu carro. Achei muito interessante o ensinamento de vocês exemplo: Como trabalhar com a brita, nível, o traço do cimento e areia, etc. Deixa ti fazer uma pergunta: Meu carro é um Fiat-Pálio, no traço eu poderia utilizar 05 latas de areia e 01 de cimento, será que vai ficar fraco demais o piso ? Espero sua resposta, enquanto isso vou adiantar o serviço.
Um grande abração pra vocês.
Fernando
Brasília, 11 de Julho de 2015
Oi, Fernando
Acho que seria melhor um traço mais forte: 1:3 ou 4.
Abraço
Jorge
Boa tarde.
Meu irmão está tentando fazer uma oficina e está com dúvida em qual piso colocar para suportar carro. Você me ajudar quanto a essa dúvida.
Oi, Lúcia
O mais importante é que o contrapiso seja forte e não queira quebrar pelo peso de um carro ou caminhonete.
Então, façam o contrapiso colocando, sobre a base nivelada com brita, uma malha “POP” da Guerdau(ferro 5 mm soldado em quadros de 10×10 cm.).
Logo fazem o carpete, cobrindo a brita e a malha com uns 5 cm de concreto 1:3 de areia média e cimento.
O acabamento pode ser um cimento queimado, um revestimento de cerâmicos, etc. Sempre para trânsito pesado.
Abraço e boas obras.
Jorge