2018 -ano de muito aprendizado – Parte 1

 

Pedimos desculpas à todos que seguem o blog, pois sabemos que ultimamente falhamos demais em publicar artigos. Na verdade, a vida anda nos presenteando com tantas coisas, projetos, etc, que acabamos falhando no quesito divulgação.

2018 foi um ano de coisas boas e importantes acontecendo. Nos nosso dois projetos, Yvy Porã com sua característica de acolhimento e transição de famílias que desejam viver no campo, e em Waikayu com sua proposta de produção, incluindo todas áreas de um design em Permacultura muitos aprendizados e realizações. E, englobando todos os projetos, vem a nossa atuação na formação e divulgação da Permacultura.

Para “colocar a conversa em dia”, iniciamos hoje uma sequência de 3 postagens sobre o ano que passou. A primeira dela terá o enfoque mais geral da divulgação da permacultura, cursos e ações em que participamos. A segunda falará sobre o projeto Waikayu e finalmente a terceira sobre Yvy Porã.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, nuvem, céu, planta, atividades ao ar livre e natureza

Temos como proposta de ações concretas o fortalecimento da Permacultura, e neste aspecto também foi um ano intenso, que começou com um encontro de amigos permacultores, que chamamos de Permamigos, este encontro foi em fevereiro, em Waikayu, e além de celebrar a amizade, trocamos informações, contamos o que andamos fazendo, estudamos e discutimos possibilidades de ações. Foram 5 dias deliciosos, e nele nasceu a ideia de um diálogo com os pioneiros da permacultura do Brasil para elaborar e publicar as bases para o PDC.

Efetivamente, Sérgio Pamplona e eu, Suzana Maringoni, acabamos levando adiante a ideia, dialogando e organização, juntos aos pioneiros,  Marsha Hanzi, Claudio Sanchotene Trindade, Jorge Timmermann, Suzana Maringoni, André Soares, Lucy Legan, Peter Webb, João Roquete, Marcelo Bueno,  Carlos Miller, Skye, Ivone Riquelme, Sérgio Pamplona,  publicado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, um documento chamado “Bases para um Curso de design em Permacultura”.

Na semana Santa outro ponto importante para nós: o PDC de Yvy Porã. Desde 2015 damos apenas este PDC. Desde 2008 é uma experiência única dar um curso de design em permacultura em casa, no nosso espaço, mostrando concretamente, como é possível viver a permacultura na íntegra. Vários motivos contribuem para que, de cada grupo, um grande número de pessoas saia efetivamente “permaculturando” por ai: vivenciar a permacultura numa casa que poderia ser a casa de qualquer um deles, grupos pequenos ( são no máximo 16 pessoas) e priorizamos casais ou grupos de parceiros, os 9 dias de imersão, a metodologia do curso através de projetos de trabalho e, finalmente … os instrutores – Jorge, Suzana e o parceiro Gardel Silveira , do Sítio Curupira, os três com embasamento teórico e muita, muita prática. No PDC de 2018 novamente tivemos um grupo lindo e comprometido, com várias famílias se instrumentalizando e efetivamente transformando a vida.

Sem dúvida o PDC de Yvy segue sendo um momento especial e gratificante para todos nós. Para os interessados, a data do PDC de Yvy Porã em 2019 será entre 13 e 21 de abril.

IMG-20181118-WA0001

Outros dois momentos lindos e gratificantes de 2018 foram as formações para instrutores de PDC. Este curso, que acontece a cada dois anos, teve uma exceção neste ano, e acabamos fazendo duas: uma em Waikayu, outra no Cariri- CE, trabalhando a permacultura com seriedade e responsabilidade.

Às vezes nos questionam do por que curso de formação de instrutores de permacultura? Por que o Brasil é enorme, e instrumentalizar permacultores sérios e com prática a dar bons cursos é uma maneira de ajudar na construção de uma cultura permanente.

Quem sabe um dia não sejam mais necessários instrutores de PDC, quando numa sociedade a educação e a permacultura andem de mãos dadas, e sustentabilidade seja o óbvio e usual.

Anúncios

Autor: yvypora

Um casal de permacultores participantes de um projeto coletivo, construindo sua casa, seu espaço e a sustentabilidade..

Uma consideração sobre “2018 -ano de muito aprendizado – Parte 1”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s