Produção caseira de Biodiesel

A recente greve dos caminhoneiros no Brasil nos remete à  pergunta sobre energia, e nosso modo de viver baseado e dependente do petróleo. Coincidentemente, este estudo sobre fontes de energia estava “no forno”,  esperando para ser revisado e publicado. Sincronicidade, ou realmente uma reflexão mais do que urgente!

Muitas vezes discutimos  questões que tem a ver com o consumo de energia e/ou as formas de ser mais autônomo em energia. Isto está diretamente conectado com o contexto e as pessoas envolvidas. Diversas estratégias podem ser desenvolvidas.

Costumamos dizer que existem três caminhos troncais e talvez infinidade de outros a serem trilhados. Os caminhos, a nosso entender são:

  • Diminuir o consumo de combustíveis e serviços ambientais.
  • Produzir trabalho a partir de recursos energéticos locais ou próximos.
  • Otimizar os sistemas de aproveitamento energético.

No primeiro encaminhamento estaria o repensar o uso e diminuir a demanda de energia, seja esta local ou provida por alguma empresa. Atualmente o melhor exemplo é a substituição das luzes por lâmpadas led.

O segundo se refere a todas as iniciativas de produção de combustíveis (sejam sólidos, líquidos ou gasosos), o aproveitamento das energia em fluxo na natureza (como vento, água corrente, energia solar radiante, etc.),  ou qualquer outra forma que nos ajude a cumprir as tarefas diárias.

No terceiro estão as ações que visam melhorar o sistema fazendo-o mais eficiente (exemplo os queimadores rocket que otimizam a combustão aumentando a temperatura e diminuindo o consumo de lenha) ou aproveitar os excedentes do trabalho, em geral calor, como uma fonte para gerar mais trabalho – pensemos em aproveitar o calor que se dissipa numa chaminé, para aquecer água ou para produzir energia elétrica, etc.

Nesta postagem estamos apresentando uma das formas de aproveitar recursos próximos para satisfazer a necessidade de combustível na propriedade. No caso o aproveitamento de óleo vegetal usado, nos comércios e nas casas, para produzir Biodiesel, com o aproveitamento posterior dos excedentes ou subprodutos.

Vamos a começar oferecendo um completo PowerPoint que, esperamos, provoque e encoraje à produção caseira de combustível; como assim também defina uma atitude de consciência ambiental, combativa e libertária frente ao atropelo e descaso dos grandes distribuidores de energia.

Na próxima postagem,  virão outras duas publicações. a primeira  para quem queira se aprofundar no embasamento químico da produção deste combustível. a segunda sobre o uso de um subproduto deste processo: a Glicerina.

biodiesel-producao

Anúncios

3 comentários sobre “Produção caseira de Biodiesel

  1. Providencial e motivadora a postagem e corroborando com a temática reforço aqui ao uso paralelo do metano oriundo de biodigestão anaeróbica, bem como a otimização da irradiação solar nos fornos e secadores solares! Gratidão e seguimos harmonizando!

  2. Pingback: A química do processo de produção de Biodiesel | Yvy Porã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s