Nova etapa de Yvy Porã

A vida tem ciclos e Yvy Porã também. Passamos a etapa de construção da casa, depois foi a fase do cotidiano, plantios, manutenção de frutíferas, etc. Sempre afirmamos que Yvy é um projeto coletivo, e hoje, reafirmamos: se não for coletivo, não tem sentido, não tem por que, não existe. Assim começa a nova fase de Yvy, e do blog, que deixa de ser o relato de apenas um casal construindo sua zona zero, um e dois, e passa a ser o relato de um projeto coletivo: clube, associação, ecovila, condomínio, ou como se queira chamá-lo.

DSCN6738

O primeiro passo foi retomar com o grupo original de Yvy algumas demandas há muito deixadas fora das prioridades: caminhos e açudes.

DSCN6740

A prioridade, em ano de El Niño, foi refazer os caminhos existentes, e abrir alguns novos, pois com as chuvas de 2015, que totalizaram 2670mm no ano, o ascesso a Yvy estava realmente precário. Conversamos com o Jorge Hackel, que faz estes trabalhos em São Pedro de Alcântara, e agendamos os trabalhos. Primeiro veio a máquina de esteiras, que trabalha bastante rápido, e seu maquinista, Wanderlei. Com uma máquina que é um monstro de grande, Wanderlei trabalha com uma docilidade e precisão assustadora e encantadora.

DSCN6742

O primeiro trabalho do dia foi o açude da Casa Mãe, iniciado há uns 5 anos, que precisava ter a taipa levantada ainda mais um metro, pelo menos. A terra para a taipa foi retirada do Morro dos ventos, e fazendo o caminho para o sul da propriedade.

A cada conchada que Wanderlei retirava, íamos vendo tanto o caminho, como o açude sendo desenhados.

DSCN6755

Insistíamos em levantar o nivel da taipa e do caminho entre a Casa Mãe e a Casa da Montanha, para isso demos muita sorte, ao escolher um barranco para tirar terra, nos deparamos com um belo material para a estrada, cheio de pedras, quase o material chamado macadame. Terra e pedras são ótimos para caminhos, mas péssimos para taipas de açudes, as taipas de açudes devem ser exclusivamente de terra argilosa.

DSCN6763

Assim, Wanderlei puxou este material e deu um belo nível à estrada.

DSCN6767

Gentilmente ele nos perguntou se queríamos que limpasse os galhos e pasto de dentro do açude, trazendo toda esta lama cheia de matéria orgânica para a borda. Obviamente autorizamos e agradecemos a proposta, imaginando que seria um montinho de lama. Saimos para almoçar, e qual não foi nosso espanto, ao vermos que ele entrou com a máquina no açude, e limpou todos o espelho dágua. Assim, agora, ao lado da casa Mãe, temos um belissimo açude, que irá se enchendo nestes dias.

DSCN6769

Foi realmente um belo dia de trabalho, trazendo o ânimo e a beleza de Yvy Porã. Ai a foto na mesma persectiva da primeira foto da postagem, com o trabalho feito.

DSCN6791

 

Anúncios

7 comentários sobre “Nova etapa de Yvy Porã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s