5 Comentários

Lua minguante de fim de inverno= manejo de frutíferas

DSCN6332

Nos ciclos da natureza, novamente chegamos à ultima lua minguante dos meses sem R, anunciando o fim do inverno. 2015 vem sendo um inverno de El Niño, bastante quente, e aqui no sul, alternando períodos com mais chuva e depois um tempo de seca. Assim , que aproveitando a lua minguante de agosto, fizemos a poda e manutenção das nossas frutíferas- parreiras, pêssegos, caquis, pera e cítricos.

A planta, como todos os seres vivos, tem uma série de hormônios, no nosso caso interessa olhar dois deles em especial: o do crescimento e o da frutificação. Nos galhos que vão para cima, num crescimento vertical, quem domina é o hormônio de crescimento, fazendo galhos e folhas.

DSCN6306

Nos galhos mais horizontais, quem predomina é o hormônio de floração , e por consequência a frutificação. Assim a poda visa ir dando a forma à planta, para favorecer a frutificação.Na foto abaixo um pessegueiro antes da poda.

DSCN6303

E depois da poda:

DSCN6309

Os pessegueiros, como o da foto acima, e ameixeiras devem ser podados em forma de cálice, para que o sol entre na copa da planta, prevenindo o aparecimento de fungos e favorecendo a frutificação.

DSCN6310

Já os cítricos podem ter uma poda menos severa, mas ainda assim abrindo espaço na copa e priorizando os galhos horizontais aos verticais.

DSCN6313

Nas parreiras a coisa é mais radical, já que essas plantas frutificam apenas nos ramos do ano. Em cada vinha a poda visa deixar apenas o caule e as primeiras gemas, que dão a forma à planta. Em breve ela soltará os galhos do ano, que encherão o parreiral de verde, folhas, e frutos.

DSCN6329

Nossas plantas vem sendo tratadas há 3 anos, com adubação com esterco de vaca e as podas. Mostraram uma boa resposta , começando a dar frutos. Neste exato momento as roçadas e a colocação de palhada nos pés das plantas precedem a poda.

DSCN6324

Nosso pequeno parreiral estruturado em espaldeiras, está orientado de norte a sul, de maneira a receber a luz do sol todo o dia , favorecendo a ventilação e o sol. Antes da poda, cada planta parece uma cabeleira desordenada, com os galhos secos esticados para os lados.

DSCN6323

Ai a tarefa é apenas “conversar”  com a planta, seguindo o princípio da permacultura que diz “Observe e Interaja”.

DSCN6325

O mais difícil desta tarefa é nosso medo em cortar, mas como nos ensino o Pedro Marcos, amigo permacultor com longa experiências neste manejo:”queres lenha ou uvas?”. E ai, devagar vamos dando a forma às plantas.

DSCN6322

 

 

 

Anúncios

5 comentários em “Lua minguante de fim de inverno= manejo de frutíferas

  1. Tão bom ler postagem nova de vocês justamente quando decido voltar às minhas tentativas de horta em casa. Um gás a mais e conhecimento pra organizar as frutíferas que já tenho aqui. Boa interação para nós!

  2. Este ano vou fazer a horta aqui em casa. Terra preparada pronta para receber as primeiras mudas. Vou precisar de dicas. Abraços a todos e parabéns pelo excelente trabalho.

  3. Olá Jorge e suzana! Tudo bem?

    Estou quase terminando a construção da nossa casa, feita toda seguindo os principios da permacultura: com tijolos de adobe, circulo de bananeira, Bet, ainda falta fazer as cisternas, é o resultado do PDC da chácara boa vista, da Karin, demorou mais estamos no fim, terminando vamos nos mudar para o sitio, e desenvolver muitos projetos.

    Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar para o Jorge, como fazer a um contrapeso para porteira, tem um video de um inventor mineiro no youtube, mas é muito vago, não dá para entender, precisa ter mais conhecimento. Se tiver um tempo por favor me ensine como fazer.

    É isso, vou continuar meu trabalho, quero ver se até o fim do mês dá para mudar.

    Uma de nossas filhas se mudou para Curitiba, quando tivermos oportunidade vamos lhes fazer uma visita.

    Um grande abraço a todos e parabens pelo trabalho.

    Geraldo

    • Oi, Geraldo
      Que boa surpresa saber de todos essas construções!
      Quando quiserem podem nos visitar, é só mandar mail e marcar a data; já que viajamos com bastante frequência.
      Em quanto a tua pergunta não me fica claro se é uma porteira de fazenda, com abertura lateral de uma ou duas portas, ou um portão basculante.
      Me conta mais do teu projeto e/ou qual o vídeo no youtube.
      Abraço.
      Jorge

  4. […] final do inverno é hora de podar frutíferas, como já foi publicado aqui no blog. Temos a honra de compartilhar a vida e aprender com outros […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: