Deixe um comentário

Cuidados com a horta no verão

Verão se aproximando e se esta é uma estação deliciosa para conviver e aproveitar o sol, praia, banhos de rio, etc, para a horta é sempre uma época dura! Ainda que aqui em Santa Catarina chova bastante, e que a palhada mantenha a umidade no solo, o sol é muito forte e as plantas sofrem! Na foto abaixo, o sombrite, mostrando a malha, e em primeiro plano, nosso pluviômetro, que nos ajuda a medir a chuva já há 3 anos.

DSCN2259

Como em anos anteriores, nossa solução para esta época é colocar um sombrite estendido sobre a horta. Sombrite é uma tecido de polietileno, resistente ao sol, e que filtra, no nosso caso, em 50% os raios solares. Como tela permite que a água das chuvas caia sobre as plantas.

DSCN2260

 

Nossa estrutura é absolutamente sazonal- ela é colocada agora em fins de dezembro e fica até fevereiro, por isso é uma armação bastante simples. São apenas estacas de bambu que ajudam a estender a tela, que fica amarrada a elas.

DSCN2251

Neste  momento nossa horta tem alfaces, rúculas, berinjelas, salsa, repolhos, tomates, brócolis, abobrinhas, cebolinhas, hortelã, morangos, cenouras, além de ervas aromáticas, phisalis e aipim nas bordas.

DSCN2254

A tela é esticada mais alta ao leste, para que o sol da manhã entre, e mais baixa no oeste, um setor sempre mais quente. Assim, protegemos nossas horta nesta época, em que uma saladinha recém colhida é tudo de bom!DSCN2261

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: