Plantio de aipim

DSCN1975

Terminando  o inverno  a vida começa a pulsar, as flores aparecem, os pássaros ficam mais ativos, etc. Uma das atividades recomendadas pela tradição do litoral de Santa Catarina, é o plantio de aipim, já que dizem que os melhores aipins são plantados na lua minguante de setembro. Também é uma boa época para receber amigos voluntariando!  Assim, aproveitando a dica, resolvemos fazer uma pequena roça.

DSCN1979

Para esta tarefa, nossos amigos e voluntários, Chantal e Jayson, se entusiamaram e sairam plantando. Ambos fizeram o PDC de Yvy Porã, ela em 2013, ele em 2014.

DSCN1972

Nossa pequena roça ficou ao lado da garagem, uma borda com algumas frutíferas, e solo bastante pobre, mas com boa drenagem.

DSCN1973

O apipim é uma planta bastante rústica, que vai bem em solos pobres. Nosso cultivo já vem sendo replantado há anos, sempre em bordas das zonas um e dois.  Por exemplo, temos aipins na parte externa da horta, ao lado de frutíferas e também nas bordas de caminhos.

Seguindo a lógica de que seu jardim é seu mercado, não há por que colher todos de uma vez. Ou seja, colhemos apenas o que vamos consumir a cada dia, deixando a planta no melhor lugar para ser conservada, que é na terra. Claro que aí deve-se levar em conta o tempo de amadurecimento da raiz ( no nosso caso entre 1 e 2 anos), pois com mais que isso ela se torna muito fibrosa, dura, etc.

DSCN1974

Temos hoje plantadas algo perto de 50 plantas, que , nesta lógica de colheita paulatina, abastece uma família tranquilamente durante um ano, já que cada planta fornece aipim para pelo menos duas refeições.

 

Anúncios

7 comentários sobre “Plantio de aipim

    • Olá, Amilton
      Para voluntariados, queremos trocar alguns mails, para te conhecer melhor, já que Yvy é a nossa casa. Assim, nos envie, para suzana@permacultura.org.br, um mail nos contando sobre você, sua formação, interesse em permacultura, etc. Nosso outubro está bem complicado, mas podemos ir nos conhecendo…

  1. Olá, Yvypora
    Sou adepto à permacultura porém ainda me falta galgar pilares para me sustentar nela. Tenho um sítio em Água Boa – Pr. Gostaria de trocar experiência com vcs e quem sabe trazê-los para fazer uma palestra aqui no meu Rancho. Se tiver interesse dê uma olhada na página do Ranch21 no Face ou procure por JL Venancio. Parabéns pela Casa da Montanha! Abç.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s