6 Comentários

Frutíferas

No mesmo dia do mutirão de colheita do bambu, fizemos a poda das frutíferas, ou seja, na semana da lua minguante do fim do inverno. O parreiral, que foi resgatado no ano passado, quando Pedro Marcos e Eluza nos ensinaram a arte da poda, agora já tomou mais forma e a tarefa não foi tão misteriosa.  DSCN1664

Seguimos deixando apenas 3 gemas para cada ramo que sai do principal, e apenas um galho por ramo, já que, em geral, as plantas dão frutas nos galhos crescidos no ano.

DSCN1706

As parreiras, em especial, soltam muitos galhos a cada primavera, e apenas neles é que nascem os cachos. Assim, esta poda de inverno busca deixar e fortalecer a planta apenas no tronco da planta, possibilitando que toda a energia venha para galhos novos e que frutifiquem.

DSCN1707

Como Yvy Porã  tem um clima chuvoso, nosso parreiral tem a forma de espaldeira, orientada de norte a sul, assim, é como um muro, que recebe sol tanto pela manhã (sol de leste), como pela tarde (sol de oeste).

DSCN1709

Neste inverno também fizemos uma adubação verde, com ervilhacas e nabo forrageiro, além das roçadas das samabaias e outros capins nativos. As roçadas são deixadas ali mesmo, afastadas dos caules das plantas, e que aos poucos vão criando um solo fofo, cheio de vida e de micro organismos, ou seja, tanto a adubação verde, como as roçadas visam criar o solo, possibilitando a vida ali.

DSCN1712

Além das uvas, também podamos os cítricos, ameixas, pêssegos e caquis.  Esta é uma arte que se aprende, se estuda e se experimenta. As plantas frutificam nos galhos mais novos, e gostam de sol para frutificar, além do que, a entrada de sol no meio da copa previne o aparecimento de fungos.

DSCN1724

As árvores também devem ficar numa forma e altura que facilite a colheita.Assim, a poda segue esta lógica, abrir espaço para que o sol entre e que o car circule, brincamos que a poda deixa espaço para a planta “respirar”. Os ramos que vão direto para cima são cortados e privilegia-se deixar apenas os galhos que seguem mais na horizotal DSCN1725No final, a planta vai tomando a forma de uma taça, aberta, como mostra a foto abaixo.

DSCN1721

Anúncios

6 comentários em “Frutíferas

  1. Que legal aprender com a parreira, na arquitetura é parecido: em um clima úmido as paredes maiores orientadas a leste e oeste ajudam a reduzir a umidade dos ambientes internos, e grandes aberturas nestas paredes ajudam com a ventilação cruzada. Como isso aumenta a entrada de sol e geralmente de calor, se faz necessário sombrear as aberturas com beirais – ou com parreiras cheias de folhas de primavera!
    Beijos!

  2. Já havíamos começado a reduzir o nosso lixo a quase ZERO, transformando o que dá em adubo, assim começamos a nossa horta em casa. Dos 7 Caramoela que importamos de Yvypora, depois de quase 2 meses, brotaram 2. E plantamos direto no solo do sítio. Hoje começamos a preparação dos canteiros. Orem por favor para que tenhamos sabedoria e que possamos lembrar das diferentes dicas dadas no PDC!

  3. Bom Dia! Pessoal sempre acompanho o blog de vcs, e acho bem legal a ideia de colocar todas essas variedades de informações, sobre o cultivo, plantas, modo de viver.. é muito gratificante. Estou aprendendo a fazer suco de uva natural, e como sou iniciante tenho muito q aprender.. mas já andei vendo o método de vcs e estou tentando implantar algo parecido aqui em casa.. uso uva bordo orgânica, q consigo com meu sogro, e faço numa panela para suco aquecida com gás.. e é nisso q estou tentando ampliar, quero mudar de gás para fogo, ou seja tentar fazer algo parecido com o fogão a lenha q vcs usam, assim consigo produzir uma quantia maior com economia. peço a vcs uma idéia se possível de como é esse processo de aquecer aquelas panelas com fogo a lenha? talvez uma idéia simples me ajude a eu mesmo usar o q já tenho, e não precisar investir muito para conseguir o q quero.. obrigado pela atenção!

    Natalino

  4. […] parreiral, mostrado no momento da sua poda de inverno, se pintou de verde e, como resultado dos dois últimos anos de manejo mais cuidadoso, já dá […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: