1 comentário

A horta e o reboco da paredinha feitos no III PDC

No III PDC de Yvy Porã, realizado na semana Santa, propomos algumas práticas que ilustrem os conteúdos propostos por Bill Mollison para este curso. Na postagem de hoje iremos voltar a duas destas atividades: a horta e a paredinha de pau-a-pique duplo feitos lá na Casa Mãe…

Outro ponto desta postagem tem a ver com o vínculo feito com os novos permacultores, agora parceiros de caminhada. Por estarem mais perto, pois  muitos vivem em Santa Catarina, este grupo do III PDC tem voltado a Yvy Porã, para conversar, compartilhar e recarregar as baterias. Neste fim de semana, “a familinha” – Martina, Zeca, Marja e Zé – voltou para nos visitar e ajudar, compartilhando a vida  e comendo pinhão!

DSCN1466

Na postagem anterior explicamos como foi feita a horta como prática do cultivo de alimentos na zona 1, e vejam como é fácil e lindo transformar seu gramado em um jardim de alimentos! Menos de 40 dias depois, colhemos com os amigos uma bela alface plantada por eles durante o curso. Até a Martina se espantou com a explosão de vida da horta!

DSCN1453A alface é uma das olerícolas mais fáceis de cultivar e de produção muito rápida! Nosso almoço colhido na hora, teve alface, cará moela e um porquinho com gengibre. Sucesso!

DSCN1457

Como já dissemos, ao longo do PDC trazemos algumas práticas para ilustrar os conceitos e conteúdos trabalhados. Para as aulas de construções apropriadas, buscamos que as pessoas se autorizem a colocar a mão na massa e construir algo. Na foto abaixo, Lourdes, Tábata e Gerlane extraindo a baba de cactos para fazer tinta.

IMG_2418

No curso deste ano, as práticas foram de pintura com baba de cactos, um banheiro seco provisório e o preenchimento de uma pequena parede na área externa da Casa Mãe. Na foto abaixo, Rodolfo e Zé colocando as taliscas para a parede.

IMG_2434

Neste fim de semana, como o casal estava animado para trabalhar, encararam o reboco interno desta parede de pau-a-pique duplo, que foi feita com uma estrutura de madeira preparada pelo Jorge antes do curso, e preenchida com palha e barro contidas por taliscas de bambu.

DSCN1467

Marja e Zé Guilherme estavam mesmo empolgados! Fizeram uma massa de barro peneirado, areia e cal. Como era apenas a parte interna, não usaram nada de cimento. Com carinho e no maior pique, a dupla fez um reboco lindo, sob o olhar dos pequenos Zeca e Martina! Gracias, meninos! Ficou demais!

Anúncios

Um comentário em “A horta e o reboco da paredinha feitos no III PDC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: