Manutenção- cuidados com a horta e a casa

Verão chegando, época em que a grama cresce, tudo explode em verde, lindo, mas… trabalhoso, pois a grama também toma conta dos caminhos. Um problema e uma oportunidade! Este excedente de biomassa da roçada dos caminhos é um excelente material para refazer os canteiros, abastecendo-os de palhada. Canteiros pertinho da casa são espaços  para cultivo de alimentos, mas também são espaços de embelezamento, de contato com a terra, de viver os tempos e os ciclos da natureza! Aproveitamos a presença e disposição dos nossos estagiários argentinos, e fizemos uma força tarefa para este trabalho.

DSCN0787

Diego roçou todo o caminho de entrada de Yvy Porã, que são uns 300m , Santiago e Martin recolheram o pasto, Jorge, Suzana, Gisele e Lucas reorganizaram os canteiros.

DSCN0692

Percebemos que fazer uma borda de contenção com as madeiras ajudou a manter os canteiros, esta tarefa foi feita no início de 2013, em parte da horta. agora decidimos ampliar para os canteiros mais antigos. Jorge cortou as madeiras e fomos dando forma, ampliando-os em alguns espaços.

DSCN0698

Em seguida, nivelamos a terra, trazendo composto para as partes ampliadas. Como em outros anos, fizemos o que Suzana chama de uma torta fria: camadas intercaladas de terra, palha, esterco curtido  e palha novamente.

DSCN0703DSCN0712.

.

.

.

.

.

.

.

.

Depois, abastecer os caminhos com serragem, ou casca de arroz (neste caso), e como já explicamos outras vezes, falamos em 3 funções para isso: manter a grama longe dos canteiros, manter a umidade na altura das raízes das plantas, criar solos, já que a serragem irá se compostando e virando solo rico para uso futuro, e ainda faz com que os pés fiquem limpos ao ir a horta!

.

DSCN0717

Canteiro pronto, esperamos um ou dois dias para o plantio.

DSCN0721

Como a palha recolhida era muita, ainda aproveitamos para refazer as panelas das frutíferas perto da casa, Gisele se dedicou a isto com alegria.  Retirada a grama, era colocar uma boa quantidade de pasto roçado. Nesta palhada, temos feito pequenas hortas, plantando ali cenoura, couve rabano, rabanete, vagem e na parte mais sombreada tomates.

DSCN0839

Como todo verão, também aproveitamos para tratar as madeiras da casa, pintando com uma mistura  quente de óleo de linhaça, querosene e cera de abelha. Esta mistura busca tratar por impregnação a madeira, assim, não é uma capa, mas a ideia de um banho, que a madeira absorva estes materiais.

DSCN0537

Isto é feito em todas as madeiras externas, tanto do coord wood, como de vigas, pilares e madeiras externas. Isto foi quase uma brincadeira para nosso quarteto argentino, que com capricho fizeram tudo em uma tarde!

DSCN0538

E assim, a Casa da Montanha fica bem linda para entrar em 2014! FELIZ ANO NOVO a todos os amigos de Yvy Porã!

DSCN0543

Anúncios

5 comentários sobre “Manutenção- cuidados com a horta e a casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s