Rebocando a Oficina do Jorge

Nossa oficina tem toda uma história, desde a geodésica, até a construção nova, que já vem funcionando a mil. A nova obra foi feita com alicereces de tijolos, estrutura de eucaliptos roliços e paredes de palha, barro, presas em uma tela de alambrado. Por fora foi colocada uma tela de pinteiro, de plástico, presa ao barro com grampos de ferro. É mesmo incrível que a palha com barro tenham resistido um ano recebendo chuva e estavam praticamente impecáveis! Durante o PDC de 2013, chegamos a fazer o reboco da parede sul, uma das que recebe mais chuva, mas reconhecemos que estávamos meio “preguiçosos” para fazer o resto.

hermanitos copy

Desde que estamos vivendo o tempo todo aqui em Yvy, a rotina de visitantes tem sido bem mais intensa, já que nossa disponibilidade para receber  tem sido bem maior. Bem, recebemos uma proposta de voluntariado de um pequeno grupo de jovens argentinos, que estão fazendo uma longa viagem de bicicleta, os irmão Santiago, Lucas, Martin e Gisele, companheira de Santiago. Depois de muitas conversas, conhecendo as regras do local, etc, a turma chegou aqui, sim , em bikes, no sábado à noite.  No dia seguinte, começamos o trabalho.

Como nosso clima é chuvoso e a oficina recebe muita água, decidimos fazer uma massa de reboco de solocimento:

  • 3 baldes de terra na proporção 70% de areia e 30% de argila
  • 1/3 balde de cimento
  • 1/3 balde de cal

DSCN0483

O primeiro passo, depois da massa pronta foi molhar bem a parede para receber a massa. Ai é hora de começar a colocar a massa, passando bem para dentro da tela plástica. Em alguns locais fizemos uma massa muito mole, que foi chapiscada com colher ou broxa, assim, a massa grudava melhor.

DSCN0517

Os meninos muito animados e esforçados, começaram a trabalhar e pegaram o jeito rapidinho.

DSCN0491

No primeiro momento a massa foi assentada com as mãos (usando luvas) ou colher de pedreiro. Assim, rapidamente a parede foi sendo coberta!

DSCN0499

Nossa proposta era proteger as colunas de madeira também, assim, a tela de plástico passava por fora , abraçando a coluna, que também recebeu massa. Reboco em madeira é difícil de grudar, para isso usamos a tela e pregos, que ajudavam a fixar o mesmo como mostra a foto abaixo.

DSCN0505

Outro detalhe que mereceu cuidado foi a parte de baixo, no encontro do reboco com o alicerce. Como a tela passava por fora, fizemos o reboco descer bem, a fim de que a probabilidade de que a água tivesse contato com a palha fosse ainda mais reduzida.

DSCN0497

Na parede de traz o desafio foi vencer a vertigem da altura, ali colocamos um andaime e Santiago usou uma corda de segurança para trabalhar no alto.

DSCN0513

Depois que o reboco puxou, hora de alisá-lo com as colheres de pedreiro, para que a água realmente escorra ao cair nesta superfície! Na foto abaixo as paredes leste e o  norte já alisadas!

DSCN0522

Assim, com muita animação e disposição, a turma em 3 dias fez toda a oficina, inclusive fazendo um acabamento bem alisado na parede sul, que já tinha reboco, ficando então finalmente terminada a oficina do Jorge.

Gracias, chicos, bikers de nuestro corazón!

DSCN0532

Anúncios

4 comentários sobre “Rebocando a Oficina do Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s