3 Comentários

Queimador de álcool para aquecer água para banho

Depois do êxito do aquecedor de água com lenha na Casa da Montanha, seguindo em parte a teoria do rocket stove, decidimos realizar o mesmo na casa mãe. Tudo foi quase igual: a estrutura básica de tijolos, assentados com barro e açúcar, grade e porta de ferro fundido e boiler de aço inóx reutilizado.

RoquetCasaMae

Só que não consideramos um dos aspectos fundamentais na construção de um fogão, que é o dimensionamento da chaminé. Explicando melhor. Usamos um boiler que havíamos comprado nos inícios do sitio Yvy Porã. Este tinha um diâmetro muito pequeno na saída da chaminé (5-7 cm), uma saída adequada  para queimar gás, mas não para queimar lenha. Porém só percebemos este erro com o tempo.

Instalamos o aquecedor e com apenas alguns dias de uso ele entupiu, começando a jogar fumaça pela porta. Imaginamos que poderia ser um  problema de lenha molhada, ou mau uso… No entanto, durante o PDC de 2013, verificamos que ele entupiu, ficando cheio de uma fuligem muito densa e dura que inviabilizou o seu uso.

Como sempre, aprendemos através de erros e sua correção. Agora sabemos, na prática, que uma chaminé para um queimador a lenha, ainda que seja um rocket, que queima melhor, precisa de uma vazão determinada e esta não pode ser menor do que 12 cm de diâmetro.

Para um queimador de gás, por exemplo, que queima sempre com chama azul e não cria fuligem, podemos usar uma chaminé com uma vazão bem menor e assim aproveitar melhor o calor gerado na combustão.

O que fazer com o sistema de aquecer água para banho na casa mãe? A alternativa de usar gás, no caso propano/butano, não é coerente com a nossa visão de diminuição no uso e queima de combustíveis fósseis. Frente a estes fatos ficou a compreensão de que teríamos que trocar o boiler e reformar a instalação de água (possivelmente para adaptá-la ao novo recipiente) com o consabido desânimo que isto produz. Mas… vejamos o contexto em que estamos, será que nele não existe outra solução para o problema?

Ou seja, frente aos fatos tínhamos duas opções: trocar o boiler ou trocar o combustível. Existe outro combustível que não crie fuligem e queime azul? Sim, e o Brasil produz a partir de recursos naturais renováveis. Este combustível se encontra facilmente nos postos… O Álcool!!

No nosso município, com uma expressiva população de origem alemã, um dos cultivos mais comuns é a cana de açúcar e o derivado mais produzido é a  cachaça. Esta última é 50% álcool!!! Podemos até pensar em destilar o nosso próprio combustível.

Desta forma começou a construção de uma nova geração de aquecedores e nos empolgamos novamente com a possibilidade da inovação, saindo do fracasso anterior, passando a uma energia criativa. Fizemos as provas de consumo de álcool e formas de queima que devem ser eficientes e seguras. A primeira prova foi queimar álcool numa lata de leite em pó) com furinhos (nosso queimador protótipo) que atuava de evaporador e fornalha, e debaixo um lampião com pavio para fornecer o calor de evaporação.

QueimadorPrototipoColocado dentro da câmara de combustão do fogão e posto a funcionar, o resultado foi tão bom ( 1,5 l. de álcool aqueceu 125 l. de água em uma hora) que decidimos investir no desenvolvimento de uma instalação mais adequada para um queimador e depósito que sejam eficientes e seguros.

A eficiência seria queimar o álcool com base à prática já aprovada e a  segurança estará no fato de usarmos um evaporador que se autoaquecesse (porque ele é baixo o suficiente para que o calor da chama atinja a sua base e evapore o álcool) e com uma quantidade mínima de álcool dentro. Assim o primeiro evaporador desta nova proposta foi o nosso protótipo cortado. Para que a quantidade de álcool dentro do evaporador se mantivesse mínima, devimos incluir um registro de pequena vazão (oito gotas/segundo) para que a queima do combustível seja semelhante ao aporte deste no vaporizador.

08-VaporizadorComposto

Por outro lado, o tanque de combustível é de chapa e cabe dentro a quantidade suficiente (aprox. 1,5 – 2 l. de álcool) para aquece-lo numa única carga.  Este foi feito usando velhas latas de querozene, como mostra a foto abaixo.

03-TanqueCombustivel Assim com peças de latão e cano de cobre, para instalações de gás, armamos o nosso sistema de reserva, registro controlado e queima de álcool, para instalar debaixo do boiler  e assim aquecer a água para banho na casa mãe.

01-QueimadorAlcool

As provas de aquecer água, com este novo dispositivo, também funcionaram bem, mostrando-se seguro e sem fazer essas pequenas, mas incômodas, miniexplosões que fazem os combustíveis (líquidos e gasosos) ao se aproximar uma chama.

Logo trocamos o evaporador por um novo com maior diâmetro para que aumente o diâmetro e tamanho da chama, assim aumentamos a eficiência do intercâmbio de calor dentro da câmara de combustão. O novo evaporador/queimador foi feito com uma lata de cera em pasta, como mostra a foto abaixo.

09-NovoVaporizador

Depois disto, o queimador foi instalado, dentro da câmara de combustão do ex-rocket e o cano de cobre de alimentação do álcool por gotejamento chega lateralmente e diretamente dentro do evaporador, como mostra o detalhe da foto abaixo.

Queimador

Novo sistema pronto, respeitando a funcionalidade e a segurança, já que o depósito de alcool fica longe da área de fogo, e o combustível, chega por gotejamento à câmara de combustão, que ainda tem uma porta, visando a segurança.

AquecedorAguaAlcool

Anúncios

3 comentários em “Queimador de álcool para aquecer água para banho

  1. Uau! Vocs ganham do “Professor Pardal” !!! KKKKKK….. Parabns e muito grata por compartilhar!

    DENISE

  2. Muito interessante!! Parabéns pela inovação!

  3. Este tipo de queimador funciona bastante bem com oleo comestivel usado. Tem de preaquecer com alcol e depois calibrar bem a entrada de ar. Tambem si a combustiao ficar muito suja pode misturar um pouco de alcol para melhorar a chama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: