63 Comentários

Colocando a chaminé no fogão da casa Mãe

A instalação de uma chaminé parece uma tarefa muito simples, é só alinhar o fogão com a chaminé, fazer um furo no telhado e tudo certo. Bom, não é bem assim, começando pela escolha dos materiais. Recomendamos que os tubos da chaminé  sejam de aço inox, já que o de galvanizado não duram mais que um ano. Uma  instalação, pensada como simples, na realidade, quase sempre aparecem  fatos que complicam com algum imprevisto, ou vários!!!

Fomos instalar a chaminé da Casa Mãe, que tem um telhado com telhas de barro, no estilo capa-canal. Ai começaram as complicações, já que não conseguimos uma telha de chapa para substituir a telha de barro que devia ser furada para dar passagem à chaminé.

A solução encontrada foi fazer uma de alumínio. Para isto basta colocar um pedaço chapa de alumínio, de uma calha velha, moldá-la com o martelo de borracha e o martelo bolinha.

01-TelhaMoldadaAluminio

Na instalação, o cano da chaminé deve encaixar no cone da chapa que segura a chaminé no forro. Estas peças estão à venda no mercado, em lojas de fogões a lenha e agropecuárias.

02-ChapaForroNova

Pensamos que uma forma de deixar a chaminé bem firme sobre o fogão,  garantindo maior estabilidade e firmeza da mesma, seria passá-la  através da chapa do forro de forma bem justa aproveitando a cone.

03-ChapaForroAparada

Aparando o cone no diâmetro do cano da chaminé conseguiu-se fazer com que este passe bem ajustado e firme.

06-ChapaEncaixadaComposta

Resolvido isto, agora sim, é só juntar as peças no local da instalação, com chaminé e fogão!  Mas não é tão assim, logo de início vimos que a instalação traria algumas surpresas.   Primeiro passo, colocar o prumo para ver onde estará a chaminé. Para isto coloca-se um prumo, centrado no buraco de saída do fogão.

07-PrumoFuroForro

Com o prumo de pedreiro se ajusta a vertical para definir o local do furo por onde passará a chaminé. Este deve ser suficientemente grande para que o metal quente não encoste na madeira. Neste momento, a torcida é para que o local do furo, alinhado com o fogão, não seja exatamente sob um dos caibros ou ripas do telhado.

10-FuroForroComposto

Nisso demos sorte, pois o nosso furo, grande o suficiente, ficou ao lado de um caibro e uma ripa. Ou seja, foi suficiente, porém deixou pouca margem para manobras. Em seguida ao furo, deverá ser colocada a chapa que segura a chaminé no forro. Esta peça permite que a chaminé fique firme e longe da madeira e fixada com quatro parafusos.

14-ChapaVistaInstalada

Na foto acima, a instalação, pelo lado de dentro já aparece pronta, com a chapa de metal instalada e a chaminé bem firme até aqui. Agora é sair e terminar a instalação pelo lado de fora, isto é, acima do forro.

Por cima aparece o cone e o cano da chaminé transpassando o forro. Na foto abaixo, percebe-se a localização da chaminé, perto do caibro e de uma ripa.

16-SaidaForro

Mas, observando melhor o telhado, vê-se um grande problema! Note que o alinhamento da chaminé bate “JUSTO” no centro entre duas telhas!!! Ou seja, a chaminé está na parte da telha que se chama canal, que é por onde desce a água do telhado. Que beleza… era todo o que não se quer. Alguma solução tem que ser encontrada, pois não é possível que a chaminé impeça que a água de chuva desça pelo canal,  o resultado disto seria, no mínimo, uma grande goteira escorrendo pela chaminé.

A solução foi adaptar a telha de metal mostrada no início da postagem. Jorge foi aparando a chapa para que possa ser transpassada pelo cano de inox. Primeiro passo, fazer as abas de aproximação entre a telha e a chaminé.

18-AparandoTelha

Em seguida, moldar um novo e diferente canal, fazendo uma curva, de modo a não ser obstruído pela chaminé… Assim, deformou-se a capa e o canal da telha, fazendo uma curva, para que não se forme um dique e a água passe livremente.

20-TelhaAluminio

Agora sim, pode-se instalar a telha de alumínio, cortar e acomodar a telha de barro na metade oposta e fazer a vedação com silicone para alta temperatura.

ChamineInstalada

Anúncios

63 comentários em “Colocando a chaminé no fogão da casa Mãe

  1. Irada! profissionalismo nota 10. Parabéns

  2. No começo parece ser uma tarefa fácil, mas logo dá para ver que é simples somente no papel. Na realidade, cada trabalho manual parece ser mais difícil que previsto! Parabéns ao Jorge por ter resolvido tudos os problemas. Aprendi muito com o post.

  3. Tive o mesmo problema aqui em casa e ainda caí na besteira de colocar uma chaminé de 15 cm de diâmetro, e a minha telha é aquela antiga colonial feito nas coxas, rsrs.Imagina o tamanho do problema.
    Fiz o desvio da calha com chapa ,mas não muito perfeito igual ao seu, e tenho vazamento que escorre pela chaminé.Vou seguir essa dica e fazer a reforma.
    Valeu , Abraço!

  4. Parabéns pela boa vontade em resolver essa problematica.

  5. Boa tarde! primeiramente parabéns pelo blog, além de lindo,belas fotos,nos ajuda muito…Gostaria de saber onde você comprou aquele encaixe da chaminé, é que também vou instalar um fogão a lenha aqui em casa e o forro também é de madeira, gostei muito da solução, mas aqui onde moro nunca tinha visto essa peça, gostaria que me ajudassem, super beijos e continuem postando essas coisas lindas que tem nos ajudado muito!

    • Oi, Katiuscia
      As peças para instalação de chaminé se compram nas lojas de material de construção ou agropecuárias.
      Dependendo do tipo de telhas, que tenhas no teu telhado, não existem peças adequadas; foi esse meu caso e teve que moldar uma chapa de alumínio para a saída exterior da chaminé.
      Abraço.
      Jorge

  6. Parabéns pela iniciativa, ficou muito legal a sua casa da montanha. Eu tbm estou construindo uma para mim, e já vou levar algumas ideias suas. abç….

  7. Gostaria de uma explicação….quero instalar o cano do fogão em cima do fogão e gostaria de saber se vai alguma conexão saindo da chapa do fogão e o cano??

    • Oi, Rejane
      Existe uma peça, em forma de anel, que liga o cano à saída da boca da chapa do fogão e o cano.
      Esta peça vem com o fogão a lenha, ela não é imprescindível, mas ajuda ao encaixe das duas peças.
      Se não a tens pergunta nas lojas destes materiais, no catálogo
      figuram peças deste tipo.
      Abraço.
      Jorge

  8. Boa noite,
    obrigado pelas dicas, foram muito uteis. Mas estou com um problema: entra água por dentro do tubo da chaminé. Já instalei 2 tipos diferentes de chapéu e não resolveu. Você tem alguma sugestão? A água pode estar entrando nas junções entre os tubos?
    Obrigado pela atenção.

    • Oi, Bernardo
      Se entra água por “dentro” do cano da chaminé esta pode estar entrando por vários lugares:
      – pelo chapéu, o ideal é o que se chama de sputnic ou em forma de H.
      – também pode entrar na junção dos canos… mas só se estes foram colocados errados, com a junção para cima. Os canos se conectam de baixo para cima, a parte de mais diâmetro, por cima, se sobrepõe à parte de baixo.
      – Use, para a vedação hidráulica das uniões, silicone para alta temperatura (em geral é vermelha).
      Abraço.
      Jorge

      • Oi Jorge.
        Eu montei os tubos invertidos seguindo orientação do fabricante: o de cima por dentro do de baixo. Vou inverte-los e ver se resolve.
        Muito Obrigado.

  9. Bom dia, gostei muito das dicas e achei muito boa sua explicação, gostaria de saber como faz a instalação de fogão a lenha com chaminé de alvenaria em vez de canos? Obrigado.

  10. Excelente, parece facil…Amigo o meu fogão saida é atraz e um metro e meio acima tive que fazer um “S” para ir para rua….e na rua mais um metro e meio de cano pra cima ….Não puxa nada muita fumaça dentro de casa??? Alguma dica!!1

    • Olá, Paulo.
      Acho que a fumaça do seu fogão não está “achando o caminho”… Normalmente dizemos que a fumaça deve ser conduzida com suavidade… Ela não gosta de curvas a 90 graus, é melhor fazer duas curvas a 45… O que talvez possa ajudar é a altura da sua chaminé. Ela deve estar a pelo menos 40cm acima da sua cumeeira. a sugestão é tentar aumentar a altura e ver se ajuda…

  11. Olá, instalamos um fogão pequeno aqui em casa, as primeiras vezes que acendemos parecia perfeito, mas agora que esfriou mais( menos de 10 graus), a chaminé forma um tipo de suor e fica escorrendo agua com fuligem pela própria chaminé, mesmo com o fogão e a chaminé bem quentes não para de escorrer. Será que isto tem solução? O chapéu é daqueles com 3 chapeuzinhos.
    Obrigada.

    • Olá, Ellen
      Acho que o que pode estar acontecendo é o seguinte:
      – altura da chaminé- ela não deve ter gargalos, curvas ou cotovelos) e chegar a 40cm a mais que a cumeeira da casa.
      – lenha úmida também pode ser outro fator. Use lenha mais seca…
      Espero ter ajudado.
      suzana

  12. oi
    bom dia
    tem alguma sugestão para forro de PVC tem problema o contato com o cano ?
    obrigado

  13. O TUBO QUE SAI DO FOGÃO PODE SER PERIGOSO PELA ALTA TEMPERATURA DA FUMAÇA OU NÃO????

  14. Oi! Temos um fogão a lenha aqui em casa e esta dando um problema: esta entrando agua pelo cano, estamos achando que é a forma como foi instalada os canos do fogão a lenha. Li a resposta que deste em outro comentário mas não ficou claro pra mim como é a posição dos canos. a parte que possui aquele “friso” é para cima?

    • Oi, Vitor
      Os canos devem encaixar para cima; o cano de baixo encaixa por dentro do de cima.
      Assim a água que escorre na chuva, descendo pelo cano, não entra no cano de baixo.
      Abraço.
      Jorge

  15. O tubo fica muito quente e é perigoso como posso proteger? Eu mesma quase encostei meu braço

    • Oi, Ana
      Sim fica quente, as vezes vermelho!
      Usamos esta condição para ajudar a aquecer a casa no inverno.
      Se quiseres proteção é só isolar o cano com um outro de maior diâmetro em volta.
      Não vai ficar frio mas será menos quente, depende da diferença dos dois diâmetros o que fara uma câmara de ar isolante maior ou menor.
      Abraço.
      Jorge

  16. Isso pode ser feito em forro de pvc?

    • Oi, Gislani
      Pode… sempre que a haja uma boa separação entre a chaminé e o forro.
      Mas, isto se consegue com aquela chapa de passo e acabamento que se vê nas imagens.
      Abraço.
      Jorge

  17. Olá amigo, minha lareira é nova. O duto da chaminé tem uns 4 metros, sendo que 3m estão dentro da sala. É de tubo galvanizado com pintura preta. Comprei em loja especializada. Tentei usar 2 vezes, porém depois de uns 30 minutos, noto que a sala começa a ficar com fumaça na região da chaminé, próximo ao teto. Desconfio que há vazamento nas juntas dos dutos, que são de 20cm pot 1m (cada). Tem alguma dica? Há algum produto que se possa passar na junta, como um vedante (como esses silicones de altaresistência? Como resolver? grata
    Sheila

    • Oi, Sheila
      Sim, as siliconas para altas temperaturas (em geral vermelhas) aguentam bem e podem ser usadas para vedar os tramos da chaminé.
      A fumaça tem cheiro a madeira queimada? se não for assim pode ser algum solvente ou restos da tinta que estão sendo destilados.
      Nas lareiras novas ha un tempo de cheiros e fumaças estranhos até que entram em regime.
      Abraço.
      Jorge

  18. Olá, eu instalei um fogão a lenha, mas acho que alguma coisa ficou errado, pois quando a gente começa o fogo, faz muita fumaça que volta para dentro da casa, depois ele puxa bem, o problema é só no inicio do fogo.

    • Oi, Rosangela
      Geralmente no começo do fogo é o momento mais crítico para que entre fumaça.
      A dica é esquentar a chaminé do fogão (criar uma corrente convectiva ascensional) antes de iniciar o fogo dentro da câmara de combustão.
      Se tens acesso a base da chaminé (nos fogões costuma se ver a abertura da chaminé tirando uma fornalha) queima um pouco de álcool ou um papel… e quando este esta em chamas, fecha a fornalha e acende a lenha.
      A altura da chaminé também tem a ver com a correta condução da fumaça. Chaminé muito curta promove entrada de fumaça. A chaminé devia estar por sima da cumeeira, ou pelo menos com uns 3 a 4 m. de comprimento.
      Abraço.
      Jorge

  19. Boa noite, instalei um calefator e com dois dias de uso escorreu um líquido como água preta nas emendas dos canos, com um cheiro muito forte. O instalador do chamine disse que seria entrada falsa de ar. Sabe dizer se isto é possível? Os tubos superiores foram encaixados dentro dos inferiores, desta forma o líquido vaza em todas as emendas.
    Grato.

    • Oi, Rogério
      Suponho que te referes a uma salamandra que consome lenha.
      Sim, não só é possível como previsível.
      Este líquido é a consequência da condensação da destilação do ácido pirolenhoso.
      Quando se queima madeira, cuanto menos completa é a combustão mais quantidade, se destilam muitos componentes que fazem parte da fumaça; e todos veiculizados no vapor de água.
      Isto melhora fazendo com que a combustão receba mais ar por baixo, se o calefator tem uma entrada de ar por baixo e/ou a câmara de combustão tem uma grade por baixo da lenha, é muito importante que o ar transpasse por esta antes de atingir o fogo.
      A leitura da combustão correta, olhando para a chama, é que esta deve ser mais amarela que vermelha. Produze mais calor e favorece a convecção, aumentando a temperatura dos gases e aumentando a saída com menos condensação.
      Outra dica importantíssima é o consumo de lenha bem seca; se usas lenha molhada, ou que ainda não passou o tempo suficiente para secar a madeira verde (que deve ser de vários meses dependendo da bitola da lenha) você esta mal utilizando o sistema e vai gerar muita fumaça e líquidos que vão corroer o ferro, que terá duração curta e a chaminé vai viver entupida com limpezas periódicas para tirar fuligem.
      Em quanto ao encaixe dos canos acho que queres dizer que os canos foram encaixados de modo que os de baixo entrem nos de cima? Do ponto de vista do fluxo de fumaça quente, esta é a forma correta de encaixe. Claro que isto possibilita que o líquido saia na junta. Podes usar nas juntas silicone vermelha que aguente 300 graus. Digo isto e de esta forma porque se os canos estivessem encaixados: os de cima dentro dos de baixo o liquido cairia na câmara de combustão e não o verias por fora.
      Espero ter ajudado ao análise da situação.
      Grande abraço.
      Jorge

  20. Construi um fogão a lenha e tenho dúvidas quanto ao tamanho do diâmetro? Qual é o tamanho indicado?

    • Oi, Larissa
      Nós usamos como mínimo 10-12 cm de diâmetro na chaminé do fogão.
      Nunca menos, para evitar o entupimento com fuligem.
      Também cuidado com a lenha úmida, sempre deverá estar bem seca.
      Abraço.
      Jorge

  21. bom dia, quero instalar um fogao a lenha esmaltado na área externa do meu apartamento, porém é no térreo. Será que a instalação da chaminé e a fumaça prejudicará outros apartamentos? Já possuo churrasqueira no mesmo local e no lugar venta bastante. o que acha?

  22. Estou para instalar fogão a lenha esmaltado na minha garagem.A duvida é que altura devo colocar o chaminé,visto que meu vizinho fez uma parede de 02 metros de altura,e diz que vai aumentar mais 1,5 metro.Comprei 05 metros de cano,sendo que 02 metros será instalado na parte interna e 03 metros na área externa. Meu vizinho subindo a parede mais 1,5 metro terei também que aumentar os canos do chaminé?

    • Oi, Claudete.
      Todo bem contigo? Por aqui estamos bem.
      Em princípio “eu” não aumentaria a chaminé.
      Também depende da distância que estará da parede do teu vizinho.
      Se logo tens algum problema de refluxo de fumaça agrega um tramo.
      Jorge

  23. Ola bom dia,

    Parabens pelas explicações. Bem didático.

    Estou colocando uma peça dessa de encaixe na telha, Mas aqui vai direto no telhado não tem forro. Coloco por cima do telhado?

  24. Bom dia eu gostaria de saber se o tubo esmaltado é o ideal ou não tem necessidade podendo ser usado o de inox

  25. ola tudo bem . gostaria de fazer uma pergunta eu estou com vontade de comprar um fogao a lenha venax numero 2 para estalar do lado da churrasqueira . sera que poso usar a churrasqueira para saida da fumaça . a churrasqueira pucha bem a fumaça que for provocada nela tanto faz se voce abafar bem o fogo que possa criar quantidade grandes de fumaça ela pucha e nao deixa sair na boca . mais ai esta minha duvida fogao com saida atras para que eu tenha que colocar 2 curvas ou saida encima para 1 curva so e eu entro com o cano bem encima perto do forro ou mais para baixo (se for para baixo que destansia tomar do fogao e o forro )e depois que entrar o cano na churrasqueira presizo fazer mais alguma coisa no cono que esta pelo lado de dentro (da boca da churrasqueira ate o forro tem cerca de 1 metro a 1 metro e 10 ) sera que a fumaça nao ira sair devolta pela boca. minha vontade era de ter um fogao com tampa mais se o melhor parra fumaça for saida encima vamos fazer o mais serto .e marca de cano me orienta alguma .obrigado pela atençao

    • Oi, Karol
      A saída vertical sempre é melhor (quanto menos curvas tenha melhor puxa).
      A chaminé da churrasqueira puxa bem quando tem fogo dentro, eu não sei que fará quando receba fumaça e esteja fria.
      Talvez seja conveniente que a chaminé de chapa do fogão chegue até a boca de saída da chaminé da churrasqueira.
      O material que usamos é chapa de inox (o galvanizado dura pouco tempo) pelo menos nos dois primeiros tramos.
      Se vás usar a saída de traz usa um “T”, com uma tampa, de inox além dos dois tramos de cano inox. Falo de usar um “T” e não uma curva ou joelho porque, com o tempo, se junta fuligem e entope a curva; assim podes tirar a tampa inferior e tirar a cinza e fuligem que se junta.
      Abraço.
      Jorge

  26. Fizemos um fogão a lenha com saída na lateral no fim dá fornalha, tendo em vista que fica ao lado de uma churrasqueira, porém a fumaça está saindo pelas laterais dá chapa. Ao pesquisar fiquei sabendo que para fumaça não retornar deveríamos ter deixado uma passagem abaixo da boca para entrada de ar. Nós fizemos a boca logo acima dá laje. O que fazer neste caso???

    • Oi, Sandra
      Não fica claro o que fizeram e/ou onde erraram.
      Se for que a saída da fumaça do fogão vai direto na chaminé da churrasqueira, e não tem uma chaminé vindo dele, que faz um percurso vertical…
      Claro, a fumaça não tem quem force a ventilação… A saída de calor e fumaça acontece porque existe uma corrente convectiva, que força à fumaça junto com o calor, dentro da chaminé.
      Em resumo: sai a fumaça do fogão por dentro de uma chaminé própria, de uns dois ou três metros, que poderá despejar o seu conteúdo dentro da chaminé da churrasqueira; só para evitar ter que furar o teto ou criar um acabamento para este fim.
      Espero que tenha sido esclarecedor.
      Abraço.
      Jorge

  27. Ola! Tenho uma coifa em ilha que por conta do meu pe direito ser muito alto ficou faltando um pedaço do acabamento de inox do duto. Comprei um acabamento de inox e gostaria de saber como faço para emendar os dutos. Obrigada

    • Oi
      Os dutos costumam ter acabamentos para o encaixe.
      O ideal é que o cano de baixo encaixe por dentro do de cima;seguindo naturalmente o fluxo do calor e a fumaça.
      Abraço.
      Jorge

  28. Olá,

    Estou em dúvida qual colocar: a interna ou externa. Qual a vantagem de uma sobre a outra? Vi em kits que a conexão de saída logo após a parede externa é um “T” aberto em todas as saídas. Por acaso a saída que depois de instalada fica aberta para “puxar” o ar frio? Li que em alguns casos a chaminé “sua”… A externa teria vantagem neste problema?
    Obrigado
    Martin.

    • Oi, Martin
      Suponho que estas instalando uma chaminé num fogão de lenha.
      A instalação por fora libera o calor da chaminé para o exterior, e se coloca um “T” (fechado com um caps na boca livre debaixo) para que a fuligem possa ser limpada de tempos em tempos. Nesta instalação é possível evitar de furar o teto para passar a chaminé até a altura conveniente para saída da fumaça.
      Em nossa região, que faz frio no inverno, usamos a instalação por dentro. Neste caso não usamos “T”, saímos direto para cima do fogão e furamos o forro e a telha como se vê no post.
      Grande abraço.
      Jorge

  29. Olá, temos um fogão a lenha aqui em casa, mas mesmo mantendo fogo o dia inteiro e mantendo o registro de ar fechado ele não aquece a casa, aquece no máximo a chapa. Gostaria de saber o porque =(

    • Oi, Dayanne
      São muitos os modelos de fogão, e existem diferentes formas de instalação.
      Não sei qual é o seu caso…
      Se poderes ser mais explícita no tipo de fogão e na forma em que foi instalado, poderíamos tentar dar umas ideias.
      Abraço.
      Jorge

  30. Primeiramente parabéns pelo trabalho e conhecimento na área..
    Moro no RS e tenho um fogão a lenha de ferro fundido desativado, como faz muito frio aqui quero instalar ele, foi ai que surgiu algumas duvidas..

    Eu tenho toda a tubulação ( Canos, curva, chapeu, telha ) comprados em 115mm..
    A saida da tubulação do fogão a lenha ( Ferro Fundido) é atras dele, só que é menor que 115mm, não sei exatamente quanto.
    Eu tenho pronto aqui ( Acredito que foi mandado fazer ) uma ”curva” que cabe exatamente na saida do fogão, e na outra ponta ele é 115mm, como se fosse um adaptador.. Acontece que ele faz 90 graus, não é uma curva literalmente como se comercializa e sim uma ”quina”..
    Foi então que a primeira duvida surgiu, como eu tenho uma curva normal 115mm, e essa outra em 90 graus adaptada… Eu posso utilizar essa de 90 graus sem problemas ? fiquei pensando se essa aresta reta não poderia prejudicar a passagem da fumaça… E caso prejudicasse, como eu poderia adaptar a curva de 115mm..

    Atualmente estou limpando o fogão já que estava muito tempo guardado, estou utilizando lixa para limpar a chapa.. Se tiver alguma sugestão para limpeza, será bem vinda..

    Agradeço desde já
    Abraço

    • Oi, Ernani
      A curva de adaptação, que você tem, é a solução mais fácil.
      Para que a fumaça circule bem deves ter uma chaminé alta, 3 ou 4 m. são suficientes.
      Em quanto à lixa, sim… a de lixar aço é a melhor. Logo, a manutenção da superfície da chapa podes fazer com sapólio.
      Abraço.
      Jorge

  31. ola tenho gostaria de saber se é normal entrar agua dentro do chaminé mesmo usando o galo que vem junto qual é melhor aquele chapel ou o galo estou com este problema enta água chega escorrer no chao da cozinha agradeço ….

    • Oi, Elisia
      Não, não é normal que entre água de chuva… mas é comum que aconteça.
      1- Verificar se o galo está girando com o vento. Em caso de ventanias a chuva pode entrar lateralmente e pingar (isto é em casos extremos). O chapéu chinês e menos seguro.
      2- O ideal é a terminação chamada de “sputnic” ou “foguete”.
      A construção desta saída é baseada num chapéu chinês que leva em volta uma chapa cilíndrica afastada dele uns 2 ou 3 cm.(quer dizer: um cilindro que tenha um diâmetro maior que o chapéu, em 4 ou 6 cm) Este cilindro de chapa deve superar a parte de cima do chapéu; e por baixo superar o espaço de saída da fumaça por uns 5 – 10 cm.
      Também resolve e é muito eficiente uma saída em “H”. Esta se constrói com três “T” do mesmo diâmetro da chaminé.
      Abraço.
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: