11 Comentários

Terminação para Chaminés

Sputnic

Quem não sofreu com o vento e a fumaça retornando para dentro de casa? Às vezes as melhores intenções de design e planejamento de chaminés, ao serem colocadas em prática não funcionam, já que a fumaça decide retornar.

Um dos melhores soluções para este problema são os três “T”s, que permitem que a fumaça saia, independente de onde vem o vento. Se o vento vem por cima, a fumaça sai por baixo, e vice-versa, como mostra o esquema abaixo.

3 TS 1

Esta proposta foi aprimorada, pensando em surtir o mesmo efeito, porém de forma radial. Assim surgiu o modelo chamado Sputnik, já que lembra um foguete e puxa a fumaça como tal… Este modelo parta da forma do chapéu chinês, tradicional e popular.

Sputnic2

Porém , se deixarmos só este chapéu como terminação, certamente um vento fará um verdadeiro estrago, jogando água para dentro da chaminé, ou trazendo retorno de fumaça. Mas, se protegermos lateralmente, com um cilindro de chapa, faremos uma proteção dos ventos, usando a ideia explicada no início da postagem.

SputnicCompostap

Fica este modelo de terminação para chaminés chamado Sputnik, feito com cano galvanizado.Sputnic6

Este modelo, consagrado há anos pelo seu uso, pode ser encontrado pronto, em lojas do ramo. Porém, este blog, como sempre, propõe a construção e explicação das coisas da casa, como este, mostrando a simplicidade do que pode ser feito.

    Sputunic

Anúncios

11 comentários em “Terminação para Chaminés

  1. Olá, há pouco tempo descobri A Casa da Montanha e é realmente encantador tudo que é postado. Já tirei varias ideias p/ minha casa de campo. Obrigada! Mas este post sobre a chaminé eu não entendi como o aro foi fixado no chapéu chinês e tb gostaria de saber se há um espaço mínimo interno p/ deixar entre os dois….me parece q não, q está bem junto! No aguardo…E Parabéns!!…Agnes!

    • OI, Agnes
      Obrigada pelas palavras e reconhecimento do nosso trabalho!
      Na primeira foto está o detalhe que explica como é a fixação. As 3 tiras que seguram o chapéu chinês tem pontas sobrando. Estas pontas são dobradas por dentro do aro, e com um rebites serão fixadas no aro de volta.
      A distância é uma coisa bem relativa, talvez uns 2cm, mas depende do tamanho do sputnik, para o caso das chaminés, estes 2cm mais ou menos permitem a boa ventilação.

      • Olá!! Demorei, mas cá estou !!! Desculpe não agradecer antes, mas nesse tempo suas dicas foram colocadas em pratica e……….a chaminé da nossa casa de campo, em Serra Negra-SP, ficou ótima e funciona perfeitamente!! Colocamos na lareira e tb no fogão a lenha…..Eram só o chapéus chineses e com a dica de vcs a saída da fumaça ficou bem melhor!!! Pena estar longe, pois gostaria de visitar A Casa da Montanha e seus simpáticos moradores. Quem sabe um dia, em férias, dê certo…..e o mesmo digo a vcs qd vierem p/ as “bandas” de SP !!!…Abraços e fiquem com Deus!!….Agnes!

  2. Boa tarde, gostaria de saber se funciona bem aquela saída de chaminé estilo galo? Obrigado.

    • Oi, Guilherme
      Sim, funcionam bem se forem bem niveladas…
      Elas devem poder girar sem esforço.
      Mas… ainda são melhores as que são em “H” ou as chamadas de sputnic.
      Abraço.
      Jorge

  3. Ola, parabens pelo Blog, gostaria de saber se esse modelo só funciona em chaminés redondas ou pode ser adaptado em chaminés com formato quadrado tipo de lareiras, estou tendo muito problema com o retorno de vento e fica a casa com cheiro de fumaça mesmo sem acender a lareira. Da pra usar um chapéu quadrado e a parte externa tambem quadrada ?
    Obrigado.
    Abraço

  4. BOA TARDE, PRETENDO FAZER ESSE CHAPEU EM UMA CHURRASQUEIRA, SÓ QUERIA TER AS MEDIDAS MAIS PRECISAS, COMO O QUANTO O CHAPEU CHINES É MAIOR QUE O CANO, E JA LI QUE O DE FORA É APROXIMADAMENTE 2 CM AMIS QUE O CHINES.

    • Oi, Elton
      O chapéu chinês é uma peça que comprei feita na loja onde comprei o cano.
      Logo fiz o cilindro externo, que como você diz tem uns dois cm a mais de diâmetro que o chapéu.
      Para armar o conjunto utilizei as mesmas chapinhas que vem com o chapéu. Isso se aprecia bem na foto do post.
      O chapéu foi rebitado ao último tramo de cano, nas chapinhas; logo o cilindro externo nas mesmas chapinhas que foram dobradas para este efeito.
      Abraço.
      Jorge

  5. Olá…Parabéns pela técnica.
    Tenho um fogão a lenha econômica, com chaminé de tijolos em quadrado, gostaria de saber se tem chance de instalar uma chapa quadrado na saída do chaminé? Pois sempre que venta retorna muita fumaça para dentro da casa.
    Grato.

    • Oi, Amauri
      Sim, pode-se colocar uma chapa em volta das saídas da chaminé.
      Cuida para que esteja uns centímetros por cima e por baixo das bocas, e separado por outros +/_ 10 cm.
      A altura da chapa, sobre a tampa da chaminé, deve ser suficiente para que o ângulo de ataque das gotas de chuva com vento não entrem na chaminé.
      Abraço.
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: