13 Comentários

Inverno- época de cuidar das frutíferas

No inverno todos nós nos recolhemos, pelo frio, por menos tempo de luz. Assim as plantas aqui em Yvy Porã, sul do Brasil, também diminuem seu crescimento, algumas perdem as folhas , ficando em dormência até a primavera. Este é um bom momento de cuidar das mudas, refazendo as panelas de plantio e podas necessárias.
Nas frutíferas iniciamos com uma carpida superficial para a retirada das gramíneas que crescem ao redor de cada planta, isto é importante para diminuir a concorrência pelos nutrientes na área das raízes superficiais de cada muda. O cuidado é que a enxada não chegue às raízes, apenas  retire a grama.

IMG_7212


Depois duas boas pás de esterco curtido, que irá nutrir as plantas (fazemos isto duas vezes no ano, uma no início do inverno e outra na entrada da primavera).

IMG_7213
Em seguida, colocamos nova palhada sobre o esterco e toda a coroa carpida. Lembrando que esta palhada tem muitas funções, como manter a umidade na área das raízes, inibir o rebrote das gramíneas que foram carpidas, fazer uma boa “casinhas escura” para as minhocas que serão atraídas para esta área  pelo esterco e palha (elas irão produzir humus e ajudar ainda mais com a adubação), estas folhas mortas devagar irão se decompor e nutrir as plantas.
Assim o jardim da Casa da Montanha e todo o pomar da zona 2, fica cheio de grandes ninhos para as plantas.

IMG_7215
Neste ano de 2013, nossos cítricos, como bergamota e laranjinha kinkan nos brindaram com sua primeira safrinha de frutos bem saborosos e saudáveis. Quem já comeu frutas no pé sabe o sabor e a felicidade que é saborear este presente da natureza…

IMG_7208

Anúncios

13 comentários em “Inverno- época de cuidar das frutíferas

  1. mais uma vez parabens pela otima materia,não perco uma de vcs,nós a família 3m ainda vamos conhecer o sitio yvypora parabens Paz

  2. A natureza é linda e nos dá tudo que precisamos pra viver, parabéns pela colheita!
    Grande abraço.
    Nane

  3. obrigada por dividir sua experiência conosco

  4. Gostei muito de sua orientação. Será que vc poderia explicar aqui como se faz a poda em frutíferas e qual o momento certo?
    Muito obrigada!

    • Oi Cecília, as podas são nos momentos em que as plantas crescem mais devagar- fim de inverno é um bom momento, e nas luas minguantes ou nova,assim, qd vier a explosão de vida na primavera, elas irão bombar! Não se poda qd elas estão com frutas.

      • Obrigada, mas como se faz essas podas? Faz-se um desbaste radical, pelo meio da árvore….? Mais uma vez, obrigada!

      • Cecilia, estamos preparando uma postagem completa sobre este assunto… Cada planta é uma planta, e os critérios de poda são super distintos! aguarde uns dias que a postagem PODAS estará no ar!

  5. A natureza é linda!:)

  6. Poderia me explicar se é possivel plantar uvas aqui na região de SC?

    • Sabrina
      Em SC temos MUITA produção de uvas, principalmente no Planalto e serra. aqui no blog mesmo temos uma postagem sobre suco de uva no Sítio RAízes.

  7. Ola yvypora, estava pesquisando na internet sobre a poda da laranjinha kinkan, encontrei essa pagina. Gostei muito das dicas e minha pergunta é exatamente de um outra internauta acima, onde em sua resposta vc disse que daria mais detalhes sobre como podar a laranjinha. Pode me informar se essa postagem foi feita?
    Agradeço imensamente.

    • Andrea
      Os cítricos , em geral, não gostam de galhos perto do chão, junta muita umidade e fungos, assim, pode estes galhos. Depois pode a árvore para que o sol entre e vá dando espaço para as flores e frutos. Galhos que se cruzam no meio da planta também devem ser retirados. Observe podar na lua minguante de agosto, ok?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: