3 Comentários

Manutenção das ferramentas

Todo mundo sabe que uma boa e adequada ferramenta é o segredo para um bom trabalho. Quem já não sofreu ao tentar apertar um parafuso sem uma boa chave de fenda? Para um permacultor, ter e manter as ferramentas em condições é essencial, não só pelo trabalho, mas também pelo princípio ético de fazer as coisas durarem, consertando-as, e assim reduzindo o consumo. Nesta postagem vamos tratar deste assunto, dos cuidados com as ferramentas de campo, como enxadas, facões, tesouras de poda, etc.

IMG_7185
Quem não usa estas ferramentas, pode pensar que afiação é apenas para facões, no entanto enxadas e enxadões sem fio são certeza de bolhas nas mãos e esforços extra para qualquer atividade.
O primeiro cuidado é manter ferramentas limpas, tanto o cabo quanto a parte de ferro, qualquer resíduo é prejudicial ao próximo trabalho, além de que, qualquer terrinha que fique é um ponto de ferrugem que poderá surgir.
Se alguma sofreu algum impacto, bateu numa pedra e se entortou, um martelo é a solução, buscando deixá-la na forma original.


Outro ponto importante é a afiar as peças, enxadas e enxadões se afia apenas o lado de fora, aquele que ao bater na terra corta folhas, e o lado que puxa a terra, fica sem fio.

IMG_7193
Facões e foices são ferramentas muito usadas no campo e bem afiadas significam menos força e maior eficiência ao usá-las.

IMG_7195
Depois de prontas, o cuidado de onde e como guardá-las, elas devem estar em lugar protegido de chuva, longe do alcance de crianças e organizadas, para não cair e machucar ninguém- lembre-se acabamos de afiar estes instrumentos…

IMG_7196

Aqui em Yvy usamos a ideia dos permacultores do Curupira, comprando braçadeiras de metal,  normalmente usadas em instalações industriais. Elas foram afixadas na parede oeste, que nunca recebe chuva, já que é protegida pelo mato, e onde o beiral  baixo é outro fator para eventuais respingos.
Desta maneira, nossas ferramentas ficam à vista, limpas e afiadas, prontas para o próximo trabalho!

IMG_7201

Anúncios

3 comentários em “Manutenção das ferramentas

  1. show de bola

  2. Excelente recomendacion Jorgito, cosa linda es buscar una herramienta y encontrarla en condiciones para el trabajo, eso te predispone para hacer las cosas mejor. un gran abrazo!!!

  3. Muito interessante esse jeito de afiar enxada, não sabia que se afia assim. Adoro essas dicas , temos uma chacrinha e faço o possível para plantar o mais orgânico possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: