5 Comentários

Área de serviço: tanque e patamar de pneus

Uma casa leva tempo para ficar pronta, e a Casa da Montanha não foi diferente. Cada passinho é uma conquista e as prioridades dependem muito dos movimentos dos moradores. Como a etapa agora é a mudança definitiva para Yvy Porã, a área da lavanderia e de serviços, com o tanque, finalmente, recebeu nossa atenção. Esta área fica no setor sul da casa, ao lado da mata e da cisterna. Trabalho em equipe, segue assim, enquanto uns fazem o patamar com os pneus, Jorge faz a instalação da água para o novo tanque, usando mangueiras de polietileno.

IMG_6991

Trouxemos um tanque de cimento, pensando na robustez necessária para o trabalho com ferramentas, baldes, e outros instrumentos de um sítio. Ao colocarmos o tanque no lugar, percebemos que a passagem ficava meio estreita, assim decidimos fazer uma ampliação neste espaço, usando para isso pneus velhos que tínhamos sobrando na casa Mãe.

Para este trabalho contamos novamente, com a ajuda dos amigos Letícia e Emerson, que fizeram o PDC de 2012 e que vieram nos visitar.  Primeiro passo, colocar os pneus e visualizar o que fazer…

IMG_6981

Depois é fazer um patamar plano, onde colocaremos os pneus, dando o nível necessário. Neste caso, um pequeno corte de um lado, e um pequeno aterro do outro, colocando pedras, terra, e socando.

IMG_6996

Finalmente, hora de começar a assentar os pneus. Cada um deles vai sendo colocado, preenchido de terra socada.

IMG_7019

O trabalho de encher os pneus de terra é exigente, pois a terra tem que ser compactada dentro deles. Assim, os meninos usaram pequenos tocos e iam socando a terra dentro dos pneus.

IMG_7016

Depois de preenchidos, hora de encher o meio das rodas, socando sempre pequenas camadas, a fim de compactar bem.

IMG_7022

Parte dos pneus feita, hora de compactar o entorno, fazendo o que seria uma amarração entre a parte nova, e a antiga, transformando tudo num maciço. Nesta etapa atenção às frestas e aos pequenos espaços entre os pneus, que também devem ser socados, para isso usamos os cabos da enxada.

IMG_7030

A parte de cima, que fica no nível do piso existente, recebe uma última camada de brita, já que é uma área molhada, perto da casa, a brita permite escoamento, sem fazer barro numa área de trânsito.

IMG_7050

A obra ficou linda, e novamente, agradecemos aos nossos amigos, Lê e Emerson, que podem ficar orgulhosos do trabalho. Ai vai um pequeno video do que vocês fizeram!!!

Anúncios

5 comentários em “Área de serviço: tanque e patamar de pneus

  1. Ficou bárbaro!
    Parabéns por mais uma conquista.
    Um dia quero conhecer vocés e este lugar maravilhoso.
    Grande abraço.
    Saúde e paz.
    Nane farina

  2. Espero que essa mensagem chegue até vocês…
    Mudanças estão se iniciando, estou na luta de colocar as crianças de escolas publicas em contato com a permacultura que gosto de chamar de respeito. Consegui 13 horas dentro de um CEI em são josé e vou poder me conectar com as crianças, a diretora gostou da ideia de fazer passeios e acho que sera possivel levar as crianças para poder tocar, sentir, cheirar, experienciar mãe terra de uma maneira mais profunda. Estou a procura de espaços onde posso levar as crianças, conheço um espaço ótimo de um amigo em ratones em florianópolis, gostaria de saber se vocês tem algum projeto pra receber crianças, elas tem de 2 a 6 anos e são sementes. Ou então saber se conhecem alguém que esta preparado pra receber escolas. Tentei entrar em contato com o sitio curupira mas não consegui achar um e-mail.
    Agradeço muito pela ajuda e aguardo respostas.
    Grande abraço no coração
    Gabriel.

    • OLá, Gabriel
      Obrigada pelo contato.
      Para receber crianças em Florianópolis, eu te indico o Pedro, do Sítio Flor de Ouro, em Ratones. É um permacultor sério, com um excelente trabalho, e que tem recebido grupos de crianças de maneira acolhedora.
      Yvy Porã também pode receber grupos, será um prazer ter sua turma ali. Envio um mail particular para vermos datas, etc etc.

  3. bom dia…sou um amigo virtual do seu projeto, aca na colombia tamben fazemos o posible por nossa soberania…eu queria que voces me ajudaran a resolver algo sobre un forno de barro, a lenha que fizemos cae poco tempo…mais nos deixamos uma chimenea mias estou olhiando que muitos destos fornos no tem niuma chimena nim buraco pra a fumaza sair…voces halllan que no e preciso..eu vejo que sai muito calor por ela..voces que hallan???

    muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: