6 Comentários

Zona 1- fartura na produção de alimentos

Na permacultura o conceito de moradia inclui a casa, seu saneamento básico, coleta de água, e produção de alimentos. Alguns permacultores se nomeiam jardineiros, pois olham o seu quintal como uma grande possibilidade de produção de alimentos, com horta, algumas pequenas frutíferas, o que leva à noção de fartura que pode-se ter um quintal. Nesta postagem, buscamos ilustrar um pouco como as conecções entre ações na casa podem gerar fartura, bonito de ver, gostoso de comer e esteticamente lindo.

Do círculo de bananeiras, que processa a água do banho, pia e bidê do banheiro, as bananas frutificam, dando um enorme cacho, doce, tivemos que escorar a bananeira, tamanho era o peso das frutas. Depois, foi compartilhar com amigos, já que é muita banana para uma família só consumir. Outra diferença é colher uma banana que começa a amadurecer no pé, o que é um sabor completamente distinto da fruta colhida verde e amadurecida a força nas bancas do supermercado.

IMG_6827

Ter uma  horta no jardim é um enorme prazer, e com o trabalho com a palhada, não existe manutenção como capinar, por exemplo. A palhada  tem várias funções, além de diminuir os “inços”, mantém a umidade no solo, impede que a luz do sol “torre” o solo, com o tempo se decompõe e se transforma em alimento para as plantas. Outra vantagem de se ter uma horta no seu jardim é que sua verdura fresca está ali, ao alcance das mãos, não precisa de geladeira nem nada. Como pode-se ver na foto abaixo, há plantas de distintos tamanhos: no primeiro plano as plantas maiores, depois as médias e as pequenas mais ao fundo. A cada tamanho corresponde a “feira da semana”.

IMG_6861

Nas bordas da horta plantamos aipim, que é colhido a cada 2 anos. Ao se colher, as ramas, chamadas manivas, são picadas em pedaços de 20cm, e replantadas. Este alimento é muito interessante, pois ele vem na pior terra que se tem, como brincam alguns agricultores: onde não nascer nada mais, plante mandioca, pois ali ela virá feliz.

IMG_6853

Outra planta muito interessante é o cará do ar, ou cará moela, uma batata aérea, que nasce no final do verão e fornece batatas durante todo o inverno. Esta planta é uma trepadeira, viçosa e forte, que cresce, frutifica e depois morre. Ela voltará a brotar, das batatinhas que caem no chão, no fim do  próximo verão.

IMG_6855

O alimento é uma batata meio “babenta”, mas com duas ou três fervuras, trocando a água, ela substitui a batata inglesa sem grandes diferenças, e com uma produtividade muito maior.

IMG_6862

Ou seja, ter um jardim cheio de alimentos é fácil e bonito! Experimente, você também pode!

Anúncios

6 comentários em “Zona 1- fartura na produção de alimentos

  1. Oi

    Date: Thu, 11 Apr 2013 23:20:09 +0000 To: marco_strada@hotmail.com

  2. Parabéns pela produção. Muito bacana.

  3. Coisa linda é a Natureza dando seus frutos… Parabéns Suzana e Jorge !!!
    Grande abraço !!!

  4. Muito legal Parabéns…
    É meu sonho…

    • Helenn você também pode… Uma família precisa de 1m² de horta por semana, e como elas são rotativas, com uma horta de 2m x 4m já dá para se divertir bem… Use paredes para as trepadeiras e ai, é só alegria…

  5. Excelente Zona 1 hein Su. Mas boa mesmo é a cara do Jorge pousando para a foto. rsrsrsrssrsr
    Os mm de orvalho auxiliam bastante a produção das hortaliças né.
    Vi outro dia reportagem no Globo Reporter sobre a produção de cacau lá do Iberê, gostei muito.
    Cheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: