7 Comentários

Tratando o CORDWOOD

Uma casa merece tantos ou mais cuidados que um carro, como já dissemos aqui uma vez, ninguém pensa em comprar um carro, usá-lo por meses ou mesmo anos, e não fazer uma manutenção. Mas numa casa isto acontece, infelizmente. Bem, não é assim, pense nisto na próxima vez que entrar na sua casa! Numa casa feita com madeira e terra isto é ainda mais real. Madeiras exigem tratamento- seja o convencional de pintura ou verniz, seja o tratamento por impregnação.
Temos, na Casa da Montanha três paredes de cordwood, além de janelas todas de madeira maciça. Optamos por impreganar estas madeiras, pintando-as, a cada 8 meses mais ou menos, com diversas misturas, entre óleo de linhaça, cera de carnaúba e querosene. Com este tratamento a madeira vai chupando esta mistura e ficando cada vez mais resistente a bichos, fungos e umidade.

IMG_6686
Desta vez decidimos usar uma outra mistura aliada ainda ao fator temperatura. Fizemos uma mistura de 1litro de óleo de linhaça cru + 1litro de cera de carnaúba + 500g de cera de abelha, tudo junto, levado ao fogo até a cera derreter, e ficando próximo a uns 70ºC. Ai pintamos o cordwood e as janelas. Cada vez que a mistura esfriava, era voltar ao fogão, aquecendo de novo.

IMG_6693
As madeiras ficaram bem impregnadas e lindas, como sempre que são tratadas. Agora vamos avaliar, com o tempo, como esta mistura reage e resiste tanto ao sol, como às chuvas.

 

Anúncios

7 comentários em “Tratando o CORDWOOD

  1. Pocha vida,Colega eu fico encantado com seu blog,posso te dizer ate encantado com as vossas pessoas apesar de não conhece los pessoalmente,isso é um permacultor de verdade um amante da natureza e não estes capitalista,avarentos que a gente ve na internet,e alguns que eu conheço pessoalmente,que se diz permacultores mas so pra tirar proveito de quem realmente Ama esse estilo de vida,Parabens a vc e sua Magnifica Esposa vcs são uns Amores continue assim,Ame a Natureza e não o dinheiro..minha casa esta de portas apertas pra vcs,quando vcs estiverem passando aqui por Bauru interior de São Paulo .um Abraçao visita nosso facebook marcelo alves e marilinda souza

  2. Parabéns! Bela técnica! Vou aplicar tb afim de promover a tecnologia!! Uma alternativa aos solventes petro-quimicos. que sao utilizados em “n processos na construçao.

  3. Ficou muito lindo e gostei de aprender mais esta dica. Algum dia ainda vou visitar vocês. Abraço e sucesso!

  4. Saudações! Sou apicultor na Região Sul do RS e utilizo uma mistura de oleo de linhaça e cera de abelha para proteger minhas coolmeias é funciona muito bem. É muito resistente ao tempo.

    Outra opção bem interessante é um verniz composto de propolis dissolvido em álcool. Aproximadamente 400g para um litro de álcool. Protege muito bem a madeira de insetos e fungos além de dar um aspecto muito legal, ressaltando a beleza natural da madeira.

    Abraço

  5. Boa noite, amigos. Parabéns pelo blog e pelo trabalho realizado.
    Esse sistema alternativo de tratamento é eficaz também contra cupins?
    Estou planejando construir uma casa no sistema cordwood com eucalipto e penso em tratar a madeira para evitar cupins. O que recomendam?
    Abraço.
    Celio

  6. olá tudo bem? li em um site americano que fazem cordwood que a melhor maneira de impregnar a madeira é com Borax, 4 xicaras para cada galão de agua, pode mergulhar as madeiras antes ou pulverizar depois de pronto, é um inseticida otimo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: