Deixe um comentário

Acabando coisinhas…

Em alguns momentos do Blog vamos postando ações ou “obras” que não ficam prontas. Bem, hoje a postagem é dando um fecho a 3 destas situações que ficaram “inacabadas”. Em cada uma delas, colocaremos o link da postagem do início de tal ação.

Horta
Nas semanas passadas mostramos que os canteiros da horta, explicando que depois de um “descansando” no verão, sempre fazemos uma reforma, aplainando, refazendo as beiradas, colocando esterco, palhada. Depois disto feito, é hora de plantar as mudinhas.

IMG_6661
Preparar a terra do plantio, com composto, terra da floresta e uma colher de esterco de vaca curtido. Ai faz-se o buraco na palhada, chegando até a terra do canteiro. Preencher este bercinho com a terra e colocar as mudas. Em seguida uma boa regada ajuda as plantinhas a se adaptar e superar o stress do plantio.

IMG_6671

Mesa de rolo de fios
Há uns meses começamos a nossa mesa de carretel de fio de luz- estes carretéis de madeira. Já havíamos lixado, tratado com óleo de linhaça e colocado as rodinhas. No entanto a mesinha era praticamente permacultural: tinha 2 funções, além de mesa de centro, é uma estante para livros.  Assim, nestes dias, Jorge resolveu terminar a mesinha com os cabos de madeira de vassouras velhas que fomos juntando.

IMG_6692
Cabos medidos, e cortados, foi a hora de dividir a cincunferência em 12 partes- a maneira mais fácil, já que se usa o raio da mesma, fazendo dois hexágonos.
Depois de riscar, colocou-se cada barrinha, fixando-a com pressão, cola branca e, para dar mais segurança, Jorge fez um furo com a furadeira, e ali fixou um pequeno preguinho que sumiu no tampo, mas que fixava estas barras. Para finalizar, uma camada de óleo de linhaça e um pano dando o brilho. Ai foi colocar livros, enfeites e “Voilá” nossa mesinha de carretel está pronta!

IMG_6714

Cortando a lenha e fazendo a escada de tocos
Em fevereiro de 2013, época de chuvas, tivemos um árvore caída bem na frente da nossa casa. Foi um trabalho cortá-la, e agora Diego terminou o trabalho, e usando a motossera, cortou os toquinhos na medida tanto para o rocket que aquece a água para o banho, como para o fogão a lenha. Como estava com a mão na “moto”, decidimos fazer mais uma coisinha!

IMG_6665
Na parte de trás da Casa da Montanha, temos um desnível entre a casa e o pátio de trabalho de onde temos acesso á cisterna, a oficina e parte de fora do banheiro seco, este pequeno espaço de trabalho onde cortamos lenha,  temos o minhocário, etc. Em um dos lados da casa temos a escada de pneus e do outro ficamos com uma rampa no barranco. Esta rampinha, em dias de chuva acaba sendo um tanto instável e escorregadia.  Como tínhamos um tronco grande de uma acácia, cortada pela CELESC há mais de um ano, conversamos com o Diego, que topou fazer a nossa pequena escada de tocos desta madeira fazendo os degraus.
Em meio dia de trabalho, cortou a terra e os tocos, assentando-os e fazendo uma escada, para prevenir tombos e escorregões, além de ficar linda, não é?

IMG_6666

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: