Colhendo abacaxi

Na permacultura dizemos que a zona 1, da casa, deve resolver problemas imediatos da vida de uma família, como moradia, água potável, saneamento básico e o mínimo da alimentação. No entorno da casa, a horta e as frutíferas, produzem alimento, temos ainda os círculos de bananeiras que tratam os efluentes, as águas cinzas. Estes círculos também são áreas de produção intensiva de alimentos, com bananas, taiobas e abacaxis.

IMG_6607

Quando fizemos a geodésica, a palha veio do CEASA, com muitas coroas de abacaxi, que foram plantadas no círculo em frente à casa, que recebe as águas cinzas do banheiro. As mudas devagar foram crescendo e levaram alguns anos para frutificar, visto que plantamos as coros do fruto, e não as mudinhas que vem junto a haste quando  a planta frutifica.

IMG_6611

Neste verão de 2013, colhemos o primeiro fruto: um delicioso abacaxi, no verão, como é bom no verão! E junto com o que colhemos, na mesma haste, vem as pequenas mudas, como mostra a foto acima.

IMG_6612

Cada pequena muda é separada e plantada, algumas no mesmo círculo onde a mãe seguirá dando frutos a cada ano. Outras, num outro canteiro, na borda da Casa da Montanha.

IMG_6614

E assim são feitos os pequenos grandes prazeres, que é plantas, ver crescer e colher um simples abacaxi! Afinal, não é assim também a vida?

Anúncios

4 comentários sobre “Colhendo abacaxi

  1. Com a coroa o processo é muito demorado, agora vocês terão abacaxi muito mais rápido, pois com essas mudinhas não passa dos 2 anos, segundo agricultores da região. Só um toque, aconselhasse ao retirar o abacaxi deixar as mudinhas da própria planta, retirando apenas o abacaxi, pois assim elas irão crescer muito rápido e quando for fazer o plantio elas ja estarão bem nutridas, mas isso para nossa região que é seca e quanto mais a mudinhas tiver apoio da mãe melhor………. Só uma divida, quantos anos demorou para a frutificação a partir da coroa???..um amigo disse que a dele levou perto de 10 anos, demora isso tudo???…bjo Su e jorge.

    • Eli
      Aqui, que chove e chove (hoje foram 67mm de chuva) a coroa demorou 4 anos para dar fruto. A Ilse, que nos dá uma mão é que nos aconselhou a tirar as mudas deste tamanho. As mudinhas já tem 1 semana de transplantadas e estão bem bonitinhas….

  2. É possível passar por ai, fazer um estagio ou coisa parecida? sou pequena produtora rural de Brasilia, Possuo um pequena agroindustria onde sobram muitos cascas de frutas e legumes. Meu grande sonho é transformar isso tudo aqui em permacultura e ainda construir uma casa ecologicamente correta com cord wood e outras tecnicas como a sua, so que bem menor. Como faria? vcs agendam visitas ou cursos e/ ou participação de mutiroes? No aguardo ansioso. me despeço com um abraço.PS. Para caso de informações a meu respeito, posso citar inumeros contatos como SEBRAE e EMATER DF como referencia

    • Terezinha
      Obrigada pelas palavras. Aqui em Yvy damos um PDC por ano, que é na semana santa, e o curso deste ano já está lotado. Mas recebemos visitas, no segundo semestre, pois no primeiro estamos com muitas atividades fora já agendadas. Ai no DF tem o Sérgio Pamplona e a Monica Arriada, do sitio Nós na Teia, que são grandes permacultores , quem sabe eles podem ajudá-la também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s