6 Comentários

II formação de instrutores de PDC em Yvy Porã

Verão sempre é tempo de  descansar,  reciclar-se para o ano que se inicia. Este verão de 2013 não foi diferente. Tempo de reunir os amigos, aprender, estudar. Assim como fazemos a cada tanto, chamamos para Yvy permacultores amigos, praticando a permacultura nas suas vidas e trabalhos, para discutir os conteúdos e as práticas dos cursos PDC.

IMG_6519

Neste ano, o grupo de 11 permacultores, abrangia desde a Bahia e DF, até  Cordoba, na Argentina. Foram 9 dias de estudo, de aprofundamento sobre o material da formação de 2011, desta vez com um grupo  composto por Sérgio e Monica (DF), Ibere e Natália (BA), Tomaz e Danuta (SP), Cecília (SC-SP), Lucas (SP), Rafaele e Martin (PR) e Carlos (CDB-Ar). Além deles, tivemos, em alguns dias, a visita do casal de cordobeses, Silvia a Frola, que com suas dúvidas acabaram levando o grupo a boas reflexões e aprofundamentos.

IMG_6545

O foco deste ano foi a comunicação, a diferença entre oralidade e escrita, assim como a discussão sobre o espaço que há para tal comunicação dentro de um PDC e também o aprofundamento e estudo. Desta reflexão surgiu, proposta do grupo, de um  projeto, que neste momento, tem o nome de  “Caderno do PDC”

IMG_3557

O grupo  decidiu abraçar o desafio de começar a escrever sobre os assuntos do curso de design em permacultura> No inícioapenas com a ideia de um material de apoio para os cursantes, mas que depois de escrito está um pouco mais amplo do que isso.  A metodologia desta escrita obedeceu a proposta do curso, que era estudar sobre cada um e todos os conteúdos, superando medos, dificuldades etc. Desta forma,  todos estudaram tudo!

A dinâmica para juntar estudo e escrita foi a seguinte:

  1. discutir os mapas conceituais feitos em 2011
  2. estudar sobre tal assunto- na biblioteca, com todos os livros de permacultura disponíveis, também em videos, etc.
  3. numa roda colocar e superar as dúvidas, compartilhando as descobertas sobre o assunto em pauta
  4. em grupos de 4 pessoas, escrever sobre
  5. Suzana recolhia os 3 textos, transformando-os em um
  6. leitura no grande grupo do texto coletivo

IMG_1651

Os dias se passaram, muito estudo, conversas, risadas e discussões, resultando em uma bela caminhada conjunta. Dos 13 blocos que tem a estrutura do PDC, já temos 9 textos bem encaminhados. A proposta é seguir e em breve publicar, gratuitamente para download, este caderno.

IMG_3458

Aproveitando a estiagem, entre uma chuva e outra, Ibere e Natália, do Sítio Pura Vida (BA), produtores de cacau e do especialíssimo chocolate Tiwa, propuseram o manejo das bananeiras perto da Casa Mãe.

DSC_0526

Neste manejo ainda  construimos panelas com os troncos das mesmas e plantando as sementes de cacau trazidas por eles. É claro que é uma experiência, pois na nossa latitude e com o nosso frio, é pouco provável que esta variedade de cacau sobreviva e frutifique.

IMG_1653

Mas de qualquer maneira, esta prática foi um momento de distencionar, fazendo o que um permacultor mais gosta de fazer, que é colocar a mão na massa!

IMG_6581

Nos dois últimos dias do curso migramos para o Sitio Raízes, em São José do Cerrito, propriedade dos permacultores Pedro Marcos e Elusa, para o estudo mais próximo do desafio que  é ver/ viver a zonas  3 e 4 numa propriedade. A caminhada e as explicações do Pedro sobre manejo de pequenos e grandes animais, cultivos perenes e anuais de grãos, pastagens, etc foi mesmo um grande momento.

IMG_6584

Nesta foto a pastagem rotativa no dia em que se tiram os animais…

IMG_6575

Nesta foto, a pastagem do próximo piquete, de onde os animais foram retirados há 3 semanas.

IMG_6576

E ainda demos sorte, pois pegamos justo o início da produção do suco de uva.

Agora, de baterias recarregadas, cada um seguiu para sua vida, sempre pertodo coração, que é onde vivem os  grandes amigos!

Anúncios

6 comentários em “II formação de instrutores de PDC em Yvy Porã

  1. Ola, gostaria de obter o contato com os permacultures do DF que participaram deste II curso de formaçao de instrutores pois gostaria imensamente de entrar em contato com eles.

    Date: Thu, 14 Feb 2013 23:43:50 +0000
    To: teresinharaujo57@hotmail.com

  2. Parabéns Jorge, Suzana e todos os participantes… pelas fotos dá prá ter uma pequena idéia do que foi o encontro… Parabéns Mesmo !!! Vocês estão fazendo um Grande serviço em favor da Mãe Terra … Tudo de bom !!!

  3. Olá Jorge e Suzana. Meu nome é Murilo e vivo em Dourados, MS e fiz o PDC com o Jorge em 2008, lá em Campo Largo, PR. Desde quando vi a primeira publicação do curso de formação de instrutores de PDC tenho pensado que seria muito legal fazê-lo, além de ser uma oportunidade de conhecer Yvy Porã.
    Esse ano haverá o curso? Se possível gostaria de ter mais informações.
    Obrigado,
    Murilo

    • Oi, Murilo
      Será um prazer te receber no YvyPorã.
      Em quanto a curso de formação de professores não será neste janeiro.
      Eles vem acontecendo sob demanda… quando se junta um grupo de interessados (aproximadamente cada dois anos).
      Estamos pensando num curso para o segundo semestre, se não for neste período será em janeiro 2018.
      Fica de olho na agenda do blog.
      Grande abraço.
      Jorge

  4. Certo Jorge, ficarei de olho então.
    Considere-me um interessado.
    Obrigado e até uma oportunidade!
    Um abraço,
    Murilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: