II formação de instrutores de PDC em Yvy Porã

Verão sempre é tempo de  descansar,  reciclar-se para o ano que se inicia. Este verão de 2013 não foi diferente. Tempo de reunir os amigos, aprender, estudar. Assim como fazemos a cada tanto, chamamos para Yvy permacultores amigos, praticando a permacultura nas suas vidas e trabalhos, para discutir os conteúdos e as práticas dos cursos PDC.

IMG_6519

Neste ano, o grupo de 11 permacultores, abrangia desde a Bahia e DF, até  Cordoba, na Argentina. Foram 9 dias de estudo, de aprofundamento sobre o material da formação de 2011, desta vez com um grupo  composto por Sérgio e Monica (DF), Ibere e Natália (BA), Tomaz e Danuta (SP), Cecília (SC-SP), Lucas (SP), Rafaele e Martin (PR) e Carlos (CDB-Ar). Além deles, tivemos, em alguns dias, a visita do casal de cordobeses, Silvia a Frola, que com suas dúvidas acabaram levando o grupo a boas reflexões e aprofundamentos.

IMG_6545

O foco deste ano foi a comunicação, a diferença entre oralidade e escrita, assim como a discussão sobre o espaço que há para tal comunicação dentro de um PDC e também o aprofundamento e estudo. Desta reflexão surgiu, proposta do grupo, de um  projeto, que neste momento, tem o nome de  “Caderno do PDC”

IMG_3557

O grupo  decidiu abraçar o desafio de começar a escrever sobre os assuntos do curso de design em permacultura> No inícioapenas com a ideia de um material de apoio para os cursantes, mas que depois de escrito está um pouco mais amplo do que isso.  A metodologia desta escrita obedeceu a proposta do curso, que era estudar sobre cada um e todos os conteúdos, superando medos, dificuldades etc. Desta forma,  todos estudaram tudo!

A dinâmica para juntar estudo e escrita foi a seguinte:

  1. discutir os mapas conceituais feitos em 2011
  2. estudar sobre tal assunto- na biblioteca, com todos os livros de permacultura disponíveis, também em videos, etc.
  3. numa roda colocar e superar as dúvidas, compartilhando as descobertas sobre o assunto em pauta
  4. em grupos de 4 pessoas, escrever sobre
  5. Suzana recolhia os 3 textos, transformando-os em um
  6. leitura no grande grupo do texto coletivo

IMG_1651

Os dias se passaram, muito estudo, conversas, risadas e discussões, resultando em uma bela caminhada conjunta. Dos 13 blocos que tem a estrutura do PDC, já temos 9 textos bem encaminhados. A proposta é seguir e em breve publicar, gratuitamente para download, este caderno.

IMG_3458

Aproveitando a estiagem, entre uma chuva e outra, Ibere e Natália, do Sítio Pura Vida (BA), produtores de cacau e do especialíssimo chocolate Tiwa, propuseram o manejo das bananeiras perto da Casa Mãe.

DSC_0526

Neste manejo ainda  construimos panelas com os troncos das mesmas e plantando as sementes de cacau trazidas por eles. É claro que é uma experiência, pois na nossa latitude e com o nosso frio, é pouco provável que esta variedade de cacau sobreviva e frutifique.

IMG_1653

Mas de qualquer maneira, esta prática foi um momento de distencionar, fazendo o que um permacultor mais gosta de fazer, que é colocar a mão na massa!

IMG_6581

Nos dois últimos dias do curso migramos para o Sitio Raízes, em São José do Cerrito, propriedade dos permacultores Pedro Marcos e Elusa, para o estudo mais próximo do desafio que  é ver/ viver a zonas  3 e 4 numa propriedade. A caminhada e as explicações do Pedro sobre manejo de pequenos e grandes animais, cultivos perenes e anuais de grãos, pastagens, etc foi mesmo um grande momento.

IMG_6584

Nesta foto a pastagem rotativa no dia em que se tiram os animais…

IMG_6575

Nesta foto, a pastagem do próximo piquete, de onde os animais foram retirados há 3 semanas.

IMG_6576

E ainda demos sorte, pois pegamos justo o início da produção do suco de uva.

Agora, de baterias recarregadas, cada um seguiu para sua vida, sempre pertodo coração, que é onde vivem os  grandes amigos!

Anúncios

6 comentários sobre “II formação de instrutores de PDC em Yvy Porã

  1. Parabéns Jorge, Suzana e todos os participantes… pelas fotos dá prá ter uma pequena idéia do que foi o encontro… Parabéns Mesmo !!! Vocês estão fazendo um Grande serviço em favor da Mãe Terra … Tudo de bom !!!

  2. Olá Jorge e Suzana. Meu nome é Murilo e vivo em Dourados, MS e fiz o PDC com o Jorge em 2008, lá em Campo Largo, PR. Desde quando vi a primeira publicação do curso de formação de instrutores de PDC tenho pensado que seria muito legal fazê-lo, além de ser uma oportunidade de conhecer Yvy Porã.
    Esse ano haverá o curso? Se possível gostaria de ter mais informações.
    Obrigado,
    Murilo

    • Oi, Murilo
      Será um prazer te receber no YvyPorã.
      Em quanto a curso de formação de professores não será neste janeiro.
      Eles vem acontecendo sob demanda… quando se junta um grupo de interessados (aproximadamente cada dois anos).
      Estamos pensando num curso para o segundo semestre, se não for neste período será em janeiro 2018.
      Fica de olho na agenda do blog.
      Grande abraço.
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s