Mesa de centro usando carretel de fios elétricos.

Dizem que você conhece a casa de um permacultor pelo tanto de “bugigangas e tranqueiras” na garagem. Quando levamos os fios da Casa Mãe até a casa da Montanha, eles vieram em dois daqueles carretéis de madeira. Guardamos os carretéis, que foram muito úteis como apoio no trabalho de marcenaria, e até mesmo como estantes para guardar mantimentos nos cursos. Mas a proposta era de fazermos uma mesinha de centro com eles, lixando, mas deixando inclusive os carimbos e as marcas originais. Assim, estes enormes carretéis ficaram sempre na casa, um dentro, já como mesa de centro, e outros dois na varanda.

Há uns meses, os amigos Rafa e Martin nos mandaram a ideia que incrementava ainda mais o projeto, esta mesa biblioteca.

Não preciso dizer que nos entusiasmamos de saída, comprando o projeto. De lá para cá, realmente o desejo de fazer a mesinha era grande. Assim, num sábado chuvoso Suzana decidiu pegar a lixadeirs e começar o trabalho. A lixada foi para tirar rebarbas, algumas etiquetas rasgadas, deixando a madeira mais lisa. Depois fizemos a impreganação com óleo de linhaça diluído em 50% de querosene, impregando a madeira.

Finalmente compramos as rodinhas de borracha. Como gostamos desta proposta, compramos rodinhas grandes, que deixam a mesa a uns 10cm do chão. Então, num dia à noite, decidimos colocar as rodinhas.

IMG_6420

Nossa opção foi por colocar apenas 3 rodas. Por que três? Um tripé sempre fica assentado, num plano, já quatro, se houver qualquer desnível entre eles, deixará um deles no ar, em desequilíbrio.

IMG_6422

Fixamos as rodas na mesma linha dos 3 tubos estruturais do carretel, prevendo que ali seja o lugar de maior resistência da estrutura. Assim, nossa mesa biblioteca começa a tomar forma. Agora faltam apenas os cabos de vassoura lixados e tratados com linhaça para fazermos as divisórias de apoio para os livros.

IMG_6427

Algumas semanas depois, terminamos a mesinha que ficou assim, linda, não é?

IMG_6714

Anúncios

7 comentários sobre “Mesa de centro usando carretel de fios elétricos.

  1. Eu tenho usado em meus projetos passar óleo queimado (óleo usado dos motores de automóveis, o qual pode ser pego de graça em oficinas mecânicas) ele alem de proteger a madeira da uma cor linda, tenho passado puro e quanto ao cheiro sai em uma semana , passei na nossa mesa de cozinha e não ficou cheira algum apos uma semana experimente para vocês verem .

    • Paulo
      É outra boa estratégia- usamos em alguns lugares…. MAs preferimos a linhaça, pois o óleo queimado deixa a madeira bem mais escura, quase preta… E acabamos preferindo a madeira com seus veios mais claros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s