7 Comentários

A pequena roça- o processo e a primeira colheita de milhos verde

Que cada ano comece sempre, com o que plantamos no ano anterior! Assim, que em 2013 todos sigam plantando o melhor de sí mesmos, cuidando das pessoas e cuidando da terra! Plantar e colher é uma boa ideia, que funciona no sentido figurado como  também no literal.  Assim, nos primeiros dias de  2013 colhendo alguns milhos verdes plantados em 2012.  Esta pequena roça para nosso consumo, assim como todas as coisas que vamos fazendo em Yvy Porã, tem , de início, sempre um aspecto de experimentar, testar e aprender com os erros.

IMG_6433

Em setembro, com a proposta do Martin, começamos a plantar milho numa pequena área entre duas pequenas lombas, lugar onde a fertilidade é maior, já que leva nutrientes naturalmente para ali. Em primeiro lugar roçou-se, depois foi-se plantando, a cada lua crescente, duas fileiras de milho, fava e feijão, assim, tudo junto. Na foto abaixo percebe-se os pés de milho das primeiras fileiras, plantados um a um.

IMG_6429

Nas duas primeiras fileiras, plantadas pelo Martin, foi colocado apenas uma semente de cada espécie por cova.  Olhando a foto abaixo percebemos que ali a densidade ficou bastante rala, o que dificultou a polinização.

Cada pé de milho tem tanto a flor macho (aquela que aparece no alto do pé), como a fêmea (que fica abaixo, perto da haste e que irá geram a espiga depois).  Cada planta faz a polinização cruzada, assim, um pé de milho, fecunda o seu vizinho. Por isso é necessário uma massa crítica, com vários pés de milho, no mesmo estágio de maturação, para que um pé polinize o outro. Na foto abaixo a flor fêmea já começando a formar a espiga com seus cabelinhos cor de rosa. Quando estes ficam marrons e secam, está na hora de colher a espiga.

IMG_6432

Nas fileiras seguintes plantamos 3 a 5 sementes de milho por cova, o que mostrou plantas mais viçosas, com uma frutificação dando espigas mais cheias e em alguns casos, mais de uma espiga por pé.

As favas e feijões nasceram, mas ficaram abafadas pelo milho, que “roubou” todo o sol. Ou seja, no nosso espaço, a coisa funcionaria melhor se plantássemos primeiro os milhos, com 3 a 5 sementes por cova, e depois, quando o milho já estivesse frutificando, ai sim, plantar o feijão.

Agora, com as primeiras colheitas de milho verde, e com a maturação da roça, estamos plantando abóboras, que se espalharão, com os brotos ainda sob a sombra do milho, que logo irá secar, deixando tanto o sol entrar, como suas hastes para que as abóboras possam subir nelas.

Anúncios

7 comentários em “A pequena roça- o processo e a primeira colheita de milhos verde

  1. eeeeeeeeeeee, viva o milho verde!
    Só corrigindo um pequeno detalhe. Eu me lembro que nas duas primeiras fileiras foi plantado pelo menos três sementes de milho em cada cova, mas a dificuldade de germinar foi devido a falta de chuva nesse primeiro plantio de setembro. As outras linhas foram plantadas praticamente na chuva e tenho a impressão que isso fez toda a diferença. Talvez tb pq foi incorporado esterco de vaca que estava pouco curtido no primeiro plantio, não sei se isso pode ter afetado a germinação das sementes…
    Fiquei curioso para saber se surtiu efeito a aplicação do pó de rocha no último plantio? Desde que voltei para Wit, experimentei o plantio diversificado de mucuna preta, guandu, milho, vagem, confrei (p/ fixar nitrogênio) e batata com a aplicação do pó de rocha e sem o mesmo e houve uma diferença gritante entre as parcelas.
    A questão da entrada de luz do sol é realmente significativa e por isso, plantei o milho em um espaçamento de um metro e está dando certo.
    grande abraço,

    • Martin, você lembrou bem, a falta de chuva pode ter mesmo determinado algumas falhas nas duas primeiras fileiras de milho. Já o esterco é menos provável, já que ele não era tão fresco assim, pois estava fazia um bom tempo ali em Yvy…
      Sobre o pó de rocha colocado nas últimas fileiras, ainda não notamos mudanças significativas não. Agora, sobre seu cultivo, será um espaçamento tão grande funcionará? Como ficará a polinização?
      Mas, de qualquer maneira, foi uma delícia colher este milho…

  2. Parabéns pela colheita, que 2013 seja próspero a abundante, muita saúde e paz!
    Grande abraço
    Nane

  3. Parabens pela colheita,é sempre uma alegria ver seus feitos sempre aprendo alguma coisa com voces ,Felicidade e Paz

  4. gostaria de saber pois moro no piaui gostaria de saber quantos caroço de milho e feijao se coloca na cova quanto dias ele brota e quanto tempo ra fazer fazer a colheta

    • Oi, Carmen
      Todo bem contigo!
      No plantio colocamos de 3 a 5 sementes juntas; sempre antes das chuvas.
      Em umas semanas terás as plantas em crescimento. logo de 4 meses frutificam.
      Abraço.
      Jorge

  5. lembre -se que onde ha samambaia milho nunca terá bom desenvolvimento o ideal seria pipoca para este solo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: