2 Comentários

Cultivo de alimentos- Círculo de bananeiras e Plantios de roça

Seguimos com a proposta de plantar milho, feijão e fava a cada lua crescente, e assim termos, durante um bom tempo, a colheita prolongada. Desta maneira, teremos a oferta destes produtos sempre frescos, conforme o consumo.  Nesta crescente novembro, Martin voltou à Yvy e além destes alimentos, plantou pepinos, melancias e girassóis.

Como explicamos em outra postagem, temos plantas em diferentes etapas, são duas carreiras, com aproximadamente 20 berços que recebem o mix das sementes, e agora Martin fez mais uma fileira de plantio. Ter um certo número de plantas próximas possibilita a polinização entre elas, necessária para a frutificação.  Como o primeiro plantio foi em setembro, já temos plantas de dois tamanhos diferentes, como mostra a foto abaixo, com o pequeno Noah e a Rafa.

IMG_6284

Optamos por apenas roçar a área deixando ali toda a matéria orgânica desta roçada. Como  me perguntou  uma amiga, jornalista,” por que permacultores plantam naqueles ninhos de folhas?”.  Seguindo o princípio de que cada elemento  deve ter 3 funções, a palhada ou mulch tem no mínimo 3:

  • manter a umidade no solo, já que o sol não bate diretamente
  • nutrir o solo, tanto mantendo a vida dos animais ali, e ao se decompor, trazer matéria orgânica para o local.
  • prevenir o crescimento de outras plantas que competiriam com nossa lavoura

IMG_6285

Muito disso vem do legado de Masanobu Fukuoka e sua Revolução num rastro de Palha, uma leitura sugerida para o assunto de plantios e cultivos.

IMG_6329

Outra área que segue dando seus frutos, são os canteiros grudados na casa, que tem nos abastecido com deliciosas abobrinhas italianas, além do perfume da lavanda e o círculo de bananeiras, que no verão nos presenteia novamente com dois enormes cachos de bananas e o primeiro abacaxi.

IMG_6332

E assim, seguimos, plantando, esperando, observando e fazendo. Simples mas concretos passos, que nos levam a viver, observar, aprender, dar cabeçadas, mas principalmente concretizar a teoria na experiência, de que é possível em pequenos espaços cultivar um grande número de alimentos.

IMG_6333

Hoje no convívio com muitos jovens, nos preocupa, talvez um efeito colateral do tempo das comunicações, esta coisa da nova  “militância de cibernética”, onde muito se fala, muito se comunica, mas pouco se experimenta! Que pena! Este blog e Yvy Porã, são,  acima de tudo, espaços de fazer, de vivenciar, e assim queremos seguir sendo, pois a teoria sem prática é vazia… A pratica sem teoria pode ser perigosa!

IMG_6288

Anúncios

2 comentários em “Cultivo de alimentos- Círculo de bananeiras e Plantios de roça

  1. Parabéns Suzana!! muito inspirador!!

  2. Belo exemplo, bem didático. Parabéns Amigos !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: