10 Comentários

Manutenção do banheiro seco

A Casa da Montanha tem como proposta a emissão ZERO, quer dizer, cuidamos de usar os recursos naturais e devolver à natureza nossos efluentes tratados, entrando no ciclo natural, sem poluir. Assim, coletamos águas da chuva que usamos apenas para pia, banho, lavagem de roupas, ou seja, o que chamamos de águas cinzas. Estas águas servidas, com uso de apenas sabão neutro, sabão de coco, etc. vão diretamente para círculos de bananeira, onde os nutrientes são usados pelas plantas e a água é evaporada por elas.

Nosso banheiro seco funciona já há 2 anos, com o sistema de bombonas de plástico. Somos duas pessoas, e sempre com visitantes em casa, mas com um uso descontínuo; já que ficamos , em geral, 4-5 dias por semana em Yvy e 2-3 fora.

Desta forma, a cada 6 meses, aproximadamente, trocamos o recipiente que recebe os dejetos. A bombona que esta meio cheia é tampada,  com uma tampa que permite ventilação, e colocado ao sol, tendo o cuidado de não deixar entrar água de chuva nela.

Depois de 6 meses, o resíduo compostado é colocado nos pés da frutíferas, para isso, afastamos a palhada, colocamos o composto, e depois voltamos a cobrir com a mesma. As raízes da planta que absorvem os nutrientes vão mais ou menos até a distância da copa de cada planta e não próxima ao caule.

Assim, seguimos, dia a dia, buscando viver a coerência de ser parte da natureza que nos acolhe. Na foto abaixo nossos pequenos melõezinhos, muda presenteada pelos amigos Curupiras, Gardel e Simone.

Anúncios

10 comentários em “Manutenção do banheiro seco

  1. Olá gostaria de saber se não fica cheiro ruim do banheiro seco? a urina é separada ou não? Uso apenas serragem??

    • Olá!
      Acredite que não fica cheiro… Mas isto não é mágica, e sim técnica, são vários os fatores que façam com que não tenha cheiro:
      1- A serragem jogada sobre as fezes e que imediatamente começa a compostar
      2- A chapa preta aquece o ar dentro da câmara de compostagem e faz com que os vapores saiam pela chaminé…
      3- chaminé com exaustor

      A urina em geral, é feita no mictório democrático (o bidê) e vai para o círculo de bananeiras.

  2. Adorei o trabalho de vcs. Na terra de minha família a falta de água para a casa é um problema, e antes o banheiro era com fossa. Quero construir um banheiro como o de vcs lá pois foi o mais bem acabado que vi. Vcs tem a planta dele? E o material que usam?

  3. Olá! Eu e meu marido vamos construir no nosso sítio e estamos em fase de planejamento e estudos. Pesquisando sobre bason, chegamos ao blog de vocês. Pretendemos construir um banheiro seco dentro de casa, então achamos que o que vocês fizeram ficou muito bom! Mais compacto, simples, ideal para nossos planos. Li as postagens sobre o banheiro de cabo a rabo, mas ainda me restaram algumas dúvidas. Primeiro: por causa da disposição da casa em relação ao sol e inclinação do terreno, a nossa casinha de compostagem teria que ficar ao lado da varanda. Algum cheiro exala da casinha, o que impossibilita essa disposição? Segundo : no banheiro de vcs o chuveiro fica no mesmo cômodo que o vaso? Pergunto isso porque pensei na possibilidade de o calor do banho fazer com que os vapores voltem para dentro do banheiro. Terceiro: vi como fazem a manutenção no momento da troca. Mas como é feita a manutenção do dia a dia, a limpeza da parte inicial da rampa? Quarto: vocês acham que esse sistema funcionária para uma família de dois adultos e duas crianças com uso constante?
    Muito parabéns pela morada e também pelo blog, que é muito didático! Ele está funcionando como fonte de estudos para nós !
    Grande abraço!

    • Olá, Marina
      Obrigada pelas palavras e estímulo. Vamos às suas dúvidas:
      – nosso banheiro em Yvy Porã é no oeste, e no projeto Waikayu ( waikayu.wordpress.com é no norte.
      Não temos cheiro na parte externa, desde que a chaminé tenha boa altura.
      – Cheiro dentro do banheiro: temos o chuveiro no mesmo local que os vasos. Existe um momento , que depende de dias e clima. Estamos em SC, assim, temos dias bem frios… alguns abaixo de zero. NESTE contexto, existe um momento de inversão térmica, quando dentro da casa temos 10 graus e fora abaixo disso… e ai sim… vem algum cheiro para dentro da casa. Já pensamos em solucionar este problema colocando uma ventoinha de PC dentro da chaminé, forçando a ventilação para fora, independente do clima. ( obs: este cheiro é momentâneo e nada grave…)
      – a manutenção da parte interna é com a troca do papelão e o uso do “skeitinho”, que são toalhas de papel que colocamos na rampa, e que compostam junto nas bombonas.
      – Este modelo de BS tem funcionado, seja para 16 adultos em 9 dias de PDC, seja para nós dois, na casa de Yvy ou 4 adultos, na casa de Waikayu.
      Um abraço
      Suzana

      • Obrigada pela resposta!
        Conversando com meu marido, mais duas dúvidas nos veio: qual a vantagem desse sistema em relação ao basom ? E também se a bombonas, por serem de plástico, que não é um bom condutor de calor, permite o “composto” de chegar a mais de 60 graus.

      • Marina uma das vantagens, na nossa opinião, é ser uma solução bem mais simples, tanto a construção como o cotidiano.
        quanto à temperatura: coloque um balde plástico no sol e veja qual a temperatura que ele chega! sim, se composta. O que pode-se fazer para ter segurança são duas coisas: uma é usar este comporto apenas para frutíferas e plantas ornamentais 9 já que não existe patógeno que passe pela planta. A outra é jogar este composto para as minhocas.

      • Desculpe a perguntação! É que estou realmente interessada no sistema. Mas quero fazer uma pergunta indiscreta. Rsrs. É que acho importante a gente ver o cocô, ainda mais os das crianças, para saber se estão bem de saúde. Nesse esquema ele desce pela rampa sem a gente ver e tchau cocô? E nos outros esquemas de banheiro seco, você saberia me dizer se em algum deles é possível a gente ver ? Parece estranho, mas acho isso importante para a saúde!
        Gratidão pela paciência!

      • Marina
        acaba-se usando outros sentidos, e verifica-se o produto pelo que fica no papel higiênico. Que eu saiba, em nenhum deles se vê o coco…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: