5 Comentários

Zona 1 e 2 – seguindo com a oficina e manutenção dos caminhos ao redor dos canteiros.

A nossa rotina em Yvy é feita de calma e tranquilidade. Em geral conversamos sobre as prioridades, e seguimos. Ou seja, a prioridade irá receber nossa atenção, o que não quer dizer que outros trabalhos não apareçam, e nos dediquemos à eles também.
Neste momento a prioridade é terminar a oficina, assim seguimos, dando um acabamento melhor no reboco interno, fazendo a instalação elétrica de chegada e colocando as estantes de madeira para dar mais rigidez às paredes. Jorge fez o projeto das estantes de madeira, que depois de instaladas receberam o tratamento com óleo de linhaça diluído com querosene. Com esta mesma mistura tratou todas as madeiras da estrutura interna. Assim, a oficina vai seguindo e ficando a cada semana mais linda.


Andando pelo jardim, vimos que a grama entendeu que a primavera chegou, e cresceu invadindo os caminhos ao redor dos canteiros. Hora de cuidar disso! Enxada e garfo em punho, fomos retirando a grama e outras plantas que cresceram ali. A serragem colocada nestes caminhos, tem a múltipla função de prevenir a invasão de grama, manter a umidade, deixar os caminhos ao redor da horta limpos e criar solos. Neste cuidado de hoje vimos que a serragem colocada há 2 anos está em processo de compostagem, mostrando que em breve poderá ser incorporado aos canteiros.
A operação caminhos durou menos que 1 hora:
retirar as invasoras


aparar a grama desenhando os caminhos
colocar a serragem


espalhar
pisar  e molhar

Além dos aspectos funcionais, os canteiros emoldurados pela serragem tem uma estética linda, um presente para os olhos…
Assim é  estar em Yvy Porã, a gente brinca de jardineiro, de construtor, olha o céu, e se contenta em ser parte da Natureza, trabalhando com ela e dela recebendo belos frutos!

Anúncios

5 comentários em “Zona 1 e 2 – seguindo com a oficina e manutenção dos caminhos ao redor dos canteiros.

  1. que inveja….iuahahaiuhai
    parabens pelos cultivos e cuidados com a natureza… talves isso sim seja viver né….

    • Doga
      A permacultura já foi chamada da arte do óbvio… Viver com calma, produzindo seu alimento, tendo tempo para cuidar das pessoas, etc… Mas cada um tem seu caminho… é Só começar!

  2. ehhhhhhhhhhh!!!!!! VALEUUUUU!
    TA DEMAIS O MOVIMENTO!

  3. ola pessoal, mais uma vez venho pra perguntar…. nao encontro aqui na regiao cursos de permacultura, então venho lendo muito e aprendendo meio que autonomamente…. porem nao consigo informações sobre um detalhe do circulo de bananeiras….. na casa dos meus pais as aguas cinzas correm por um córrego aberto no pomar correndo pelos pé de limão, nhame, e taióbas…. o problema é que é à céu aberto….. ai pensei em ajudalos construindo um circulo de bananeiras… porém não vou conseguir mudar os habitos de minha mãe que usa cloro, agua sanitaria, e desinfetantes nessas aguas….. ai é que pergunto, com essas coisas quimicas, vai contaminar as bananas e o que mais eu plantar em torno???

    obrigado…

    • Oi, Doga
      Claro, todos os produtos que você menciona são biocidas, quer dizer: vão matar a flora e fauna natural que deve processar os esgotos.
      O que não quer dizer que você não deva fazer o círculo e começar a mudar as atitudes.
      Explique que H2O2 (água oxigenada) é mais barato do que cloro e água sanitária, e também um excelente desinfectante que não deixa resíduos.
      Logo com um pouco de água morna e sabão pode-se lavar o vaso ou a pia.
      Também pode ser que não se construa um círculo, as águas cinzas podem ser despejadas nos pés das frutíferas. O importante é que não recebam luz solar, apodrece muito rápido. Então, pode ser conduzida por um cano, que verte em cada pé. Logo cobrir, esta área onde a água cinza é despejada, com uma boa camada de palhada.
      Abraço.
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: