11 Comentários

Volta de férias: porta do banheiro, horta e fechando as paredes da oficina

Voltamos das férias, com um mês longe de Yvy Porã, as saudades  eram enormes! Saudades da nossa casa, dos projetos em andamento, do silêncio de Yvy, das cores. Assim, neste fim de semana fomos para a Casa da Montanha, com uma vontade louca de colocar a mão na massa.

Jorge seguiu fazendo a porta do banheiro, num design feito por nós, de uma porta de tábuas com 6 vidros na parte de cima.

Fazer esta porta foi um desafio, e novamente o capricho e a dedicação renderam frutos: uma peça linda, que fechou o banheiro!

No mês de junho, com a visita dos permacultores Gabriel e Henrique, lá de  SP, demos uma acelerada nas paredes! Devagar o que parecia um “galinheiro” vai se transformando em uma simpática oficina!

Ainda que o frio tenha maltratado dos meninos que colocavam as mãos no barro frio!

Assim,  as paredes  foram se fechando, semana a semana!

agora, na volta das férias, os amigos Martin e Rodrigo encararam o finalmente e as paredes da oficina ficaram prontas.

Isto foi toda uma celebração e uma alegria. A cada passo vamos vendo o projeto da Casa da Montanha se concretizar!

Nos cuidados diários, a horta mereceu a atenção, colhendo o que estava maduro, plantando novas mudas, usando o composto feito no PDC. No almoço comemos batatas, cara do ar, alface, repolho, brócolis e beterrabas colhidos na hora!

É interessante e importante medir as chuvas. Na segunda quinzena de julho, em Yvy, choveu mais de 200mm , ou seja, mais de 200 litros de água por metro quadrado de solo. Na região visitada por nós, no noroeste da Argentina, chove isto, mas no ano todo! Louco, não é? Por isso Yvy é verde, sempre verde!

Anúncios

11 comentários em “Volta de férias: porta do banheiro, horta e fechando as paredes da oficina

  1. Tudo muito lindo.Já estava com saudade de agito na casa.Tá ficando um paraíso esse lugar.Parabéns!

  2. ola pessoal, acompanho bastante a casa da montanha, e aprendo muito. bom, não sou permacultor mas estou construindo uma habitação e procuro aplicar os conceitos e tecnicas que vou aprendendo… mas estou escrevendo para perguntar uma coisa, estou quase no telhado e estamos em duvida em com o que cobrir, estamos pensando na telha reciclada como voces, porem queriamos perguntar se a tinta se descasca com o tempo soltando das telhas, pois isso afetaria a cisterna não?, bom por hora é só, agradeço muito pela atenção.

    doga.

    • Doga
      As telhas de tetra pak reciclados são ainda uma incógnita! Sabemos de algumas que com 8 anos estavam muito ruins… As nossas, já com 5 anos, estão bem… PArece que depende MUITO da fabricação…
      Ainda achamos que as velhas e boas telhas de barro são , por enquanto, a melhor solução para telhados. Tanto que temos esta possibilidade sempre em conta para se houver necessidade, usarmos estas telhas na Casa da Montanha.
      Sobre a tinta, até aqui ela não soltou, e como usamos tintas com base a água, estamos tranquilos- e tb por que as primeiras águas de chuva são descartadas e não vão para a cisterna.
      Um abraço
      Suzana

      • Telhas de barro é a melhor solução e ainda ajuda ecologicamente sendo reutilizadas.Fiz uma ampliação na minha casa e usei as telhas de barros que ganhei de vizinhos que iam jogar fora.Economizei,e reutilizei o que seria entulho.
        Já estava com saudades de ver agito na casa.
        Abraços !

  3. Parabéns pelo excelente lugar que estão construindo. Nos aqui em Belém ainda estamos bem longe dessa etapa de vcs, mas temos fé que chegaremos lá. Franz

  4. obrigado pela dica, porem o que fica dificil em telhas de barro é o valor né…. o madeiramento para elas fica caro… ja pras telhas grandes usamos pouca madeira o que economiza bastante… hehe, cogitamos ate uma certa telha fabricada aqui na cidade de zinco + esopor, porem é dificil aceitar algo industrial né…. bom, ate cobrir a gente acha a melhor opção…

    • Doga
      Na verdade as telhas grandes são mais caras por metro quadrado, ou seja, no final da conta tem que ver bem, pois telha de madeira + madeira pode ser igual às telhas grandes + madeira…
      A questão do industrializado não é um problema. O problema é QUE materiais usamos!
      Priorizar materiais renováveis é um bom critérios de escolha!

  5. sou eu de novo, entao.. mais uma coisa sobre o telhado, sera que ao inves de passar verniz na madeira (como td mundo faz) eu passar oleo queimado, sera q protege tbm ?? pergunto isso pois meu pai ja viu em fazendas tratarem madeiras dessa forma… alias aproveitando o assunto, à uns 4 anos achamos alguns batentes de porta no lixo, mas estavam bons, como na epoca nao pensava em casa, usei eles para fazer canteiros de horta, ai hoje, estou pensando em recuperalos pra casa, porem tenho medo de cupins, sera que se eu deixa-los de molho algum tempo no oleo queimado garantirei que esses batentes estejam isenos de cupins???
    desculpem as varias perguntas, uiahiauhiauha, e agradeço.
    doga

    • Doga
      Vamos lá…
      O óleo queimado tb protege, se tu olhar, na Casa da MOntanha, usamos óleo de linhaça.

      Agora, sobre sua horta, hummmmmmmmmm tens que ver bem qual a condição destas madeiras, pois não é só cupins, tem também a umidade… que madeiras eram? Retire uma avalie bem qual a condição da madeira… Seque, limpe, lixe…
      Como diz um dos princípios da Permacultura: observe e interaja! Bom trabalho!

  6. Parabéns pela continuidade da oficina, e esse verde do quintal, hummmmmm… tá lindo demais. Abraços.

  7. O trabalhos de marcenaria feitos com precisão e dedicação pelo Jorge combinam e harmonizam com os cuidados delicados e generosos que a Suzana dedica as plantas e jardins, fazendo deste local tão especial cada dia mais belo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: