Educação ambiental e permacultura

Neste mês de junho realizamos o curso de educação ambiental e permacultura em Yvy Porã. A proposta era ampliar o olhar, tanto na perspectiva do educador, como na da instituição e legislação. Ou seja, refletir sobre que espaço é este chamado escola, o que a legislação prevê ( tanto a Lei de Diretrizes Básicas da Educação- LDB, e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN) e o que a Agenda 21 sugere como a educação ambiental, buscando estabelecer um diálogo entre estes documentos e os princípios da Permacultura.

Durante os frios 4 dias do feriado de Corpus Cristie, estudamos, discutimos,  compartilhamos saberes e vivenciamos atividades possíveis de serem feitas em escolas.  Frisamos que fazer permacultura na escola é antes de mais nada reconhecer, valorizar e dialogar com os atores locais. A partir destes sujeitos as possibilidades são muitas e variadas, já que os princípios propostos por David Holmgren dialogam em harmonia com as propostas curriculares, abrindo horizonte de ações concretas para os educadores desenvolverem projetos em sala de aula.

Depois lemos textos e estudamos , fundamentamos as discussões, trabalhamos sobre as representações sociais que trazemos sobre a escola. Com estes elementos discutimos que fazer uma horta, ou em espiral de ervas, ou uma bio-construção pode ser incrível, ou apenas um efeito de “fogos de artifício”, pois se não há o envolvimento, a apropriação, o emponderamento dos atores locais ( educadores e educandos, direção, etc) sobre os princípios de cada uma destas ações, em pouco tempo elas estarão abandonadas e esquecidas.

Finalmente o grupo recebeu o livro Lendas do Saber, e sobre eles recriaram outras propostas para a vivência da permacultura com grupos.  Neste momento, todos voltaram a ser criança. Teve slack line, teve pular corda, teve caminhada na mata, exploração com lupas, etc.

Como todos os cursos que estamos fazendo em Yvy, a proposta é de intenso convívio, onde se compartilha, além dos saberes do curso,  o tempo, a prosa, o fogo, a comidinha orgânica, etc. Aquela coisa básica da Permacultura de Cuidar das pessoas, do planeta e compartilhar excedentes, caminhando juntos, valorizando nossas diferenças e reconhecendo nossas individualidades!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s