Aprendendo a fazer luminárias de bambu e LEDs

Yvy Porã finalmente está realizando mais um aspceto de sua vocação, de acolher amigos  e , agora, ministrar cursos. Não temos  o desejo de grandes grupos, pois acreditamos no trabalho um a um, relação pessoal, intransferível, de cuidar das pessoas.  Assim, os cursos em Yvy,  são para grupos pequenos, dimensionados ao tamanho da casa e à possibilidade de convivência profunda.

Nos dias 26 e 27 de maio um pequeno grupo de permacultores resolveu que ia tirar um tempo para aprender a trabalhar com LEDs. Na nossa primeira oficina de luminárias de bambu e  LEDs de Yvy Porã, os meninos se divertiram, riram e aprenderam muito. Jorge ministrou as aulas teóricas e Suzana cuidou da alimentação para todos.

No sábado aconteceram as aulas teóricas, com uma introdução sobre eletricidade e conceitos mínimos para se montar as instlações elétricas de uma residência. Voltagens, espessuras de fios, dijuntores, cargas positivas, negativas, neutro, todas as ideias básicas para compreender os mistérios destes fios que trazem luz, calor, música, etc.

No domingo pela manhã, uma breve explicação sobre manejo, espécies e usos  de bambus. Em seguida, cada um começou a pensar na sua luminária, escolhendo o bambu, entre pedaços de Dendrocálamus ou Philostaquis que já estavam colhidos.

Ai veio a parte de grandes descobertas, avaliada pelos participantes, como algo muito proveitoso, necessário e delicioso: as ferramentas.  Ver  o uso adequado de diversas ferramentas, como uso de serra copo, lixadeiras distintas, furadeiras, etc nas distintas situações foi mesmo muito legal.  Dizemos que se pode fazer qualquer coisa, desde que se tenha em mãos as ferramentas adequadas, em bom estado, um pouco de ousadia, e vontade de aprender. E foi isso que os meninos viveram: muitas ferramentas, dando asas às  distintas ideias.

Com a parte estrutural de bambu já bem encaminhada, foi a hora de montar o LED. Cada cursante recebeu um KIT, para montar sua lâmpada: o  LED. o reator e o disipador de calor.

Ai veio o outro aprendizado, simples, mas que exigiu atenção, e experimentação de uma, duas, três vezes: o fazer a solda nos componentes.

Finalmente, juntar as partes, fixando a lâmpada de LED a sua luminária.  A cada peça pronta vinha junto o sorriso de cada um, o sensação de ser capaz, e recompensa em ver a sua ideia se concretizar depois dos tropeços no caminho…

Puxa vida, que coisa boa é estar entre amigos e aprender a fazer algo bonito, novo, e usando uma tecnologia ecológica! Parabéns, Gardel, Marcos, Martin, Mateus e Ricardo.

Anúncios

4 comentários sobre “Aprendendo a fazer luminárias de bambu e LEDs

  1. Foi uma ótima experiência. Aprendi sobre instalação elétrica básica, o uso de LEDs para iluminação residencial, manejo e uso de bambus para construção de luminárias, e de quebra fiz novos amigos. Muito obrigado Jorge e Suzana pelos ensinamentos e pela paciência que tiveram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s