As paredes da Oficina

Yvy Porã é um lugar de aprender e de acolher as pessoas. A cada etapa deste projeto, vamos tendo atividades específicas, do cotidiano, como cuidar da horta, manejar as frutíferas, restaurar o carro de boi comprado do vizinho, construir paredes com distintas técnicas, ou participar de alguma instalação que esteja sendo feita, como o rocket stove para aquecer a água do chuveiro da Casa Mãe mostrada na foto acima.

Neste momento estamos terminado a reforma da Casa Mãe, que vem acolhendo pessoas, seja em PDC como foi em abril, seja nas oficinas de luminárias com LED e bambu agora em maio ou no curso de Educação Ambiental que será em junho.

Fora isto, o projeto de construção atual é a oficina do Jorge. Para esta atividade, recebemo a visita do casal Letícia e Emerson, que fizeram o I PDC de Yvy Porã, super dispostos a dar uma mão, fazendo e aprendendo a construir as paredes com a técnica de alambrado, palha e barro. Os dois vieram super animados e dispostos a trabalhar mesmo.

Assim, Suzana foi ao Ceasa, pegar a palha que sobra como resíduo do transporte de frutas à granel, e por ser palha de aveia, ou de arroz, é uma palha limpa, lisa, longa, perfeita para o trabalho com as mãos.

Com isto, a dupla teve seu material para o trabalho. O barro que é preparado é simplesmente nossa terra, composta de 70% argila e 30% de areia, misturado com 10% de cal, para dar um pouco mais de estabilidade. Este barro, se fosse usado sem palha deveria ser misturado com areia, mas como é junto com palha, numa parede que receberá reboco por cima, não tem problema.

A palha aguenta a tração, o barro a compressão e faz a junta, a liga do material.

O trabalho é simples:

  •  fazer uma raminho de palha
  • embebê-lo em barro
  •  passar pelo alambrado que está firmemente fixado à estrutura de madeira com pregos e grampos
  • Um de cada lado ir alisando e formando um tecido uniforme.

O trabalho é relativamente leve, simples e enquato vamos fazendo, a conversa rola solta, muita filosofia, dúvidas, risadas.

Em um fim de semana de trabalho assim, nossos dois amigos terminaram uma das paredes e fizeram ainda um dos panos da segunda parede, que fiaram lindas! Assim, Yvy vem sendo feito, com muitas mãos, muitas conversas, muitos amigos. Obrigada, meninos!

Anúncios

6 comentários sobre “As paredes da Oficina

  1. Ok, o capricho nas etapas anteriores da reconstrução da “geodésica” (eu acho mais simpático continuar chamando a oficina assim heheh) ajudou a deixar as etapas seguintes mais bonitas. Ainda assim, está ficando muito boa a etapa das paredes. Não apenas pelo charme de um material rústico e diferente, mas também porque essa própria rusticidade as deixa ainda mais atrativas.

    Demais! Que venham as outras.
    🙂

  2. Eu agredeço profudamente por podermos ajudar e compartilhar momentos com vocês!! A energia em Yvy Porã nos deixa realmente em paz com nós mesmos!!
    Grande abraço! até a próxima!!

  3. Foi um fim de semana ótimo que mostrou a gratidão que dá ao poder trabalhar simplesmente por vontade de ajudar e aprender! A gente que agradece a acolhida e todos os momentos!

  4. Salve salve Leticia e Emer…que bom saber que vc’s foram trabalhar na “oficina”…praze em vê-los em ação…(ai ai que inveja boa eu sinto !)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s