6 Comentários

As paredes da Oficina

Yvy Porã é um lugar de aprender e de acolher as pessoas. A cada etapa deste projeto, vamos tendo atividades específicas, do cotidiano, como cuidar da horta, manejar as frutíferas, restaurar o carro de boi comprado do vizinho, construir paredes com distintas técnicas, ou participar de alguma instalação que esteja sendo feita, como o rocket stove para aquecer a água do chuveiro da Casa Mãe mostrada na foto acima.

Neste momento estamos terminado a reforma da Casa Mãe, que vem acolhendo pessoas, seja em PDC como foi em abril, seja nas oficinas de luminárias com LED e bambu agora em maio ou no curso de Educação Ambiental que será em junho.

Fora isto, o projeto de construção atual é a oficina do Jorge. Para esta atividade, recebemo a visita do casal Letícia e Emerson, que fizeram o I PDC de Yvy Porã, super dispostos a dar uma mão, fazendo e aprendendo a construir as paredes com a técnica de alambrado, palha e barro. Os dois vieram super animados e dispostos a trabalhar mesmo.

Assim, Suzana foi ao Ceasa, pegar a palha que sobra como resíduo do transporte de frutas à granel, e por ser palha de aveia, ou de arroz, é uma palha limpa, lisa, longa, perfeita para o trabalho com as mãos.

Com isto, a dupla teve seu material para o trabalho. O barro que é preparado é simplesmente nossa terra, composta de 70% argila e 30% de areia, misturado com 10% de cal, para dar um pouco mais de estabilidade. Este barro, se fosse usado sem palha deveria ser misturado com areia, mas como é junto com palha, numa parede que receberá reboco por cima, não tem problema.

A palha aguenta a tração, o barro a compressão e faz a junta, a liga do material.

O trabalho é simples:

  •  fazer uma raminho de palha
  • embebê-lo em barro
  •  passar pelo alambrado que está firmemente fixado à estrutura de madeira com pregos e grampos
  • Um de cada lado ir alisando e formando um tecido uniforme.

O trabalho é relativamente leve, simples e enquato vamos fazendo, a conversa rola solta, muita filosofia, dúvidas, risadas.

Em um fim de semana de trabalho assim, nossos dois amigos terminaram uma das paredes e fizeram ainda um dos panos da segunda parede, que fiaram lindas! Assim, Yvy vem sendo feito, com muitas mãos, muitas conversas, muitos amigos. Obrigada, meninos!

Anúncios

6 comentários em “As paredes da Oficina

  1. Ok, o capricho nas etapas anteriores da reconstrução da “geodésica” (eu acho mais simpático continuar chamando a oficina assim heheh) ajudou a deixar as etapas seguintes mais bonitas. Ainda assim, está ficando muito boa a etapa das paredes. Não apenas pelo charme de um material rústico e diferente, mas também porque essa própria rusticidade as deixa ainda mais atrativas.

    Demais! Que venham as outras.
    🙂

  2. Eu agredeço profudamente por podermos ajudar e compartilhar momentos com vocês!! A energia em Yvy Porã nos deixa realmente em paz com nós mesmos!!
    Grande abraço! até a próxima!!

  3. Foi um fim de semana ótimo que mostrou a gratidão que dá ao poder trabalhar simplesmente por vontade de ajudar e aprender! A gente que agradece a acolhida e todos os momentos!

  4. Salve salve Leticia e Emer…que bom saber que vc’s foram trabalhar na “oficina”…praze em vê-los em ação…(ai ai que inveja boa eu sinto !)

  5. o Jorge nesta foto do rocket parece um Cacique do Fogo…salve salve…

  6. Parabéns…o trabalho de vocês está ficando ótimo!!
    um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: