Fazendo requeijão em casa

Ações revolucionárias e sustentáveis, passam pelo repensar o consumo! Produzir nossos alimentos, seja numa horta, seja fazendo comida caseira “em casa”, deixando de consumir majoritariamente o que a indústria nos fornece são algumas destas ações. Simples e eficaz! Também resgatam o prazer de se estar em grupo e fazer a comida para e com as pessoas que amamos. Hoje em dia, achar um alimento sem conservantes, corantes, estabilizantes, e outras coisas é muito difícil. Retomar o fazer você mesmo, com receitas tradicionais, ou novas, usando ingredientes in natura, ou o mais próximo que conseguimos é um grande passo. Para quem quiser ir além, sugerimos livros da grande Sonia Hirsch. A postagem de hoje é sobre isto, fazer em casa! Vamos fazer requeijão!

Temos pessoas queridas morando fora do Brasil, e uma das coisas que sentem muitas saudades é do requeijão- lembranças de infância… Assim, ainda no verão, buscamos receitas de como fazer requeijão usando o básico, que pode ser achado em qualquer lugar. A partir desta pesquisa, fomos experimentando e aprimorando a receita. Uma das grande coisas disto foi fazer um requeijão que se sabe o que tem dentro.

Como temos o Diego e Ilse lá de São Pedro nos ajudando e eles tem vacas leiteiras, compramos o leite diretamente da produtora, ou seja, leite integral e  fresco. As fotos abaixo foram do requeijão que fizemos neste fim de semana.

Ingredientes:

2 litros de leite (em saquinho ou leite de um produtor conhecido)

1/2 copo de vinagre ou suco de limão

3 colheres de sopa creme de leite ou nata

2 colheres de sopa manteiga (deixá-la mole ou derretida)

sal

1/2 copo de leite fervido

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer:

Separe um copo de leite e coloque para ferver.

Em seguida coloque numa panela grande os 2 litros de leite e acrescente o vinagre, misture bem e coloque no fogo. O Vinagre irá fazer o leite talhar, ou seja, separa o soro da parte sólida (ricota fresca), como mostra a foto abaixo.

Depois de coalhar bem o leite, separe, usando uma peneira, o soro da ricota. O soro pode ser dados para os cachorros, que gostam muito dele!

Lave a ricota, para que ela perca todo o azedinho do processo. Passe novamente na peneira, para ficar sem nenhum líquido, apenas a ricota lavada.

Coloque num liquidificador a ricota lavada , azeite, creme de leite , manteiga e sal. Não coloque todo o leite, pois ficará muito líquido. Ligue o liquidificador e vá colocando o leite aos poucos, acompanhando a textura. Vai se formando um creme com aparência bem lisa e homogênea.

Na foto abaixo, a aparência do creme já pronto. Experimente o sal, e dose a gosto.

Depois é só colocar em vidros limpos e bem fechados e guardar na geladeira.

Como não tem conservantes, depois de aberto o vidro o consumo deve ser em uma semana. Já vimos que sem abrir o vidro, ele resistiu bem por duas semanas.

Esperamos que gostem! Pode ser consumido como requeijão em pães, torradas, com goiabada, mas também vai bem se misturado com azeite de oliva, páprica para molho de salada!

Anúncios

77 comentários sobre “Fazendo requeijão em casa

    • Que legal!!!! É isso ai, vamos experimentando, compartilhando e mudando hábitos, reinventando-nos a cada dia, buscando o ser sustentável!!!

  1. Essa receita que eu queria e tava me enrolando pra te pedir!! Uhul assim que der vou fazer, já dá água na boca só de lembrar do gostinho…obrigada, beijos!

  2. OLÁ HELENICE! Em pleno mês de Novembro cheguei aqui. Bem a dúvida é a seguinte: você cita nos ingredientes meio copo de leite, depois você diz para fever um copo de leite. Independente da quantidade meio ou um copo entendi que este será usado lá no final no liquidificador aos poucos! É este o raciocínio ou pode me explicar melhor. Grata.

  3. acabei de fazer o requeiao muito bom,obrigado,somente gostaria de saber se posso usar coalho,e qual a medida para 4 litros de leite,beijo

    • Olá. Adorei a receita!
      Gostaria de saber se o leite precisa ser fresco ou se posso comprar aqueles tradicionais no mercado.
      Também gostaria de saber qual vinagre usar. Qualquer um serve?
      Obrigada
      Karen

  4. Fiz o requeijão com a ricota pronta,ficou ótimo super gostoso ,mas não durou muito antes de usar o segundo pote ,azedou tudo o que teria acontecido?

  5. Encontrar um bom e puro leite aqui na cidade, é difícil, pra não dizer impossível, e se considerarmos os valores gastos, e o trabalhão para fazer, acabo achando que não vale a pena, e temos marcas boas de requeijão no mercado, custam mais caro, mas são bem saborosas, e no final das contas, sai bem mais barato do que fazer.

    • Oi, Marly, obrigada pela visita ao site.
      A grande proposta do blog é buscar soluções simples, saudáveis e que nos movam em direção à sustentabilidade. Realmente encontrar alimentos limpos, éticos e puros é um desafio,ainda mais para as pessoas que vivem em grandes centros. O que se gasta em alimentos orgânicos, limpos, se ganha em saúde , e se poupa em remédios a longo prazo. Esta é a proposta de se fazer comidas em casa!

  6. E o que eu faço com o copo de leite fervido? Deve se colocado junto com o restante do leite e o vinagre, qd levados ao fogo ? Esse ingrediente não foi mais citado após a indicação da fervura…..

    • Oi, Ana
      O copo de leite fervido deve ficar reservado, e ser acrescentado devagar na hora de bater no liquidificador, caso seja ssário, para possibilitar que o liquidificador bata com suavidade. Coloque devagar, simplemente para a máquina poder bater. Provavelmente, não irás usar todo o copo.

  7. DESCULPE-ME!! MAS, EU NÃO ENTENDI E NÃO VC RELATANDO O QUE FAZ COM ESSE COPO DE LEITE.
    Separe um copo de leite e coloque para ferver.
    Em seguida coloque numa panela grande os 2 litros de leite e acrescente o vinagre, misture bem e coloque no fogo. O Vinagre irá fazer o leite talhar, ou seja, separa o soro da parte sólida (ricota fresca), como mostra a foto abaixo.
    DESDE JÁ, AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.
    UM ABRAÇO !

    • Oi, Claudia
      Essa experiência deixamos para você.
      A vontade, faça as combinações que ache pertinentes.
      Que tenhas excelentes resultados, e não deixes de nos comentar a experiência.
      Abraço
      Jorge

  8. Boa tarde,
    Eu fiz essa receita e ela é maravilhosa, só que em minha opinião, o passo a passo do processo de talhar o leite não foi muito bem explicado.
    Sou inexperiente na cozinha e isso complicou o processo de preparo, mas de resto é, uma receita maravilhosa e eu indico a todos.

  9. Olá!
    Me interessei pela receita!
    Gostaria de saber se funciona congelar em potinhos para evitar perder alguma parte caso não seja tudo consumido logo.

    Obrigada desde já e parabéns pela receita.

    ABS,
    Lídia

  10. Olá na receita pede um copo de leite fervido mas em que hora usamos ele pq no modo de fazer não menciona ele coloca ele para bater tbm é isso .

  11. Pingback: Como fazer requeijão cremoso caseiro - Sem amido | Mel e Pimenta

  12. Pingback: Requeijão Cremoso feito em casa | A casa encantada

  13. Olá, adorei a receita e tentei fazer, mas meu leite não talhou muito. Usei leite fresco, mas talvez não tenha entendido direito esse processo. Devo aquecer o leite primeiro e depois adicionar o vinagre, ou colocar o vinagre antes e depois aquecer? Quanto tempo demora pra talhar? Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s