12 Comentários

Pizzada – um bom momento de conviver e cuidar das pessoas

Yvy Porã é um espaço para acolher pessoas, os amigos, a  família, ou os que nos buscam para cursos. Permacultores adoram se reunir e contar o que fizeram, compartilhando saberes, problemas e buscando soluções. Nós, Suzana e Jorge, nos orgulhamos de propor a animar encontros assim que vem acontecendo na nossas casas, antes em Floripa e agora na Casa da Montanha. Em março aconteceu um pequeno evento assim, era um mini- mutirão para preparar a casa Mãe para o PDC, mas como havia pouco a ser feito, acabou sendo mesmo uma confraternização e um momento de fazer planos e projetos para 2012. Neste encontro discutimos os PDCs dados em 2011 e projetos para este ano. Monica e Sergio Pamplona darão um PDC na Chapada os Veadeiros, Arthur Nanni incluiu uma disciplina de Introdução à Permacultura no curso de Geografia da UFSC, Gardel, Simone e Cecilia inovaram nas relações, estabelecendo a troca de trabalhos ( o projeto da casa x cursos de cultivo de cogumelos) este curso acontecerá em Botucatu,  Jorge montou uma oficina sobre construção de luminárias de bambu e LED em Yvy Porã, provavelmente em maio, e assim por diante!

Nestes encontros o momento da pizza é clássico, e já recebemos uns tantos pedidos sobre a massa, o molho, etc. Então, aqui vai a postagem sobre este assunto, seguindo a receita do Tomaz Lotufo.



Massa da Pizza

Para cada quilo de farinha de trigo use 2 tabletes de fermento biológico (pode ser o de saquinho, ai são 2 envelopes por quilo), 1 colher de sopa de açúca, 1 colher de sopa de azeite de oliva, água morna, 1 colher de chá de sal.

Modo de fazer

Numa bacia grande, dilua o fermento com o açúcar em um pouco de água morna. Deixe a mistura trabalhar, ela irá fazer uma espuma. Depois de feita esta espuma, comece e misturar lentamente a farinha, o azeite de oliva, sal e água. Vá juntando a farinha e misturando e colocando água conforme o necessário. Amasse bem, ela deve fazer uma massa homogênea, sem grudar nas mãos. Neste ponto, sove bem a massa- sem dó nem piedade!

Faça as bolinhas do tamanho para cada pizza- mais ou menos o tamanho de uma mão fechada- e deixe-as sobre uma tábua para crescer. Cubra com uma pano de prato e uma toalha. O calor abafado ajuda neste processos. As bolinhas irão dobrar de tamanho, ai podem ser assadas!

Molho de tomate fresco para Pizza

Corte os tomates em cubinhos bem pequenos e amasse-os com as mãos. ( se preferir coloque no liquidificador e dê apenas um ou dois “pulsar”). Misture azeite de oliva, sal  e orégano a gosto.

O molho será colocado assim, freco, sobre a pizza. Fica uma delícia!

O Forno

O forno a lenha para pizza tem dois segredos básicos. O primeiro deles é a temperatura, acenda o fogo quando começar a fazer a massa. Deixe esquentar e você irá perceber que o teto do forno fica preto de fuligem. Bem quando este teto estiver branco, ou seja, quanto a temperatura for tal que a fuligem se queimou e ficou branca, seu forno está pronto!

A segunda dica é que para gratinar as pizzas é preciso sempre manter fogo dentro do forno. Assim, sobre as brasas que são empurradas para trás para dar lugar às pizzas, é preciso sempre jogar uma lenha para ter chamas lá dentro. Tenha também um pedaço de cano de cobre fininho, de 1cm de diâmetro e 1,2 m de comprimento. Este caninho ajuda a avivar as brasas e fazer fogo quando se coloca uma nova lenha.

Recheios

Use a sua criatividade e faça potinhos com os ingredientes, além de queijo muzzarela ralado grosso e outros queijos a gosto, tenha à mão temperos como mangericão, alecrim, verduras como brócolis, abobrinhas, cebola, tomate, cogumelos também ao um toque especial. Na foto acima o casal Curupira, Simone e Gardel com os lindos cogumelos que usamos nesta pizzada e o saco de futuros cogumelos, presente delicioso!

Fazendo as pizzas

Usando uma garrafa de vinho vazia como rolo, abra as pizzas sobre uma superfície lisa ( uma pedra, ou uma placa de piso). Para não grudar polvilhe farinha de trigo sobre esta área.

Para pré coser a massa pode-se fazer em o molho ou com o molho de tomate. Ambos ficam ótimos. Na foto ao lado a pizza pré cozida com o molho sai do forno para receber os recheios.

Depois de pré coser a massa, espalhe o recheio de sua preferência. Salpique uma pitada de sal a gosto e um poquinho de azeite de oliva. Leve ao forno, sempre girando a pizza, pois o calor é MUITO e queimar a pizza é fácil.

Bom apetite! Celebre a vida e o alimento feito à mão!


Anúncios

12 comentários em “Pizzada – um bom momento de conviver e cuidar das pessoas

  1. Ah, e ainda lançaram as receitas e ‘modus fazendus’ completinhas!? Que barbada! hehehehe

    Beleza de evento!
    Parabéns!

    E valeu pelas receitas.
    🙂

  2. Lindo post, Suzana! Só vimos hoje, mas adoramos e vamos guardar a receita. Bjs

  3. Boa noite
    Estou simplesmente encantada com o que vi por aqui. É tudo que eu admiro e acredito. Parabens. Eu estou reformando uma pequena casinha e como moro num lugar bem rustico, numa Ilha maravilhosa chamada Floripa eu adoro ficar inventando e preservando a natureza. De forma que fazendo minhas buscas para fazer pisos eu encontrei uma postagem onde vcs falam em colocar oleo de linhaça com querose num piso queimado misturado com madeira. Eu gostaria de saber se esse oleo de linhaça é encontrado em lojas de tinta e ou artesanato. Outra pergunta é se eu posso faze o cimento queimado depois que o contrapiso já estiver pronto. Podem me orientar? Com carinho Heloisa Reis

    • Oi, Heloisa
      Bom, estamos bastante perto, pois São Pedro fica pertinho de Floripa. O óleo de linhaça é achado em lojas de materiais de construção, e em geral tem o óleo cozido e o óleo cru. Nós optamos pelo cru, por ser mais clarinho. Bom trabalho!

  4. Lindo seu blog.
    Parabéns vou aparecer mais vezes…

  5. Boa tarde,eu sou da silveira embalagens,vocês compraram umas bombonas comigo hoje ,eu fiquei curioso e pesquisei o blog de vcs,é muito belo e interessante o trabalho que vcs fazem, espero um dia poder visitalos abraço.

  6. QUEM PROCURA ACHA, E COMO SOU UMA PESSOA QUE PROCURA SOLUÇÕES TIPO “EU CONSIGO FAZER” ENCONTREI VOCES, E ACHEI O MAXIMO AS SOLUÇÕES. EM BREVE VOU FAZER O FORNO DE PIZZA E TAMBEM UM ECO-FOGÃO BASEADO NA RECEITA DO AQUECEDOR.
    OBRIGADO E CONTINEM POSTANDO ESTAS MARAVILHAS.

  7. Pizza não tem recheio, mas sim, cobertura. Calzzone tem recheio.

  8. Gostaria de que me enviassem como fazer o forno meu marido aprendeu a se virar p construir as coisas em casa e sem contar q adora pizzas e pães.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: