Caixa acústica de bambu para I Phone

A internet é uma grande ferramenta de comunicação e aprendizado. Há umas semanas vi no Facebook uma caixa acústica de bambu para I Phone, invenção do engenheiro Anatoliy Omelchenko. Não temos  I Phone ou nada parecido, mas a simplicidade da ideia e a possibilidade de mostrar como é possível fazer algo simples, ecológico e funcional nos encantou. Assim, pensei que isto poderia ser uma atividade para se fazer com as crianças ou mesmo adultos em alguma oficina, mas em primeiro lugar é preciso fazer uma vez pois nem sempre o  que parece simples é simples de se fazer. Abaixo a foto que nos animou a fazer!

Como tínhamos apenas a foto do projeto, usamos as proporções contidas nas imagens e pegamos as medidas do I Phone  e mãos à obra!

Passo um: cortar o bambu com um nó no meio. Nesta primeira peça usamos o bambu comum (bambusa vulgaris) colhido numa lua minguante, de um mês sem “R”, ( maio a agosto) este é o único tratamento que usamos para o bambu. Pensamos que na próxima peça podemos usar o Philostaquis, que permite lustrar com a resina do próprio bambu. O comprimento da peça total foi de 36cm, ou seja, 18cm para cada lado do nó e o diâmetro  de  5cm.

Passo dois: serrar as pontas a 45 graus. Para isto usamos a ferramenta que fixa o bambu e mantém a serra a 45º. Cortados os dois lados, passamos uma lixa para tirar qualquer fiapo e manter a peça inteira.

Passo três: riscar o corte da fenda para encaixe do aparelho. Este corte foi de 6cm de comprimento por 1cm de largura. O corte será exatamente sobre o nó do bambu, ou seja, 3cm para cada lado do nó.

Passo quatro: um a furadeira com uma broca de 0,5cm fazer os furos sobre a linha , mas tomando o cuidado de no nó, levar este corte a apenas uma profundidade de 1cm, pois a manutenção da integridade interna do nó é importante já que irá separar o som, mantendo-o estereofônico e será também o apoio ao I Phone.

Passo cinco: com um estilete ir cortando o bambu, entre os furinhos e dando a forma do corte onde se encaixará o aparelho. Lembre-se de manter a membrana interna do nó inteira, pois o aparelho deve entrar apenas 2cm e ficará apoiado exatamente sobre esta membrana.

Passo seis: corte feito, passar uma lixa, deixando tudo bem lisinho, dando o acabamento.

Passo sete: para a base, o I bambu original faz um corte longitudinal na peça, nós imaginamos que uma base mais alta, de outro bambu ficaria  mais legal. Assim, pegamos uma peça de  10cm de comprimento, com um nó de bambu giganteus e usando a serra copo de 5cm de diâmetro fizemos dois cortes que serviram de berço para a peça. Depois de serrar, novamente uma lixa, dando o acabamento.

Passo oito: Dois pontos de cola quente fixaram as peças.

Pronto! A mágica maior foi colocar o I phone e ouvir como o som enchia a sala toda! Fizemos este pequeno vídeo, para ilustra o momento!

Anúncios

9 comentários sobre “Caixa acústica de bambu para I Phone

    • Lula
      O I Pod tem uma saída de som e a outra para os auriculares. Já o IPhone tem duas saídas de som embaixo. Estivemos testando em outros aparelhos com uma saída e funcionou, mas só saia som de um lado- do lado que tem o microfone, lógico!

  1. E também há de se ver a “qualidade” do arquivo de som executado. Muitos são mal-gravados ou mal-convertidos, aí ou não divide ou fica muito mal repartido na hora da saída.

    De qualquer forma, provavelmente de fosse retirada a divisão interna do bambu tabém daria uma apliada legal.

  2. Você utilizou o Bambu Vulgaris Vitatta (Imperial, brasileiro) ou o verde? Não fez nenhum tratamento? Quanto tempo durou a peça?

    • Carlos
      Usamos o bambusa vulgaris, e os cuidados de tratamento foram:
      – colher bambus maduros, com mais de 3 anos
      – colher o bambu nos meses de frio ( meses sem R) , na lua minguante, quando a lua não esteja no céu.
      – deixar secar à sombra.

      A Peça que usamos era um reto de outro trabalho, e este bambu já tinha mais de 3 anos de cortado. A Peça segue intacta.

  3. Boa noite. Eu gostaria d saber o nome desta ferramenta azul que o bambu esta apoiado para ser cortado .um abraço e obrigado
    .

    • Oi, Enelson
      A ferramenta é uma régua para corte em ângulo.
      Podes encontrá-la de madeira e plástico. Usa um serrote de costa para fazer cortes retos.
      Abraço.
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s