2 Comentários

Reativando a horta

No verão a horta sempre sofre muito com o calor, sol pleno, etc. Agora que o verão está chegando ao fim, é hora de reativar a horta, para a melhor época do ano para o cultivo de alimentos na Zona 1. Quando se fala em manutenção de uma horta, em geral, lembra-se de enxada, revolver terra, retirar plantinhas indesejáveis, etc. Mas na permacultura não é assim. Como entendemos a terra como a pele de um organismo vivo, a opção não é entrar com ferramentas, mas seguir dando mais e mais condições para que a vida no solo seja grande, cheia de minhocas, bichinhos,  ou seja construímos solos com palhada, esterco de animais e água.

Então nossa manutenção é uma rotina que passa por limpar os contornos da horta, tirando a grama que avança sobre a serragem, e também podar confreis e capim limão que fazem a borda dos nossos canteiros.

Depois é hora de juntar palhada.  Como no verão as gramíneas dos caminhos crescem muito, e é preciso roçar sempre, basta juntar toda esta biomassa que temos, trazendo assim um grande elemento para o canteiro. Depois desta roçada, juntamos a palhada, pegamos um tanto de esterco de vaca no vizinho e também esterco de galinha curtido.  Ai basta fazer como uma torta fria, uma camada de cada coisa:

palha

esterco de vaca

palha

esterco de galinha curtido

mais uma grande camada de palha.

Demos a forma que pode ser vista na foto acima, fazendo novamente as bordas e caminhos, então reaparece um grande canteiro de uns 40cm de altura. Molhamos e deixamos descansar uma semana para que o esterco “curtisse” bem e não queimasse as plantas. Por que esterco? Esterco traz fósforo e outros minerais necessários ao desenvolvimento das plantas.

Uma semana depois, com a ajuda do Martin, lá da BioWit, plantamos as mudas da horta. A terra usada foi retirada de dentro da floresta, para trazermos um grande número de elementos que tem no solo da floresta, isto foi misturado com húmus de minhoca e esterco de galinha de produtores orgânicos na proporção de 2 de terra, 1 de húmus e 1/2 de esterco curtido. E a cor, cheiro, textura desta desta mistura é linda, como mostra a foto acima. Para plantar basta abrir um espaço na palhada, colocar ali a terra e depois as mudas.

Depois foi só plantar!  Lembramos que na permacultura cada elemento cumpre várias funções. Esta estrutura de palha e esterco: alimenta o solo e protege-o do impacto do sol e da chuva, alimenta o solo, mantém a umidade para as plantinhas e ainda faz com que as plantas tenham menos competição de espécies indesejáveis ( inços) . Além de linda, aguardamos as deliciosas verduras que vem dali!

Neste dia, também recebemos uma grata vista em Yvy Porã: do prefeito de São pedro de Alcântara, Ernei, acompanhado do Seu Tito , vereador,  e também do Maurício, secretário de agricultura, para conhecer a Casa da Montanha,  conversar sobre o que é a permacultura, o que fazemos ali e também sobre o PDC da semana Santa. Estas aproximações com a comunidade local sempre são boas,  irmos conhecendo cada vez mais a nossa comunidade e também sermos conhecidos para podermos ajudar a construir a sustentabilidade.

Anúncios

2 comentários em “Reativando a horta

  1. Que legal, estou começando a transformar minha casa, com algumas ações sustentáveis, trabalho em duas escolas, lá cuido de hortas, gostaria muito de implementar a permacultura no ambiente escolar, não tenho condições de ir aí fazer o curso, será que poderia ser pela internet?Aguardo resposta.
    Sandra Souza.
    Abraços verdes, floridos e perfumados!!!!!!!!!

    • Sandra
      Que legal que trabalhas em escolas, agora no feriado de Corpus Cristie (junho) teremos um curso sobre permacultura no ambiente escolar, lá em Yvy… Estou enviando o mail de divulgação para ti…
      Um abraço
      Suzana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: