Primeiro PDC na Casa da Montanha

A casa da Montanha é um espaço individual num projeto coletivo, chamado Yvy Porã. Neste projeto a ideia é de conviver com amigos, num espaço natural, acolhendo e mostrando as possibilidades de se viver de maneira distinta, baseado na ética e nos princípios da permacultura. Nesta estação de permacultura o espaço coletivo, chamado de Casa Mãe,  é uma construção de 1929, que vem sendo restaurada por nós há anos. Como trabalho coletivo, ela leva seus tempos e está em fins de obras. Esta casa, além de ser a casa dos integrantes de Yvy que ainda não construíram suas casas, também é para acolher visitantes, e desenvolver cursos e oficinas.

Assim, ainda que a restauração da Casa Mãe não esteja totalmente pronta, ela hoje já pode acolher um grupo para um curso, que não poderia ser outro se não um Curso de Design em Permacultura -PDC. O primeiro PDC de Yvy Porã será realizado na semana Santa, entre os dias 31 de março e 8 de abril de 2012.

Mas o que é um curso PDC? Acreditamos em CAPACITAR as pessoas para tornarem-se agentes e autores das mudanças para suas vidas e para o planeta. A filosofia que nos embasa é a PERMACULTURA, uma visão sistêmica que engloba ferramentas que vão desde a produção de alimentos, construções naturais, tratamento de efluentes, uso de energias limpas…  O Curso de Design em Permacultura, chamado no mundo todo pela sigla PDC, é uma profunda imersão em conceitos, filosofia e metodologia de design. Uma pessoa que sai deste curso, depois de 9 dia com possibilidades, leva muitas dúvidas, mas também muitas ideias… Leva ferramentas e sobretudo um olhar a vida, o mundo e a natureza como sendo parte de um sistema complexo.

Desde o início de 2011 trouxemos para o PDC um pouco da metodologia do trabalho com projetos de aprendizagem, que a Suzana trabalha na escola Autonomia há anos. Isto que resultou num curso mais dinâmico, com envolvimento surpreendente nos quatro grupos diferentes onde aplicamos esta proposta. Ressaltamos que isto não é um outro PDC, apenas uma metodologia diferenciada, que considera competências e uma postura ativa dos participantes.

Data

31 de março à 8 de abril de 2012- semana Santa.

Local

Estação de permacultura de Yvy Porã- São Pedro de Alcântara – SC

Carga horária

80 horas , incluindo a elaboração do design.

Certificação

Este PDC é certificado pelos permacultores Jorge Timmermann e Suzana Maringoni.

Preço

R$ 650,00 ( seiscentos e cinquenta reais)

Inclui alimentação e alojamento em barracas ou nos quartos da Casa mãe de Yvy Porã. Esta estrutura é de uma casa antiga,  em fins do processo de restauração, mas bastante simples.

Pagamento

30% na inscrição e o restante no início do curso. Este valor não será devolvido no caso de cancelamento da inscrição, podendo, no entanto, ser transferido a outra pessoa.

Inscrição

suzana@permacultura.org.br

Anúncios

Um comentário sobre “Primeiro PDC na Casa da Montanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s