Oficina: fechando a história da geodésica e começando o novo espaço

Quando planejamos a Casa da Montanha, sempre incluímos no design uma oficina do Jorge. Este seria um espaço para marcenaria, para construção de geradores, para engenhocas… Seria ao lado da casa, pequeno, mas que possibilitasse os voos e as invenções que a cabeça imaginasse. Bem, e assim foi, a primeira oficina foi um projeto ousado, quase uma obra de arte, onde se viveu uma história de parcerias, de estímulo aos amigos, de brincar.

Esta obra foi a geodésica, uma construção toda de bambu, preenchida com barro e palha. Fazer a geodésica foi um presente para todos que nela colocaram as ideias, em especial o Malaguti,  e aos amigos todos que colocaram mãos e o coração. Talvez mais do que uma obra, ela foi um lindo ícone de parceria, ousadia,  e cooperação.

Mas como todo projeto ousado e com materiais diferentes, com uma forma diferente, corremos riscos e tivemos alguns problemas. Como já postamos aqui, uma geodésica tem muitas complicações para ser uma obra exposta ao tempo, numa região onde chove muito. Assim, mesmo com as tentativas de fazê-la mais permanente, a geodésica não resistiu e chegou ao seu fim.

Analisar os problemas, saindo do impacto do momento é aprender com os erros, o que nos permite avanços.
Fazendo uma retrospectiva rápida sobre o fim desta etapa:
A construção da geodésica foi simples e mostrou as suas qualidades de estrutura autoportante e leve; o preenchimento com palha solocimento ficou leve, bom isolante térmico e consistente.
Já o tempo foi mostrando os pontos fracos do empreendimento e como análise final tiramos nossas conclusões:

1- O mais óbvio, alicerces nunca podem receber água aos montes.
E isto aconteceu por dois caminhos:
a) chuva na obra, por três meses, com o piso de chão e alicerces expostos.
b) a forma de uma geodésica, que é uma semiesfera, manda a água de chuva para os alicerces. Na construção tradicional se usam beirais e calçadas perimetrais para escoar a água de chuva longe dos alicerces. Nas construções geodésica deverá ser construído um beiral/calçada próximo do nível do solo para o mesmo efeito.

2- A “geodésica de base quadrada” de verdade é uma construção com base octogonal, com quatro lados maiores e quatro menores. Isto permite que ela se acomode numa base quadrada, em tanto que não se fechem os lados menores; ou numa octogonal mantendo assim a sua estabilidade. Mas para isto deve-se considerar um reforço na estrutura, que recebe a geodésica, para contra restar os esforços horizontais na base. Estes não existem ou estão minimizados na estrutura geodésica original redonda, onde o círculo máximo (ou equador) segura.

3- Cobertura de terra ainda  são um grande problema para regiões onde chove muito. Ou seja, telha de barro cozido ou palha são ainda as melhores soluções. Devemos pesquisar e praticar mais sobre a obtenção de soluções para a construção de coberturas de terra . Nas paredes já sabemos que podemos fazer mil coisas, mas o conselho de “bons calçados e chapéu de aba larga” para quem constrói com terra segue sendo fundamental!
4-  Soluções pequenas e lentas- um dos princípios da permacultura propostos por David Holmgren é necessário sempre.  Talvez construirmos várias amostras em muito pequena escala, 1,5 ou 2 m, e provarmos soluções hidráulicas antes de se fazer na escala grande .

Bem, depois de um belo trabalho, a oportunidade para uma faxina completa, jogando coisas fora, reoganizando as madeiras, etc o espaço ficou limpo, para podermos pensar no que fazer em seguida, afinal, o projeto da oficina não pode acabar…

Bem, depois do “luto”, limpamos o espaço, deixando o piso para ser uma garagem, com parte das paredes deixadas para proteção, e ao lado, mais perto do mato, passamos a construir o novo projeto da oficina.

Uma oficina de 3m x 4m, com estrutura de madeira e paredes de palha e barro. Pensamos, imaginamos e o Sketchup deu a forma do projeto. Novamente usando os materiais locais, como os pilares de eucalipto cortados para a casa da montanha, e para os alicerces os tijolos da parede da geodésica.

Assim, a vida segue! Mãos à obra que a nova oficina vem ai!

Anúncios

8 comentários sobre “Oficina: fechando a história da geodésica e começando o novo espaço

    • J. Cataclism
      Obrigada!
      Você sempre nos acompanhando e dando força!!!
      Sem dúvidas vai ficar linda e será muito usada para mais e mais projetos!

  1. Saudações !!!
    Queridos Jorge e Suzana,
    por aqui tambem fiquei de luto !!!
    Depois de acompanhar todo o processo e várias tentativas, é um pouco indigesto, ver esse engenhoso e ousado progeto ruir. Mas como vc bem explicou, serviu para experimentar. Acho imprescindivel a sua postura de “pagar pra vê”, isso sem dúvida nehuma é tambem uma função social, pois a partir do momento que vc explita todos os prós e os contras, todos apredendemos juntos.
    Um grande abraço, espero em breve dar um “treino” em sua oficina
    Paulo Campos

  2. Oi Jorge e Su,
    (In) felizmente isso ocorreu.
    Mas o bom de tudo é a capacidade que vocês tem de comunicar e socializar os feitos. Confesso que fiquei um pouco assustado quando vi a foto na primeira página do blog, até mesmo porque sinto um pouco da contribuição. Mas acredito que com certeza foi a atitude mais sábia que tiveram. E isso que acho bacana de vocês. As vezes é necessário dar uma passo pra trás para depois dar dois para frente. Quero poder dar contribuição nesse novo espaço que será construído também. Bom aprender todo o processo.
    Beijos em vocês

    • Tiago, sem dúvida você participou da geodésica, como tantos… E o que ela significou enquanto processo, vida compartilhada, seguirá sempre! “Cabeça erguida, jovem!”, como diria a professora de dança! E vamos nessa… A Nova oficina já está bem adiantada, aguardem a próxima postagem! Um beijo

  3. Olá Jorge e Suzana,

    Pessoas ousadas e empreendedoras podem tranquilamente fazer uma edificação simples, se assim quiserem, mas quero ver pessoas acomodadas e temerosas fazerem uma edificação ousada e inovadora …

    Vocês estão de Parabéns, pela edificação e pela revisão do projeto !!!

    Muita Saúde e Sucesso prá vocês !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s