9 Comentários

Cuidado das plantas

Plantas podem ficar doentes! Estamos numa região (sul do Brasil) onde a umidade é muita, o que traz algumas “pragas”. Nossa bergamoteira apresentou um fungo que deixava as folhas inicialmente enrugadas e depois com uma película preta.

Como tratar?

Num primeiro momento lavamos as folhas com água e sabão. Melhorou, mas não solucionou. A conselho do Curupira Gardel, fiz um chá forte com as folhas de confrei. O confrei faz a borda de muitos dos nossos canteiros, impedindo que insetos inoportunos venham e que a grama invada a palhada, além de ser uma planta com muitas ações medicinais. Juntamente com o confrei usei um “super adubante” foliar: urina diluída 20 vezes em água –  sim, urina é um grande adubante foliar, e diluída é realmente espacial para as plantas.

Esta super mistura foi borrifada com um regador em toda a planta. Esta operação foi feita há 8 meses e como resultado tivemos um rebrote saudável, com folhas saudáveis e até seus primeiros 3 frutos.

Agora, em alguns poucos galhos, novamente vemos algumas folhas dobradas, indicando a volta dos fungos. Fizemos novamente o chá de confrei e tratamos nossa bergamota esperando que o resultado seja novamente o esperado.

Enquanto isso, seguimos na nossa rotina, plantando a horta a cada semana, tomando sol, ouvindo os canários da terra no seu namoro de primavera!

Anúncios

9 comentários em “Cuidado das plantas

  1. Oi Su. No Ecoextrema usávamos óleo usado de cozinha filtrado com água, diluído 1/10 em água. Dilua e borrife. O óleo cria uma capa deslizante que não deixa o fungo aderir a folha.

  2. Bom dia Amigos.
    Admiro muito estas suas vivências. Muito bom saber notícias do “nosso” amigo Jorge. Talvez posso auxiliar aí com o caso da bergamoteira (e, também com outros citros)!
    Este fungo que se instalou na bergamoteira (se chama fumagina), normalmente indica que a planta está em local pouco arejado (ou com copa muito adensada), muito húmido e com presença de cochonilha.
    A cochonilha geralmente fica nas partes novas da planta (brotações e inflorescências). É pequenininha, mas suga a seiva da planta e elimina uma “urina” adocicada, que alimenta o fungo.
    Pode-se aumentar o arejamento e insolação geral do pomar, fazer uma poda de abertura de copa nas plantas acometidas e, além do que corretamente vocês já usaram, pulverizar os ramos jovens das plantas com óleo mineral ou com o óleo de Nim.
    Vale ressaltar que, segundo muitos técnicos e literaturas, a fumagina causa poucos danos aos vegetais quando não cobre uma porção muito grande da área de folhas da planta.
    E pelo que vi, vocês já dominaram a situação!
    Um abração.

  3. Tenho uma chacara em sao bernardo do campo a 3 anos, já havia pes de limão e pitanga, mais as folhas são feias e nunca deram fruto.Não intendo nada de plantação se puderem me ajudar agradeço.

  4. Olá, parabéns pelas iniciativas e todo trabalho de vcs. Gostaria de receber informações de como montar uma horta orgânica, quais os cuidados, manutenção e possíveis plantas utilizadas como fertilizantes. Qual o profissional que devemos chamar para avaliar o solo? Um agrônomo? Obrigada desde já.

  5. Boa Noite Pessoal.
    Olha Nazira, são muitas as informações das quais vc necessita.
    Mande-me um e-mail, que tentarei ajudar-lhe (claudiolivramento@yahoo.com.br).
    Quanto a avaliar o solo, procure um Técnico Agrícola ou Agrônomo do Serviço Oficial de Assistência Técnica da sua cidade e peça para fazer uma análise de solo.
    Aqui na minha cidade a gente tem apoio do EMATER. Eles mandam a amostra de solo para o laboratório e depois interpretam pra gente saber como está a situação do mesmo. Aqui, isso custa cerca de R$25,00 por amostra . . .
    Espero ter ajudado!

    • Nazira
      Outro caminho é entender o solo como organismos vivo… Um bom solo para as plantas dee ter em partes iguais areia, argila e matéria orgânica.
      Então, alimentar o solo, com humus de minhoca, folhas mortas, etc é imitar a fecundidade de uma floresta. Se as plantas estão meio fraquinhas, esterco animal curtido sempre ajuda!
      Seguindo um dos princípios da Permacultura: observe e interaja! Quem melhor vai conhecer seu solo é você… leia sobre adubação verde, plante leguminosas, “plante” minhocas… E siga!

  6. olá tudo bem! Amo o trabalho de vcs em todos os sentidos gostaria de saber se um curso de introdução a permeacultura vai me capacitar há ser uma permeacultora,vou fazer um curso online.será que dá para eu aprender alguma coisa?

    • Sandra
      Obrigada pelas palavras carinhosas!
      Olha, sempre sugerimos que as pessoas façam um PDC, ou seja, um curso completo e que se converse com quem já fez o curso sobre o que achou. Insistimos que se conheça QUEM é o permacultor que dá o curso… Um curso de introdução e on line??? Não conheço não… Nunca ouvi falar e depois do seu comentário fui até ver… Sugiro que leias os princípios do David Holmgren, disponíveis gratuitamente na internet, que navegue por sites, como o Curupira, Sete Lombas, Biowit, etc, para ir se aproximando da permacultura. Quando for a hora, e que depois busque fazer um curso, com algum permacultor sério, com prática, etc. seguimos em contato…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: