Iluminação de LED

A Casa da Montanha faz parte do projeto coletivo de Yvy Porã, onde somos 4 famílias por enquanto, para viver num espaço com base nos princípios da permacultura. Cada família tem seu espaço individual e outro coletivo. Nos espaços individuais a proposta é de que cada família busque a autonomia na construção da casa, na produção de alimentos e também na questão de energia ao longo do tempo.

Na nossa casa estamos procurando diminuir o consumo elétrico que hoje se restringe a geladeira, bomba para elevar a água da cisterna para a caixa de água e luz, já que o chuveiro usa o sistema do rocket stove. Mas ainda não é o suficiente, queremos reduzir mais ainda. Assim, decidimos já há algum tempo, substituir as lâmpadas tradicionais ( não com as de mercúrio, pois estas são as menos ecológicas, já que usam mercúrio) por lâmpadas de LED. No Brasil esta tecnologia ainda é bastante precária e cara, mas num mundo globalizado isto tem soluções, na internet pode-se comprar lâmpadas de LED por preços mais acessíveis, e assim temos feito.

A luminária da pia da cozinha, a luz da sala e de vários pontos são de LED, mas o desafio de montar uma lâmpada seguia batendo forte, e Jorge decidiu comprar os LEDs para montar a luminária zenital do poste central da casa.

As luminárias  são montadas com as partes compradas (led e transformador) mais um dissipador de calor resgatado de sucatas de computador.

Com isso Jorge começou a construir as luminárias, usando como base um pedaço de bambu Dendrocalamus sp., cortado de forma a apoiar-se diretamente no poste central.

Depois de testadas, foi fixar as luminárias, cada um de dez wats, isto em LEDs quer dizer: na luminosidade conhecida das lâmpadas de filamento equivalem aproximadamente a lâmpadas de 80 wats, no entanto um consumo de apenas 10 wats.

Assim, com as 4 luminárias o consumo total é de 40 wats, substituiram as duas lâmpadas de 150 wats, ou seja, reduzimos os 300 wats para 40 wats.


A luminosidade é diferente, ficou mais suave e acolhedora. Na foto abaixo a instalação completa, sem os holofotes usados durante a obra e nem os fios pendurados!

Anúncios

6 comentários sobre “Iluminação de LED

  1. Parabéns por mais esse projeto. Confesso que não me preocupava com relação ao descarte dessas lâmpadas “econômicas”. Realmente é algo para se preocupar, ainda mais em regiões onde sequer tem coleta de lixo, e o lixo, muitas das vezes, é queimado e enterrado diretamente no solo.
    Poderiam informar qual led vocês usaram (e onde compraram)?

    Obrigado!

    • Oi, Victor
      Os leds que estamos usando são os de alto brilho de 1-10 e 20 Wats, podem ser de 12 Volts CC ou de 110-220 Volts CA com uma temperatura da cor de 2800/3200 ºK.
      No começo comprei as lâmpada prontas (as de vários leds de 1W, com 3-4-5-6 e 7 leds). Ultimamente estou armando as luminárias maiores com leds de 10 W e 20 W. Para isso compro a unidade de led mais o transformador 110/220.
      Se pesquisas na internet encontraras muitas referências no Brasil e no mundo todo.
      Abraço
      Jorge

  2. Olá moradores da casa da montanha. Conheci o blog na minha saga por materiais para fazer a janela no estilo da de vocês, vulgo janela mexicana.
    Estou em um busca dificil de encontrar. Gostaria de saber se podem por favor me informar o material que vocês utilizaram, qual o preço médio que ficou.
    Vou iniciar a construção do meu lar, uma casa de solocimento e quero esse tipo de janela. E as portas também. Moro no Goiás. Não querendo pedir demais se tiverem uma explicativo da janela e puderem me indicar serei a pessoa mais grata. Espero que me respondam um grande abraço.!
    aline.no@hotmail.com

    • Aline
      Nossas janelas nós mesmos fizemos, assim, o preço foi apenas o das madeiras, cavilhas, e tempo de trabalho. Usamos uma madeira certificada, comprada de áreas de alagamento por novos hidrelétricas.
      Na nossa planilha de custos, postada em :

      Bom trabalho!

  3. Maravilha de projeto. Parabéns!
    Já brinquei com Leds para substituir as lâmpadas convencionais, mas como tenho conhecimento básico de eletrônica não consegui ir muito além do que um circuito simples utilizando leds 5mm alto brilho 3V, diodos e resistores. Como explicado neste artigo:http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/65-artigos-e-projetos-para-iniciantes/622-como-usar-leds-em-110-v-e-220-v.html

    É possível compartilhar as especificações dos componentes utilizados no seu circuito de Leds? Agradeço!

    • Oi, Iberê
      O material utilizado foi de Led’s de alto poder. Os dados técnicos deste são os seguintes:
      Power Led 1W, branco quente.
      Temperatura da cor 2.700-3.300 ºK.
      Tensão do drive, 3,2 e 3,8 Vol.
      Corrente máxima de 0,350A
      Abraço
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s