129 Comentários

Cuidando do piso de cimento queimado

Desde que fizemos nosso piso de cimento queimado, há 2 anos, a casa mudou muito… Nestes dois anos, devagarinho, ela deixou de ser uma oficina onde dormíamos, para  ir se transformando na casa onde ainda fazemos alguns detalhes, como janelas de vidro e mosquiteiros.

Neste tempo todos, empurramos para depois o tratamento do nosso belo piso, talvez esperando que parássemos de sujar a casa, ou depois com uma certa preguiça de mover tudo o que já temos dentro dela. Neste tempo também apostamos que a serragem dos trabalhos com madeira ajudariam a limpar o chão, e que as madeiras se assentassem bem.

Assim, dois anos depois, encaramos o início do tratamento do nosso piso. Seguimos sempre com a ideia de impregnação e não impermeabilização. E neste dia, Hilse, mãe do Diego, nosso ajudante de todos os sábados, veio nos dar uma mão. Na foto abaixo o início do trabalho, com o piso antes e já mostrando sua nova a medida em que íamos passando o tratamento.

O primeiro passo foi retirar todas as coisas mais leves e móveis pequenos de dentro da casa e dar uma boa varrida. Em seguida fizemos uma mistura de óleo de linhaça cru e querosene, meio a meio que foi passada com uma bruxa pelo piso todos. Esta é a mesma mistura que usamos no tratamento do cord wood, que aproveitamos para repassar novamente na parte interna da casa como mostra a foto do Jorge.

A madeira instantaneamente mudou de cor, absorvendo todo o líquido. Já o cimento queimado foi absorvendo bem devagar. A cada tanto passávamos a bruxa, espalhando bem e tomando MUITO cuidado para não cair, pois um piso liso e com óleo em cima é cenário certo para uma video-cassetada…

Nossa hipótese era de que o piso chuparia rapidamente todo o líquido, pois usamos como parâmetro as lajotas de cerâmica queimada. Mas não foi assim, ele demorou mais, e nos colocamos os móveis de volta apenas no fim da tarde- ou seja, levou mais ou menos 4h para secar. O resultado foi muito bom: o cimento queimado retomou sua cor original e ficou super acetinado, as madeiras ressaltaram e ganharam vida.

Depois de 2 semanas o que vemos é que junta muito menos pó e segue lindo. Pensamos em daqui a uns dias passar talvez cera liquida diluída com querosene para dar um maior brilho, mas esta será outra postagem. Aguardem!

129 comentários em “Cuidando do piso de cimento queimado

  1. Olha só a vida nova que ganhou o chão! Serviço bem feito. É aquela coisa: dá preguiça de começar; Mas, quando começa a aparecer a diferença… VAI!
    😀

  2. É o piso mais lindo que já vi na internet, quem sabe na vida. Fico impressionada como a filosofia pode ser linda também fora das nossas mentes.
    Parabéns por tanta dedicação e por mostrar para quem quiser ver, que a vida é exatamente o que fazemos com o nosso dia a dia.

    Beijo imenso a vocês!

  3. temos um sitio a 12 anos e cada quarto sala e cozinha e feito de cimento queimado com detalhes diferente vale ver o seu me lembrou aqui de imediato solucao de bom gosto e custo baixo a varanda os detalhes foram feitos com folhas de inhame com auxilio de um prego ideia da cearence ana vidal.
    abracos marinalva

  4. quero saber como se faz pra ter essa parede de tijolo a vista linda????se puder me respondam…………..

  5. eu quero fazer esse piso na cozinha do meu sitio ,mas não acho a junta de dilatação, até na net esta dificil ,pois estou em lagoinha sp

  6. Show de bola este piso! É um dos mais lindos que já vi. Na minha casa, fiz as varandas com cimento queimado, algumas cerâmicas ao centro contrastando, to na terceira demão de cera. Já afinou mas ainda não deu o brilho que eu esperava.

  7. Amei, é minha paixaõ, fiz na casa toda de praia, na cozinha joguei um tapete no centro de azulejo hidraulico, só que qualquer pingo de óleo não sai, de-me uma dica, quero dar um brilho pois esta muito aspero.

    • Lena
      A dica para isto é a estratégia de impregnar todo ele com óleo. Assim passamos uma mistura de óleo de linhaça com querosene, 50% cada no piso usando uma bruxa. Ele vai ficar todo impregnado, assim, o que cai por cima não mancha. Cuidado quando estiver passando esta mistura, pois fica bem escorregadio. Depois de secar, se você quiser, passe uma enceradeira. Espero que dê o resultado que você espera! Aqui, esta foi a nossa opção e tem funcionado. Repita a operação mais ou menos uma vez a cada 2 meses, ou quando achar necessário.

  8. Boa arde
    Vcs poderiam me orientar?Estou seguindo a dica de vovces para fazer uma sala co madeira e cimento queimado. O meu problema está em entender qual é o óleo de linhaça utilizado. Encontrei o oelo de linhaça na loja de tinta e o mesmo é preto parecendo um betume e nao é oleoso conforme vcs explicam. Depois encontrei oleo de linhaça em loja de artersanato. Ate oleo de linhaça de cozinha eu encontrei. Onde encontro esse tipo de oleo. Att Heloisa Reis heloisaxaud@hotmail.com

    • Heloisa
      O óleo de linhaça é o comprado em lojas de materias de construção mas tem dois: o crú e o cozido. Nós usamos o cru, que é como um melado, escuro. Dilua-o em 50% de querosene que ele fica bem legal… O óleo cozido sim é bem escuro…

      • olá! encontrei óleo de linhaça sintético, o que me pareceu suspeito… o óleo utilizado é mesmo natural de linhaça, não? saudações de paz e boa sorte – alex

  9. çera liquida com querosene,briha mesmo um piso de çimento queimado.o chao nao fica oleoso?

  10. Adorei o seu piso, mas acredito que só ficou lindo assim porque foi bem executado.
    Vc tem como me arrumar o contato desta mão de obra?

  11. Adorei e vou fazer no meu ap, todo ele e o wc tambem!!

  12. acabei de fazer meu piso queimado, posso passar logo esta mistura?

  13. Pessoal, onde moro não encontro óleo de linhaça de jeito nenhum. Como posso substituí-lo na mistura com a querosene?

    • Oi, Juliana
      Em geral óleo de linhaça se encontra em lojas de materiais de construção. O cozido é mais comum do que o cru. Caso não encontre mesmo, podes substituí-lo por qualquer óleo de origem vegetal.
      Um abraço

      • Gente obrigada pelo feedback! aplicamos hoje a tarde mais ou menos 1,8l da mistura num quarto de 10m2. será que dá? o visual já ficou bonito, mas não sei se é suficiente para alcançar a durabilidade mencionada… Mais uma vez obrigada!

  14. acabei de fazer o cimento queimado com cola para nao trincar. Só acho oleo de linhaça sintetico, que que eu faço ?

    • Herbert
      Olha, sugerimos usar a cera em pasta para piso (a de carnaúba, leia o rótulo, certo?). Não sei se a cola irá resolver seu problema de trincas, pois o que faz o cimento trincar é a contração do cimento, com frio, calor, dilatação, etc… A solução é fazer pequenas áreas, com juntas de dilatação.
      Depois conta como funcionou!

  15. Boa noite, amei o cimento queimado q fizeram. O pedreiro esta fazendo todo o meu quintal, tenho uma duvida se puderem me ajudar ficarei grata.
    Depois que ele terminar de queimar o cimento, o que eu passo por cima? Seria alguma resina, verniz? O que da o brilho no chao? Por favor, estou com medo de fazer errado.
    Se puderem me enviar por email o procedimento eu agradeco.

    • Oi, Francis
      Nós usamos uma mistura de querosene e óleo de linhaça (50%) para a primeira saturação do piso.
      Logo a manutenção é com cera de pisos, preferentemente líquida e só de carnaúba, sem aditivos.
      Abraço.
      Jorge

  16. Olá pessoal !! td bem?
    Fiz um piso de cimento queimado tbem…porem deixei a cor do cimento natural mesmo..estou em dúvida pois soh encontrei oleo de linhaça cozido e não acho o cru…Se eu passar o cozido será que vai escureçer muito meu piso?
    abraço!!!

    • Oi, Eduardo
      Vai escurecer um pouco, como ele vai diluído 50% com querosene é pouca coisa.
      Se queres o crú é só pedir na loja, é o mesmo provedor do cozido.
      Abraço.
      Jorge

  17. Olá Jorge td bem… lindo seu cimento, fiz na minha casa no campo inteira tbm… ficou lindo, hj ele está do mesmo jeito que se encontrava-se o seu no principio.
    Não estou achando o oleo de linhaça cru, Saberia dizer qual a marca q tu usa? pra eu poder tentar encontar? ou tentar substitui-lo? e me diz depois desse tempo todo… o seu piso continua bonito com essa mistura? abraços

    • Oi, Karla
      O óleo crú que nós usamos é o Sudebras, compramos na loja de material de construção; também é usado para substituir o óleo de mamona na pulverização de chassis.
      Vamos fazendo uma manutenção com cera para pisos de carnaúba e fica bem bom.
      Sempre é bom diluí-lo para que penetre, senão ele fica por cima e muito grudento.
      Abraço.
      Jorge

      • Jorge obrigada pela resposta, mas tá diicil viu ….kkk o oleo de linhaça é sintetico e o oleo de mamona tbm… já viu alguem usar o oleo de linhaça sintetico? grata

  18. Jorge…já procurei em todos lugares e não encontrei… só achei da marca Linhal oleo de linhaça sintetico, vc já usou, oque vc acha, eles dizem que vem pronto pra uso…mesmo assim colocaria o querosene? abraços

  19. Lindo o seu piso!!! As juntas de dilatação do meu cimento queimado são de lajota de cerâmica (fenix). Posso passar a mistura de óleo de linhaça cru e querosene nas lajotas? Obrigada.

  20. OI!!! eu adorei o piso e fiz na minha casa de campo. Agora é que vou fazer a limpeza com óleo de linhaça e querosene, como vcs indicaram e tenho certeza que vai ficar show. Gostaria de saber se fizeram a mistura da cera líquida com querosene. Se fizeram, como foi o resultado? qual a porcentagem de cada produto? vou seguir os rastros de vcs se me permitirem.
    Muito obrigada pelas valiosas dicas e aguardo o retorno
    Gleydy

  21. Oi Karla vc esta em São Paulo, eu achei com o pessoal da A&J 3101-3202 ( Aline) eles entregam a quantidade minima de 6 litros . aejcomercial@bol.com.br
    Abraço

    Ricardo

  22. olá pessoas, lindo o seu piso! parabéns
    aqui em casa pusemos o cimento queimado nos banheiros, mezanino, cozinha e varanda e nos banheiros está ficando muito manchado. O piso todo foi tratado com uma resina e temo que nos banheiros não tenha ficado tão bem passada essa resina…
    Será que posso passar essa mistura de cera com querosene no meu banheiro? ela vai deixar o piso muito escorregadio quando molhar? e antes de passar, vocês sabem como posso tirar as manchas de limo que estão se formando?
    agradeço, carmen

  23. Gostaria de saber se posso passar a cera liquida com um pouco de querosene no cimento, pois já passo cera todo final de semana em seguida dou brilho com enceradeira; será que não escorrega??????????????
    Bjs!!!!!!!!!!!!!!!
    Aguardo respostas.

  24. Olá, meu nome é Nélio, escolhi fazer em minha casa o piso queimado, fiz branco com salpicos de manchas verdes, ficou bonitão… na hora… eu deixei o comodo fechado para a cura mas, após a secagem total eu abri para arejar meus gatos passaram por lá (já estava completamente seco) com as patas molhadas e barreadas, manchou, e aí, tem solução? uma lixa fina talvez??
    OBS: o piso ainda não está envernizado.
    Desde já agradeço!!

    • Oi, Nélio
      Na verdade, quando tratamos o piso com óleo de linhaça, querosene e cera, o que fazemos é criar uma grande mancha parelha. Então o piso não chupa mais manchas de outro tipo.
      Eu te sugiro lavar o piso, pelo que entendi foi manchado com patas de barro, isso sai com um pano e água.
      Logo, quando seco, o tratas com óleo de linhaça e querosene 50%.
      Abraço. Jorge

  25. Ola… queria saber qual a quantidade total que voce usou pra saber quanto eu compro!

  26. Oi, vou fazer a minha casa com piso de cimento queimado, vc tem alguma dica pre feitil? Essa proteção é passada depois que o cimento esteja bem seco?

  27. Meu piso de cimento queimado apresenta trincas, posso cortar com marquita e preencher com cimento queimado pronto MSET para corrigir os defeitos? Não quero perder meu piso, mas ele não está legal, na verdade, não sei o que fazer, fiquei desiludida com a falta de profissionalismo do executor. Agradeço as sugestões.

    • Marlene
      Olha, um cimento queimado mal feito é muito difícil de arrumar, por ser um piso “feito no local e tudo de uma vez”! A solução é quebrar e fazer de novo ou colocar outro psio por cima… A sua solução pode dar algum resultado, experimente!

  28. Gostaria de saber qual a medida usada quanto de óleo de linhaça para quanto de querosene? Grata

  29. Qual a proporção de querosene e óleo de linhaça cru que posso colocar?

  30. Jorge, muito obrigado! Vou fazer esse final de semana e depois te posto as fotos!

  31. Jorge, estou com dificuldades para encontrar o óleo de linhaça cru, encontro outros tipos de óleo de linhaça e nunca o cru…

    • Jorge bom dia, passei a mistura de óleo de linhaça com a querosene no piso queimado. Mas depois de 48 horas tem lugares em que o piso ainda está molhado. Tem alguma dica do que fazer?

      • Oi, Flávia
        Distribua o sobrante nas áreas que já absorveram a linhaça e logo seque com um pano os excedentes.
        A manutenção futura faça com cera de piso.
        Abraço.
        Jorge

  32. AMEI O AMBIENTE POR COMPLETO, ADORO ESSE ESTILO RÚSTICO, O CHÃO FICOU INCRÍVEL!!!

  33. Olá. Na reforma da loja pedimos para o empreiteiro fazer um piso de cimento queimado. Não foi aplicado ainda nenhum produto em cima. Achei que ficou manchado demais. Ele sugeriu aplicar cera de carnauba incolor para deixá-lo com um tom parecido ao de úmido, mais escuro, disfarçando as manchas, é só então aplicar a resina acrílica incolor. Estou medo da resina não “pegar” tão bem no piso depois da cera de carnauba. O que acha desse método?

  34. Olá. O que acha do método que me sugeriram de passar cera líquida incolor de carnauba antes de aplicar a resina acrílica incolor? A intenção é disfarçar o excesso de manchas, com o aspecto mais próximo de “úmido” que a cera deixaria. Porém tenho receio de que a cera atrapalhe a aplicação da resina acrílica depois, já que esta foi criada para ser aplicada diretamente sobre o piso. O que acha?

    • Daniel
      A opção pera cera de carnaúba é a opção por materiais renováveis e pelo conceito de IMPREGANAÇÃO. Com a resina o que tu fazes é IMPERMEABILIZAR. A outra vantagem é que cada vez que vais reaplicar não tens que lixar, basta limpar a passar por cima.

  35. passei a mistura de linhaça com querosene, mas continua com a mesma cara, parece que não passei nada, não pegou brilho , é assim mm? Só depois da cera é que fica brilhante? Já passei umas tres mãos da querosene e linhaça.

  36. Olá tenho uma area externa coberta de 70m2, mas o piso de cimento é do tipo usinado e polido, igual de chao de fabrica.. porem com o termino dz obra mais tarde, caiu cal, pisaram com pe sujo de barro, o que me sugerem para limpar.. e essa tecnica do oleo com querosene, funciona neste tipo de piso? Não vai ficar muito liso, pois a area aé coberta mas molhamos com frequencia.

    Obrigado!

    • Oi
      Não conheço o comportamento de esse piso. Imagino, que se é de cimento puro polido, ainda é poroso e absorve líquidos.
      Prove, num canto, numa pequena superfície, com uma diluição de limpador de obra (base de ácido clorídrico) para tirar as manchas e sujeiras de cal e terra.
      Cuidado para não danificar o piso. Logo podes tratar igual que o piso de cimento queimado.
      Abraço.
      Jorge

  37. Olá ! Achei maravilhoso seu trabalho! Estou fazendo o mesmo piso só que ao invés de madeira coloquei tijolos de demolição. preciso saber se fica muito liso, escorregadio.
    Tenho urgência em saber, meus pedreiros estão parados esperando uma decisão de que piso fazer.
    Abraço!
    Lurdinha

  38. Olá, estou fazendo também piso de cimento queimado em meu apto, mas tenho uma dúvida, o piso fica com a superfície irregular mesmo? é normal ele não ficar lisinho???

  39. quer dizer, agora me confundi rsrsrsrs.. digo não liso no sentido de escorregadio, mas de superfície plana, sem depressões, ele fica plano ou é normal ter depressões???

  40. Olá, fiz uma parede e acabamento das vigas com cimento queimado há +_ 2 meses mas ainda nao passei cera nem nada. Estou com medo de escurecer demais a parede, tem alguma sugestao?
    grata e parabéns pelo lindo piso e as ideias de sustentabilidade!

    • Fao, obrigada pelo comentário e pelo estímulo às publicações. Nestes dois meses teu cimento já secou e já está com a cor definitiva. Para ver se a cera escurecerá ou não, sugerimos passar em uma pequena área, escondida, ai podes ver se gosta ou não.

  41. Nossa estou há tres horas procurando informacoes sobre como dar brilho em cimento queimado. Estou euforica, pois, fiz todo mezanino de minha casa de veraneio em cimento queimado…Este blog foi o único que encontrei respostas…Não vejo a hora de amanhecer para ir atrás deste óleo de linhaca que parece ser o mais dificil de encontrar…Quero meu piso com muito brilho…Jorge obrigado pelas postagens.

  42. Olá boa tarde! amei seu piso quero fazer aqui na minha casa,ele tá ainda na cerâmica, posso da o cimento por cima, depois o brilho, não quero gasta muito, essa técnica e mais barato

    • Oi Tania
      Se não entendi errado queres fazer um cimento queimado sobre cerâmico?
      Acho que não é uma boa ideia.
      Sobre um contrapiso de 4 ou 5 cm ( de cimento 1:4) fazemos uns milímetros de cimento puro, mais o pigmento que quisermos, que se alisa com a colher de pedreiro ou desempenadeira… como mostram os vídeos.
      Grande abraço.
      Jorge

    • Olá bom dia…. Então adorei esse piso amarelo com a madeira. Piso queimado como faço ele branco ou amarelo…ou qualquer outra cor?posso revestir a parede com ele?
      ou posso pintar ele com tinta? Espero as resposta. Obrigada. Xero

      • Mercio no piso eu não pintaria nunca… Tinta com o atrito sai e fica feia. Na postagem explica como dar cor ( a que for) ao piso, fazendo a mistura do pigmento com o cimento na hora de queimar.

  43. Obrigado pelas ótimas informações. Você poderia informar a frequência de aplicação da cera de carnaúba diluída com querosene e qual a diluição? Parabéns pelo blog.

  44. Prezados, fiz minha casa com piso queimado achei massa a ideia da solução linhaça com querosene. o que me preocupa é o cheiro do querosene. como funciona esta parte o cheiro do querosene? sera que quando misturamos com o oleo de linhaça cru o cheiro some?

    • Oi, Gleidson
      Hoje estamos misturando com óleo diesel, é muito mais barato que o querosene.
      O cheiro destes hidrocarbonetos não desaparece com a mistura no óleo de linhaça.
      O que acontece é que logo de uns dias o cheiro suaviza e desaparece.
      Abraço.
      Jorge

  45. quero fazer na minha cozinha,châo tenho qe quebrar e na parede tenho que tirar o reboco e fazer outra vez? o piso tudo bem pois tenho que acerta-lo selou um pouco rsrsrs aterrei…….. mas a parede?e sempre bom colocar madeira ou piso pra evitar as tricas na dilatação?obrigada desde já.

    • Oi, Zirley
      Não da para entender bem o que queres ou deves fazer.
      Falas que o piso da casa “selou”, imagino que queres dizer que houve um afundamento das paredes e o piso ficou convexo?
      Se for isto, e a casa já está assentada, quer dizer que não vai afundar mais, podes fazer o piso novamente. Se não terás que começar pelos alicerces.
      Os rebocos terão que ser refeitos se estão rachados e soltos; senão não.
      No piso de cimento queimado colocamos madeira, ou algum material, que crie uma descontinuidade na superfície evitando que, havendo uma rachadura, esta se alastre.
      Outra função da madeira é criar unidades de trabalho pequenos, que facilitam o trabalho permitindo ter acesso a cada um sem pisar.
      Esperando ter sido de utilidade.
      Abraço.
      Jorge

  46. Depois de pronto e seco e lavado ainda fica muito escorregadio quando seco ou molhado/

  47. Adorei o acabamento do cimento queimado e vou faze-lo em meu restaurante. Para 60 m2. quanto preciso comprar de oleo de linhaça cru. Parabéns e obrigado.

  48. Bom dia Jorge já procurei por toda São Paulo e não encontro o óleo de linhaça cru. Na ultima empresa a AA Oleos Vegetais fui informado de que está dificil importar. Qual seria o substituto ideal, se eu não encontrar mesmo o oleo de linhaça cru.
    Obrigado. Abraço

  49. Olá,
    minha casa é quase toda de vermelhão e já tem mais de 20 anos. Dá muito trabalho manter e com o tempo acabou-se a cera em pasta vermelha. Hoje meu piso, além de manchas escuras, está todo esbranquiçado. Essa receita de vocês funciona com o piso vermelho?
    Obrigada,
    Sonia

    • Oi, Sonia
      Imagino que os esbranquiçado seja por desgaste do material que era vermelho.
      Eu passaria uma cera com pigmento vermelho… prova agregando, à cera pigmento vermelho, tipo pó xadres; ou um pigmento que dilua em gordura (liposolúvel).
      Faça sempre uma prova numa pequena superfície antes de tratar o piso todo.
      Abraço.
      Jorge

  50. Olá ! Adorei o piso de vcs ! E principalmente por achar informações sobre ele.. Minha casa toda é de cimento queimado.. mas foi passado uma espécie de resina que deu um pouco de brilho mas risca com qualquer coisa ..com salto de sapato , arrastar de cadeira, etc. queria passar essa mistura que vcs ensinaram mas precisa tirar os riscos antes.. tem alguma dica de como posso fazer ??
    Obrigada!
    Silvana

    • Oi, Silvana
      É por isso que nós usamos impregnação, tanto para piso como nas madeiras.
      Assim evitamos essas camadas que logo descascam ou riscam.
      Veja se tem algum tipo de solvente que te ajude a tirá-la.
      Senão, com o tempo será desgastada e podes usar a impregnação.
      Abraço.
      Jorge

  51. olá Jorge, estou pensando em lixar o meu piso – onde foi aplicada resina – e passar a cera com querosene, mas tenho uma dúvida: ele vai ficar muito escorregadio quando molhado?? pois o piso é nos banheiros, cozinha e varanda! grata, carmen

  52. Ola Jorge! Amei a sua postagem. A minha casa eh toda no piso queimado e eu estava procurando algo sobre como cuidar dele. So achei o seu blog e adorei. Minha duvida eh: eu ja passei uma camada de cera pastosa nele todo. Eu posso passar o oleo e querosene mesmo assim? Vai funcionar mesmo depois da cera pastosa? Obrigadao.

    • Oi, Raabe
      Vai chupar menos, seria bom pasar só querosene primeiro e ver quanto chupa, o piso já pode estar saturado.
      É isso que queremos que aconteça. Logo se for o caso, pasar o óleo de linhaça diluido.
      Abraço.
      Jorge

  53. Boa noite! Fiz o piso de cimento queimado no meu quarto e varanda, tem uns 20 dias, mas ele tá aspero e sem brilho. Já apliquei 3 de mãos de resina acrílica a base de água, m as não mudou quase nada. O que eu faço pra deixar o piso lisinho e com brilho tipo de foto?
    Obrigada!

  54. Em breve vou construir minha casa e suas vivências são exemplo pra mim. Gratidão por tudo. Bjs…..!!!!!!!

  55. Gostaria de saber quanto, mais ou menos, vai de óleo ?? tenho sala e quarto que vou passar .. dá uns 90 metros quadrados .. Obrigada!

  56. Tenho dúvidas de que forma se define a cor do cimento queimado. Qual a técnica para escolher a cor? Pretendemos fazer na casa toda.

    • Oi, Adriana, a cor é uma questão de estática e gosto pessoal. o Pó Xadrez tem várias tonalidades para que tu escolhas a cor que goste. Sugerimos apenas fazer algumas provas, para ver qual cor tu queres, já que a cor quando seca muda um tanto.

  57. Bom dia ..eu de novo ! passei a mistura de óleo com querosene no meu piso .. depois de seco ele não ficou com brilho.. devo passar de novo ? Obrigada novamente!

  58. Eu nao tenho esses prdutos mas posso usa aParafina e queroseni

  59. Olá amigo posso fazer isso na garagem.? Ficou lindo esse piso.

  60. Jorge, fiz o piso de cimento queimado com juntas de granito e detalhes de cerâmica no centro de cada quadrado. O piso é na área externa. Ele esta muito sem vida. Gostaria de passar o óleo de linhaça com querosene. Mas só encontro o óleo sintético. Ele substitui o óleo cru? Aqui em B.H não
    se encontra o cru.

    • Oi, Iracema
      Não conheço óleo de linhaça sintético. O que se oferece nas lojas de tintas ou de materiais de construção é óleo de linhaça cru ou cozido.
      Em outras épocas embebíamos os pisos cerâmicos com óleo diesel (é bem mais barato que querosene); faça uma prova e veja o resultado. Tendo os dois materiais pode misturar 50% de cada.
      Abraço

  61. Boa tarde, gostaria de saber sobre quantos litros de verniz usaria para um galpão de 200m² ?
    E qual a melhor opção para envernizar um piso de cimento queimado?

    Obrigada

  62. Boa noite… Fiz cimento queimado em área externa com ladrilho no meio há uma semana, está totalmente manchado, com manchas muito claras, estou ficando muito triste com o resultado(Fiz na cor do cimento mesmo) sei que ainda tem a cura do cimento, por isso ainda não passei nada. Quando molho o cimento ele fica mais escuro e com aspecto mais bonito, a mistura de linhaça e querosene vai escurecer um pouco, disfarçar as manchas?
    Me ajude 😦

    • Oi, Silvia
      Quando passes o óleo com querosene vai uniformizar e dar um brilho fosco.
      O cimento ao secar junta na superfície alguns sais que é o que você vê. isso desaparece.
      Logo mantenha o piso com cera para pisos como qualquer outro.
      Abraço.
      Jorge

  63. Olá Jorge, muito obrigada pela ajuda. Só mais uma informação como fiz o cimento há alguns dias, quando posso passar o óleo com querosene? Preciso passar alguma resina antes?

    • Oi, Silvia
      Em uns dias o piso fica bem seco, na superfície fica opaco e esbranquiçado.
      Só usa impregnação de óleo, nunca resinas nem produtos que façam película.
      Abraço.

  64. BOA TARDE AONDE COMPRA ESSA LINHACA CRU

  65. MEU PISO E NOVO POSSO USAR ESSA MISTURA

  66. bom dia nao entendi saturar piso para nao absorve manchas como a sim

  67. como fazer essa mistura e oleo diesel com essa cera carnuaba?

  68. Fiz minha garagem de cimento queimado. Ficou muito lindo, isso a 3 anos. Tínhamos uma camionete que falava óleo é isso foi manchando meu piso e ficou escuro e feio , pois o piso absorveu o óleo que caia. Posso seguir essas estruções do óleo de linhaça cru + querosene pra unifica-lo o tom?

    • Oi, Vera
      O óleo de linhaça vai ser absorvido pelo solo nos lugares que não estão saturados do óleo queimado da caminhonete.
      Para uniformiza-lo deverias misturar, também, óleo queimado na mistura nova.
      Faça provas para não escurecer demais o piso.
      Abraço.
      Jorge

  69. Ola. Estou fazendo piso de cimento queimado, minha dúvida é se fica muito liso. O seu ficou lindo.
    Obrigada.

Deixe um comentário

