Reserva de lenha- calor para a casa

Nossa casa se localiza numa região de floresta- são 11 hectares de antigas pastagens e 72 hectares de floresta, e quem já caminhou por uma floresta, sabe que madeiras, galhos são descartados pelas árvores o tempo todo, além de outras que fecham os seus ciclos, como vassouras, acácias, bracatingas. Neste contexto optamos que a energia para aquecer a água do chuveiro e para o fogão à lenha seria  a madeira. Na foto abaixo, a área para manejo de lenha e ao fundo as lenhas cortadas empilhadas contra a parede oeste- que é bem protegida de chuva.

Nossa reserva de madeiras atual nem precisamos entrar na floresta, bastou recolher e cortar os restos do manejo dos SAFs e também recolhemos madeiras que foram podadas pela CELESC para levar eletricidade para um vizinho. Assim, tivemos que organizar na casa o “cantinho da lenha”, onde cortar comodamente e em segurança, e armazená-la para secar, em local protegido da chuva.

No design previmos que o espaço para serviços gerais, lenha, ferramentas, etc ficariam na parte oeste da casa, entre oficina, cisterna e estacionamento dos carros. Nesta área colocamos um toco grande para rachar lenha, uma forquilha para facilitar o uso da moto-serra, como se pode ver na foto acima.

As madeiras já cortadas nos tamanhos adequados foram armazenadas na parte de baixo da caixa d’água, em caixotes de madeira, nas paredes oeste, sob o beiral e na parte de baixo do forno de pizza. Assim, temos sempre uma boa reserva de lenha seca. A cada dia, trazemos para dentro de casa o necessário, ao lado do rocket que aquece a água tem sempre uma caixa cheia, assim como no gavetão para lenha que fica embaixo do fogão à lenha. A lenha é cortada em pedaços pequenos, que permitem a combustão melhor e mais completa, além de ser cômodo para o manejo.

Anúncios

5 comentários sobre “Reserva de lenha- calor para a casa

  1. Olá Suzana,
    não sei se lembra de mim da Comunidade de Permacultura do Orkut. Mantenho também um blog sobre sustentabilidade que segue a Casa da Montanha. No mais, sou estudante de engenharia e gostaria de aproveitar minhas férias de verão para estagiar gratuitamente em uma ecovila ou comunidade que siga os preceitos permacultores. Se vocês tiverem interesse em me receber, seria uma alegria imensa.
    Abraços e obrigada desde já,

    • OI, CArol
      Bem, as férias sempre são momentos onde temos menor disponibilidade para receber pessoas, pois acabamos priorizando a família, claro… Mas podemos seguir em contato. Estaremos enviando um mail para ti em seguida.

  2. Muito prazer, meu nome eh Chris. Fiquei encantada com o blog e com a estacao de permacultura de voces! Meu marido e eu temos o mesmo sonho… Gostariamos de educar nossos filhos (que ainda nem vieram) perto da natureza, sabendo se integrar a ela. Mas nosso sonho ainda eh um brotinho de projeto. Se nao for incomodar, gostaria de manter contato pra aprendermos com voces! Um abraco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s