II PDC na Meruoca- CE

Uma ano depois, voltamos a Meruoca, para outro PDC, entre os dias 2 e 9 de julho. Na foto abaixo os primeiros trabalhos em grupo no curso, mediados pale Suzana.

Nosso objetivo em difundir mais e mais a permacultura é levar as pessoas a pensar e viver de maneira mais simples, com soluções possíveis. Outros desafio tem a ver com a metodologia do curso- trazer a pedagogia da aprendizagem significativa para o PDC… Na foto abaixo o forninho feito durante o curso.

Acreditamos que o PDC – curso padrão, de 72h no mínimo e curriculo prosto por Bill Mollison é uma boa ferramenta para isto. O curso é de imersão, são 9 dias intensos, com muita teoria e práticas mostrando o que se pode fazer, e principalmente “descristalizando” práticas muitas vezes criadas pela cultura urbana e que nos levam a pensar que isto é o “normal”… Sim, um PDC é uma aventura de questionar e sair da Normose em que vivemos.

Outro objetivo que temos é fortalecer grupos locais, para que sintan-se apoiados, e com ajuda, sempre que precisarem, e por isto voltamos à Meruoca: o grupo de permacultores de Sobral vem crescendo e se fortalecendo, não como ONG, ou uma empresa, mas como pessoas querendo viver a permacultura. Este grupos resolveu organizar o PDC autonomamente, isto é, sem projetos, ou apoios financeiros,  gestionaram inscrições, infra, e tudo o mais… Ainda assim, o PDC para 28 inscritos saiu bastante abaixo do que poderia, incluindo alimentação, passagens, etc.

Ao grupo que fez o curso, nosso carinho e apoio para tudo o que vier pela frente…

Para os queridos parceiros de Sobral, sigam confiando nas suas intuições, questionando  e apoiando-se no vínculo da ética e da amizade…

OBS- as fotos desta postagem são do Tibério Gadelha, que fez o II PDc da Meruoca

Anúncios

2 comentários sobre “II PDC na Meruoca- CE

  1. Saudações !!!!
    Suzana e Jorge, para mim foi muito honroso poder estar presente durante o curso.
    Venho a público, agradecer ao Thiago do Grupo de Permacultura de Sobral, por ter viabilizado esse encontro, pois como já havia dito, há anos que venho “na cola” de vocês.
    E salve ao Seu Francisco e a Zona 0 .
    Longa vinda
    Um grande abraço e um até breve,

    Paulo Campos e o “agito da galera”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s