Janelas epara o inverno outros detalhes

Estamos na região sul do Brasil, um começo de serra em Santa Catarina, assim, no inverno as temperaturas caem e caem… Faz frio! Na Casa da Montanha, até agora, haviam outras prioridades, como banho quente, os problemas da geodésica, etc.

Agora, finalmente,  chegamos aos detalhes finais da casa, como rebocos finos, chaminés para o fogão a lenha, luminárias na varanda para iluminar as noites de pizza, telas e vidros para as janelas… Na foto abaixo, Suzana terminando o reboco fino da parede sul.

Para as janelas, novamente entra em ação a plaina, as serras, furadeiras, lixadeiras. Jorge segue usando a madeira comprada há 2 anos, desdobra as tábuas para fazer os marcos, que acabam sendo três:  dois para os vidros e um para a tela mosquiteiro.

Na tela usamos o sombrite, que é esticado e fixado com grampos. Isto protegerá de mosquitos sempre a parte que fica aberta para a ventilação.

Um dos medos que tínhamos era o de perder a vista e a luz que deliciosamente entra na casa. Assim, decidimos que seriam apenas 2 vidros grandes em cada janela, nas respectivas molduras de madeira, e o funcionamento na tradicional forma de guilhotina. Os vidros são de 3mm, nem muito pesados, nem muito frágeis.

Como acabamento usamos os puxadores de bronze comprados numa feira de antiguidades ( R$9,00 o par). assim, nossa primeira janela, ao lado do fogão a lenha, instalado e funcionando! Verificamos nos primeiros dias de frio, que tanto o vidro, como o fogão funcionavam e a casa ficava quentinha: no exterior fazia 12ºC e dentro da casa tínhamos 20ºC… Bom, não é? E ainda nossa varanda com a luzes instaladas nos dá o maior orgulho!

Anúncios

4 comentários sobre “Janelas epara o inverno outros detalhes

  1. Eta friiiiu de arrepiar….Venho acompanhando o desenvolvimento da Casa da Montanha e engraçado que esse próximo final de semana estou programando para instalar o chaminé e as luzes da varanda e então entrei no site e vocês também estão nessa fase.Vou seguir as dicas que chegaram na hora certa.O vidro inteiro para aproveitar a luz é uma bela idéia que vou adotar aqui pra próxima janela.
    Abraço!

  2. Descobri esta página por acaso, ao procurar informações sobre como fazer uma parede de tijolos à vista e estou maravilhada!
    Pelo que li até agora vcs estão implementando o que pretendemos fazer meu marido e eu… evidentemente nosso projeto tem proporções mais modestas, mas tentamos elaborar um pequeno espaço auto sustentável, com material de reciclagem (como estes tijolos, as pias, as portas e as janelas entre outros…). Por enquanto o q tem sido feito com nossas mãos é bem modesto, mas nos enche de orgulho pois nossa casa tem nossa digital…
    Sei q seu projeto é muito mais do q isso, mas muita coisa nossa encontrei em suas páginas e foi muito gostoso ver q o q temos em mente é factível.
    Obrigada por colocar todas essas informações ao alcance de todos.
    Parabéns pelo que estão implementando e por dispertar a vontade de saber mais a respeito!!
    Ana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s